Filosofia Contemporânea II
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
45 |
FILO - Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
4 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objectivo central da disciplina é mapear as tendências e movimentos da Filosofia Contemporânea nos séculos XX e XXI. A concretização do objectivo far-se-á pela concentração da análise em figuras e obras fundamentais, procurando compreender projectos filosóficos, posições e argumentação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes devem:
1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea do século XX (incluindo neste o início do século XXI).
2. Saber analisar textos da filosofia contemporânea, compreendendo as suas especificidades
3. Saber articular os conhecimentos desta UC com os adquiridos noutras UCs, nomeadamente em domínios como a lógica, a metafísica, a epistemologia, a ética e a estética.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução – O que significa ‘filosofia contemporânea’?PARTE I A primeira metade do século xx1. G. Frege e E. Husserl: a filosofia analítica e a fenomenologia nascentes. Pontos comuns.
1.1 A obra de Frege - um perfil.
1.2 A obra de Husserl - um perfil.
2. Os ‘discípulos’ de Frege e Husserl e a divergência: Wittgenstein e Heidegger.
2.1 Wittgenstein: o T
ractatus Logicus-Philosophicus e as
Investigações Filosóficas2.2 Heidegger:
Sein und Zeit (e outros escritos)
PARTE II A segunda metade do século XX - um retrato.3. Pensamento francês
3.1 A geração de J.P. Sartre e M. Merleau-Ponty
3.2 A geração de M. Foucault, J. Derrida e G. Deleuze
3.3 Alguns casos (relativamente) inenquadráveis: P. Ricoeur, E. Lévinas
4. Escola de Frankfurt (M. Horkheimer, T. Adorno, W. Benjamin e J. Habermas)
5. Filosofia da linguagem comum (J. L. Austin)
6. Mente e interpretação (W.V. Quine e D. Davidson)
7. Pragmatismo (o caso de R. Rorty)
PARTE III Aplicações: Ética e estética - rumos e orientações1. A. Badiou, J. Ranciére, S. Zizek, G. Agamben
2. Feminismo e género (em torno do caso de J. Butler)
3. Orientações wittgensteinianas: C. Diamond, J. McDowell, S. Cavell.
Obs.:A Parte I é o núcleo filosófico do Programa. A Parte II será leccionada de forma histórica, de forma a construir um quadro de referência panorâmico. Encoraja-se os estudantes a explorarem nos seus ensaios os temas e autores previstos nas Partes II e III do Programa.
Bibliografia Obrigatória
Austin, John L.;
How to do things with words. ISBN: 0-19-281205-X
Frege Gottlob 1848-1925;
Écrits logiques et philosophiques. ISBN: 2-02-002742-9
Heidegger, Martin, 1889-1976;
El^ser y el tiempo
Husserl, Edmund, 1859-1938;
Idées directrices pour une phénoménologie
Husserl Edmund 1859-1938;
Investigações lógicas. ISBN: 972-8531-34-6
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980;
L.être et le néant
Wittgenstein Ludwig 1889-1951;
Conferencia sobre etica. ISBN: 84-7509-525-9
Bibliografia Complementar
Sofia Miguens; Figuras e Movimentos - uma leitura da filosofia contemporânea
Wittgenstein Ludwig 1889-1951;
Uma^conferência sobre ética. ISBN: 978-989-26-0951-5
Austin, J.L.; Sense and sensibilia, Oxford University Press, 1962
Rorty Richard 1931-2007;
Consequências do pragmatismo. ISBN: 972-771-100-6
Habermas Jurgen 1929-;
O^discurso filosófico da modernidade. ISBN: 978-972-47-4152-9
Miguens, S & Cadilha, S (orgs); Frege e intérpretes de Frege, Colibri, 2013
Miguens, Tunhas, PInto & Cadilha (coords); Ser ou Não Ser Kantiano, Colibri, 2015
Wittgenstein Ludwig 1889-1951;
Philosophical investigations
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951;
Tratado lógico-filosófico
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, práticas, e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.
Palavras Chave
Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho escrito (apresentado oralmente em aula) 50% + O exame final 50%.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
As normas em vigor aplicam-se a ambas as componentes da avaliação (exame e ensaio).
Os estudantes podem fazer recurso ou melhoria a apenas uma das duas componentes. No caso de fazerem melhoria ou recurso apenas do ensaio este deve ser entregue no gabinete do docente, em data a acordar.
Observações
Língua de ensino: português.