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Oceanografia

Código: GEOGR049     Sigla: OCEAN

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 57 GEOGR - Plano de Estudos 2 - 6 -
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Alberto Teixeira Gomes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,40
Trabalho de Campo: 0,60
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,40
António Alberto Teixeira Gomes 3,40
Trabalho de Campo Totais 1 0,60
António Alberto Teixeira Gomes 0,60

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC pretende-se que o estudante seja capaz de:
1. Demonstrar conhecimento científico de base sobre as propriedades, processos e dinâmicas que caraterizam os oceanos;
2. Identificar instituições e sítios que recolhem, armazenam e disponibilizam informações/dados meteorológicos e oceanográficos;
3. Recolher, tratar e interpretar dados meteorológicos e oceanográficos;
4. Aplicar metodologias eficazes na pesquisa de artigos científicos e na redação de resumos e mini-artigos científicos;
5. Demonstrar conhecimentos e competências que facilitem o desempenho profissional do geógrafo que pretenda seguir uma carreira em temas relacionados com o mar.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC confere uma formação geral e abrangente em Oceanografia, focando-se nos aspectos geomorfológicos/geológicos/físicos e químicos que os caracterizam os oceanos, assim como nos processos dinâmicos que neles ocorrem.
O recurso e consulta intensiva de dados oceanográficos/meteorológicos disponibilizados online (profundidade, ondulação, marés, temperatura, salinidade, vento, etc), pretende familiarizar os estudantes com esses dados e desenvolver a sua capacidade de interpretação e as competências relacionadas com o tratamento e exploração de dados estatísticos/SIG ligados aos oceanos.
Com o trabalho prático, incentiva-se os alunos a usar plataformas que disponibilizam literatura científica (Scopus, ISI, GScholar) e desenvolve-se a capacidade de redigir um mini-artigo sobre um tema de investigação científica oceânica, seguindo normas de publicações científicas.
Parte significativa dos conteúdos lecionados são concretizados durante a saída de campo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 Estrutura da Terra e Tetónica de Placas
2 Morfologia dos fundos oceânicos
3 As águas oceânicas
3.1 Propriedades físico-químicas
3.2 Variações das propriedades das águas oceânicas à superfície e em profundidade
4 Interação Atmosfera-Oceano
4.1 Circulação Atmosférica
4.2 Circulação Oceânica - correntes
5 Ondas e Marés
5.1 Dinâmica Costeira - correntes e sedimentos
6 A Margem Continental Portuguesa (MCP)
6.1 Morfologia e dinâmica sedimentar
6.2 Recursos da MCP

Bibliografia Obrigatória

EMEPC; Extensão da Plataforma Continental. , EMEPC /EPUL, 2013
EMEPC; ATLAS do Projeto de Extensão da Plataforma Continental, EMEPC, 2014 (http://www.emepc.pt/images/geral/ATLAS_24Abr2014_FINAL_leitura.pdf)
Garrison, T.; Fundamentos de Oceanografia, Cengage, 2010. ISBN: 9788522106776
Maglioca, A.; Glossário de Oceanografia, EDUSP, 1987
Pipkin, B.; Gorsline, D.; Casey, R.; Dunn, D.; Schllenberg, A.; Laboratory Exercises in Oceanography, W. H. Freeman, 2005. ISBN: 978-0-7167-3742-1 (http://www.macmillanhighered.com/catalog/static/whf/pipkin/)
Sverdrup, K.; Duxbury, A.; Fundamentals of Oceanography, McGraw-Hill Higher Education, 2006. ISBN: 9780073040813
Summerhayes, C.; Thorpe, S.; Oceanography. An ilustrated Guide, Jonh Wiley. ISBN: 978-0470235744
Trujillo, A.; Thurman, H.; Essentials of Oceanography, Pearson Prentice-Hall, 2010. ISBN: 978-0131447738

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As sessões de trabalho dividem-se em três tipos:
a) Sessões teóricas-práticas, nas quais se expõe os conteúdos teóricos, se dialoga com os alunos, aferindo a compreensão das matérias e se demonstra a forma de pesquisar, recolher e tratar dados meteorológicos/oceanográficos/SIG;
b) Sessões tutoriais destinadas a acompanhar a redação de um mini-artigo cientifíco e a esclarecer dúvidas quanto à pesquisa de literatura científica e ao tratamento de dados;
c) Uma saída de campo ao litoral do Porto e ao porto de Leixões ou EMEPC.

Os materiais apresentados e trabalhados nas aulas (powerpoints, links, mini-tutoriais, vídeos, tabelas) e toda a bibliografia é partilhada através da plataforma Moodle.
A avaliação é distribuida com exame final (50% para cada elemento):
a) um resumo alargado (mini-artigo) sobre um tema de investigação científica relativo aos oceanos (máximo de 6 páginas, layout pré-definido, grupo de 2 alunos);
b) um exame final individual sobre os conteúdos lecionados.

Software

ArCGis
Google Earth Pro

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da terra > Ciências marinhas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame (50%)+Trabalho prático (50%).

Provas e trabalhos especiais

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da FLUP.
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