Arquiteturas da Pré-História Recente Europeia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arqueologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ARQU |
16 |
ARQU - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
52 |
162 |
3 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
-Reconhecer as diversas formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente europeia através dos vestígios materiais, com incidência particular nas arquiteturas.
- Questionar as classicas categorias de sítios, pondo em realce o tradicional pensamento dicotómico e funcionalista que lhes subjaz, e promovendo o pensamento crítico relativo à arqueologia da arquitetura.
- Desfamiliarizar os discursos sobre arquiteturas e perceber o alcance e os limites do uso de analogias comparativistas com a Etnografia e e Antropologia
- Dominar as técnicas e modos de configuração de sítios e arquiteturas singulares pelo conhecimento dos materiais usados e gestos técnicos que implicam
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que o discente domine tanto a terminologia como conceitos e principais problemáticas relativas às formas de organizar o espaço, e em particular no que diz respeito às arquitecturas, durante a Pré-história recente da Europa e da Península Ibérica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- O Quadro cronológico europeu da Pré-história recente (do VIIIº ao Iº mil. AC) como referencia cronológica sintética.
- Sobre o uso do comparativismo etnográfico e antropológico na reconstituição e definição das arquitecturas da Pré-história: possibilidades e limites
- Discussão de conceitos clássicos e estabelecimento de abordagens actualistas.
- Arquiteturas ditas primitivas
- A definição corrente de arquitectura (estática) em contraposição com a perspetiva de “modo de habitar” e de “fazer, de construir, habitando” (“Dwelling perspective” segundo Tim Ingold).
- O tempo (de fazer) incluído na arquitectura e os conceitos de “on going project”
- A construção e seus interventores. Questões relativas à arqueologia do género na arquitetura
- As plantas terminais e “compostas” dos sítios arqueológicos mais conhecidos na Pré-história recente versus suas plantas de pormenor e ainda as dos pormenores mais singulares
- Sobre a legitimidade do faseamento cronológico; biografia dos sítios
- Arquitecturas e suas funções
- Materiais de construção (madeira, terra, rochas, água, etc.). Modos de os transformar, de os combinar e de com eles construir
- Modos de configurar o espaço e suas múltiplas relações com o quadro organizativo- social, económico e genealógico- das comunidades
- Os acampamentos sazonais
- Povoados/sítios não circunscritos por estruturas delimitadoras
- Recintos murados e recintos de fossos
- Grutas e sua configuração arquitectónica interna
- A grande diversidade de monumentos megalíticos: dólmenes, mamoas, alinhamentos de menhires; cromeleques, ...
- Criação de narrativas acerca das arquiteturas. Possibilidades e limites.
Bibliografia Obrigatória
Ingold Tim;
The^perception of the environment. ISBN: 0-415-22831-X
Correia Mariana 340;
Terra. ISBN: 972-8479-44-1
Jorge Susana Oliveira 1953- 340;
Recintos murados da pré-história recente. ISBN: 972-9350-82-5
Jorge Vítor Oliveira 1948- 340;
Arquitectando espaços. ISBN: 972-9350-83-3
Vale Ana 1978- 340;
Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa)
Bibliografia Complementar
Oliveira Ernesto Veiga de 1910-1990;
Construções primitivas em Portugal
Leroi-Gourhan Andre;
L.homme et la matière
Leroi-Gourhan Andre;
Evolução e técnicas
Sanches Maria de Jesus;
O^Crasto de Palheiros (Murça)
Observações Bibliográficas
Serão indicados outros artigos para leitura durante as aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
32,00 |
Estudo autónomo |
76,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
frequencia de 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da soma da nota obtida na avaliação contínua (30%) com a de exame final (70%)
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame vale 70% e o Relatório científico vale 30%
Melhoria de classificação
Exame vale 70% e o Relatório científico vale 30%