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Práticas de Arqueologia Laboratorial

Código: ARQU059     Sigla: PARQLAB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 18 ARQU - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que os alunos:

- Se familiarizem com recursos laboratoriais que lhes permitam desenvolver e agilizar as atividades práticas inerentes à sua área profissional;

- Experimentem, desenvolvam criticamente e treinem métodos de trabalho que acautelem o equilíbrio ético entre a obtenção de informação a partir dos materiais e a preservação da sua integridade, não comprometendo intervenções ou estudos posteriores;

- Ao experimentar e treinar o desenvolvimento prático das tarefas elencadas no conteúdo programático, os estudantes fiquem mais aptos a desempenhar as suas funções profissionais, quer de forma autónoma quer, preferencialmente, em equipa de trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

No final, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

1. Enunciar recursos laboratoriais de importância relevante para a sua atividade profissional, descrevendo e explicando respetivas potencialidades e limitações.

2. Definir corretamente os conceitos de exame e de análise, esclarecendo quanto aos seus objetivos, princípios de funcionamento e resultados em proveito da atividade laboratorial aplicada às evidências materiais arqueológicas.

3. Selecionar e manipular/aplicar  corretamente utensílios e métodos de trabalho prático adequados às caraterísticas composicionais, tecnológicas e de estado de conservação dos materiais arqueológicos,  em função das necessidades de intervenção e reconhecendo os seus limites de atuação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. O contexto laboratorial ao serviço da prática da Arqueologia
1.1. Recursos; potencialidades e limitações

2. Identificação e caraterização de materiais
2.1. O exame à escala macro e microscópica
2.2. A análise não/invasiva e não/destrutiva

3. Registo
3.1. Suportes, objetivos, critérios e métodos
3.2. Qualidade e nível de informação

4. Intervenção nos materiais. Campos, métodos e limites de atuação
4.1. Limpeza. A qualidade da sujidade. Reconhecendo e preservando vestígios de valor
4.2. Seleção e agrupamento
4.3. Estabilização
4.4. Proteção

Bibliografia Obrigatória

BALME, J. & PATERSON, A. (eds.); Archaeology in practice. A student guide to archaeological analyses, Blackwell Publishing Ltd., 2006
BANNING, E. B.; The archaeologist's laboratory. The analysis of archaeological data, Kluwer Academic Publishers, 2002
Cronyn, J. M.; The elements of archaeological conservation. ISBN: 0-415-0120-7-4
Odegaard, Nancy; Material characterization tests for objects of art and archaeology. ISBN: 1-904982-09-3

Observações Bibliográficas

Durante o semestre, serão facultadas referências específicas relativas aos diferentes tópicos do programa e em apoio ao desenvolvimento das atividades e respetivos relatórios.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular funcionará em formato essencialmente de sessões práticas de laboratório e orientações tutoriais, desenvolvendo atividades que traduzam a realidade profissional da Arqueologia, com recurso a materiais arqueológicos e/ou de simulação. Dessas atividades, individuais e de grupo, os alunos terão de elaborar os respetivos relatórios.

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os alunos deverão garantir uma frequência de 75%, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Consideram-se e ponderam-se os seguintes elementos de avaliação: 

- Relatórios individuais de trabalho laboratorial (50%); 

- Trabalho laboratorial, de grupo (50%).

Provas e trabalhos especiais

Os alunos dispensados da frequência e que não a tenham obtido deverão: 

- Proceder, autonomamente, a atividades que explorem o programa da unidade curricular, após aprovação da docente, redigir respetivo relatório e discutir oralmente os elementos de avaliação apresentados, em tempo e local a definir pela docente até ao final do período letivo.

Em caso de impossibilidade, o desenvolvimento das atividades e respetivo relatório serão substituídos por um teste escrito e respetiva discussão oral, em tempo e local a definir pela docente até ao final do período letivo.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser feita relativamente à componente escrita: Relatórios (50%).

Observações

Todas as situações omissas serão consideradas e resolvidas pela docente, em respeito pelo regulamento da FLUP.
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