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Arquiteturas da Pré-História Recente Europeia

Código: ARQU025     Sigla: APHRE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 16 ARQU - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Reconhecer as diversas formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente europeia através dos vestígios materiais, com incidência particular nas arquiteturas.

- Questionar as classicas categorias de sítios, pondo em realce o tradicional pensamento dicotómico e funcionalista que lhes subjaz, e promovendo o pensamento crítico relativo à arqueologia da arquitetura.

- Desfamiliarizar os discursos sobre arquiteturas e perceber o alcance e os limites do uso de analogias comparativistas com a Etnografia e e Antropologia

- Dominar as técnicas e modos de configuração de sítios e arquiteturas singulares pelo conhecimento dos materiais usados e gestos técnicos que implicam

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o discente domine tanto a terminologia como conceitos e principais problemáticas relativas às formas de  organizar o espaço, e em particular no que diz respeito às arquitecturas,  durante a Pré-história recente da Europa e da Península Ibérica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa


  1. O Quadro cronológico europeu da Pré-história recente (do VIIIº ao Iº mil. AC) como referencia cronológica sintética.



  1. Sobre o uso do comparativismo etnográfico e antropológico na reconstituição e definição das arquitecturas da Pré-história: possibilidades e limites



  1. Discussão de conceitos clássicos e estabelecimento de abordagens actualistas.



  • Arquiteturas ditas primitivas

  • A definição corrente de arquitectura (estática) em contraposição com a perspetiva de “modo de habitar” e de “fazer, de construir, habitando” (“Dwelling perspective” segundo Tim Ingold).

  • O tempo (de fazer) incluído na arquitectura e os conceitos de “on going project”

  • A construção e seus interventores. Questões relativas à arqueologia do género na arquitetura

  • As plantas terminais e “compostas” dos sítios arqueológicos mais conhecidos na Pré-história recente versus suas plantas de pormenor e ainda as dos pormenores mais singulares

  • Sobre a legitimidade do faseamento cronológico; biografia dos sítios

  • Arquitecturas e suas funções



  1. Materiais de construção (madeira, terra, rochas, água, etc.).  Modos de os transformar, de os combinar e de com eles construir



  1. Modos de configurar o espaço e suas múltiplas relações com o quadro organizativo- social, económico e genealógico- das comunidades



  • Os acampamentos sazonais

  • Povoados/sítios não circunscritos por estruturas delimitadoras

  • Recintos murados e recintos de fossos

  • Grutas e sua configuração arquitectónica interna

  • A grande diversidade de monumentos megalíticos: dólmenes, mamoas, alinhamentos de menhires; cromeleques, ...



  1. Criação de narrativas acerca das arquiteturas. Possibilidades e limites.




 

Bibliografia Obrigatória

Ingold Tim; The^perception of the environment. ISBN: 0-415-22831-X
Correia Mariana 340; Terra. ISBN: 972-8479-44-1
Jorge Susana Oliveira 1953- 340; Recintos murados da pré-história recente. ISBN: 972-9350-82-5
Jorge Vítor Oliveira 1948- 340; Arquitectando espaços. ISBN: 972-9350-83-3
Vale Ana 1978- 340; Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa)

Bibliografia Complementar

Oliveira Ernesto Veiga de 1910-1990; Construções primitivas em Portugal
Leroi-Gourhan Andre; L.homme et la matière
Leroi-Gourhan Andre; Evolução e técnicas
Sanches Maria de Jesus; O^Crasto de Palheiros (Murça)

Observações Bibliográficas

Serão indicados outros artigos para leitura durante as aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 32,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

frequencia de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da soma da nota obtida na avaliação contínua (30%) com a de exame  final (70%)

Provas e trabalhos especiais

De acordo com o Regulamento de avaliação em vigor.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame vale 70% e o Relatório científico vale 30%

Melhoria de classificação

Exame vale 70% e o Relatório científico vale 30%
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