Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > FILO012

Filosofia Contemporânea II

Código: FILO012     Sigla: FILC2

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FILO 45 FILO - Plano de Estudos 3 - 6 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens Travis Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens Travis 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens Travis 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo central da disciplina é mapear as tendências e movimentos da Filosofia Contemporânea nos séculos XX e XXI. A concretização do objectivo far-se-á pela concentração da análise em figuras e obras fundamentais, procurando compreender projectos filosóficos, posições e argumentação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes devem:
1. Mostrar ter adquirido uma formação de base em Filosofia Contemporânea do século XX (incluindo neste o início do século XXI). 
2. Saber analisar textos da filosofia contemporânea, compreendendo as suas especificidades 
3. Saber articular os conhecimentos desta UC com os adquiridos noutras UCs, nomeadamente em domínios como a lógica, a metafísica, a epistemologia, a ética e a estética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução – O que significa ‘filosofia contemporânea’?

PARTE I A primeira metade do século xx

1. G. Frege e E. Husserl: a filosofia analítica e a fenomenologia nascentes. Pontos comuns.
1.1 A obra de Frege - um perfil.
1.2 A obra de Husserl - um perfil.
2. Os ‘discípulos’ de Frege e Husserl e a divergência: Wittgenstein e Heidegger.
2.1 Wittgenstein: o Tractatus Logicus-Philosophicus e as Investigações Filosóficas
2.2 Heidegger: Sein und Zeit (e outros escritos)

PARTE II A segunda metade do século XX - um retrato.

3. Pensamento francês
  3.1 A geração de J.P. Sartre e M. Merleau-Ponty
  3.2 A geração de M. Foucault, J. Derrida e G. Deleuze
  3.3 Alguns casos (relativamente) inenquadráveis: P. Ricoeur, E. Lévinas
4. Escola de Frankfurt (M. Horkheimer, T. Adorno, W. Benjamin e J. Habermas)
5. Filosofia da linguagem comum (J. L. Austin)
6. Mente e interpretação (W.V. Quine e D. Davidson)
7. Pragmatismo (o caso de R. Rorty)


PARTE III Aplicações: Ética e estética - rumos e orientações

1. A. Badiou, J. Ranciére, S. Zizek, G. Agamben
2. Feminismo e género (em torno do caso de J. Butler)
3. Orientações wittgensteinianas: C. Diamond, J. McDowell, S. Cavell.

Obs.:A Parte I é o núcleo filosófico do Programa. A Parte II será leccionada de forma histórica, de forma a construir um quadro de referência panorâmico. Encoraja-se os estudantes a explorarem nos seus ensaios os temas e autores previstos nas Partes II e III do Programa.

Bibliografia Obrigatória

Austin, John L.; How to do things with words. ISBN: 0-19-281205-X
Frege Gottlob 1848-1925; Écrits logiques et philosophiques. ISBN: 2-02-002742-9
Heidegger, Martin, 1889-1976; El^ser y el tiempo
Husserl, Edmund, 1859-1938; Idées directrices pour une phénoménologie
Husserl Edmund 1859-1938; Investigações lógicas. ISBN: 972-8531-34-6
Merleau-Ponty, Maurice - Fenomenologia da percepção (1945), Gallimard, Paris, 1945.
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980; L.être et le néant
Wittgenstein Ludwig 1889-1951; Conferencia sobre etica. ISBN: 84-7509-525-9

Bibliografia Complementar

Sofia Miguens; Figuras e Movimentos - uma leitura da filosofia contemporânea
Wittgenstein Ludwig 1889-1951; Uma^conferência sobre ética. ISBN: 978-989-26-0951-5
Austin, J.L.; Sense and sensibilia, Oxford University Press, 1962
Rorty Richard 1931-2007; Consequências do pragmatismo. ISBN: 972-771-100-6
Habermas Jurgen 1929-; O^discurso filosófico da modernidade. ISBN: 978-972-47-4152-9
Miguens, S & Cadilha, S (orgs); Frege e intérpretes de Frege, Colibri, 2013
Miguens, Tunhas, PInto & Cadilha (coords); Ser ou Não Ser Kantiano, Colibri, 2015
Wittgenstein Ludwig 1889-1951; Philosophical investigations
Wittgenstein, Ludwig, 1889-1951; Tratado lógico-filosófico

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, práticas, e sessões tutoriais. Diálogo com os estudantes.

 

Palavras Chave

Humanidades > História > História da filosofia > Filosofia contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito (apresentado oralmente em aula) 50% + O exame final 50%.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

As normas em vigor aplicam-se a ambas as componentes da avaliação (exame e ensaio).
Os estudantes podem fazer recurso ou melhoria a apenas uma das duas componentes. No caso de fazerem melhoria ou recurso apenas do ensaio este deve ser entregue no gabinete do docente, em data a acordar.

Observações

Língua de ensino: português.
Recomendar Página Voltar ao Topo