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Pré-História II

Código: ARQU056     Sigla: PHIS_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arqueologia

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 50 ARQU - Plano de Estudos 1 - 6 52 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-05-15.

Campos alterados: Provas e trabalhos especiais, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português

Objetivos

-Dominar os conceitos fundamentais da Arqueologia Pré-histórica

-Perceber a transformações dos ecossistemas no  Holocénico e as mudanças na organização social e nas estratégias de subsistência das comunidades pré-históricas nesse período

-Reconhecer a transformação diacrónica das formas de organizar o espaço e de “habitar” o território durante a Pré-história Recente através dos vestígios materiais.

-Compreender a variabilidade regional dos vestígios arqueológicos (técnicas, formas e modos de fazer).

-Compreender o povoamento pré-histórico da Península Ibérica num quadro geográfico europeu desde o final do paleolítico ao final da Idade do Bronze

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que o discente domine tanto a terminologia como as principais problemáticas relativas às formas de povoamento, de organização social e territorial durante a Pré-história recente da Europa e da Península Ibérica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1-As condições ambientais do período pós glaciar.

2-Os últimos caçadores-recolectores do Holoceno na Europa e em particular na Península Ibérica.

3. O Neolítico: discussão de conceitos e teorias explicativas

4. As comunidades de agricultores-pastores do Neolítico médio e final na Europa e em particular na Península Ibérica

4.1. Fenómenos transculturais a par da regionalização nos modos de organização do espaço/território e nos modos de habitar; na marcação física desse espaço (com arte rupestre, construções megalíticas, entre outras formas de “povoamento”) e nas relações intercomunitárias.

4.2. Definição de “modos de habitar” na perspectiva antropológica (“Dwelling”) e especificidade da Península Ibérica durante esse período.

5. Calcolítico e Idade do Bronze: discussão de conceitos.

5.1. Formas comunitárias e práticas identitárias relacionadas com o modo de habitar, durante este período cronológico e cultural na Europa e Península Ibérica ( do final do IVº ao início do Iº mil. AC)

Bibliografia Obrigatória

MONTEIRO-RODRIGUES, Sergio; Pensar o Neolítico Antigo, Centro de Estudos Pré-históricos da Beira Alta, 2011. ISBN: 978-972-99352-5-1
ROJO GUERRA, M.; GARRIDO PENA, R. &MARTINEZ DE LAGRÁN, I.G.(Coord.); El Neolítico emn la Peninsula Iberica y su Contexto Europeo, Catedra, 2012. ISBN: 978-84-376-3046-5
Sanches Maria de Jesus; Pré-história recente de Trás-os-Montes e Alto Douro. ISBN: 972-560-018-5
Rojo Guerra Manuel A. 070; Un^desafío a la eternidad. ISBN: 84-9718-319-3
Jorge Susana Oliveira 1953-; Domesticar a terra. ISBN: 972-662-686-2
Jorge Susana Oliveira 1953-; Idade do bronze

Bibliografia Complementar

Jorge Vítor Oliveira 1948-; As^mamoas funerárias do norte de Portugal (do Neolítico à Idade do Bronze Antigo) como elementos
Fábregas Valcarce Ramón; Aproximaciones a la cultura material del megalitismo gallego. ISBN: 84-7191-438-7
Sanches Maria de Jesus; Bell beaker contexts in Portugal
Rojo-Guerra Manuel A. 340; El^campaniforme en la Península ibérica y su contexto europeo. ISBN: 84-8448-333-9
Leroi-Gourhan Andre 070; La^Préhistoire
Bettencourt Ana Maria dos Santos 1960- 340; Dos montes, das pedras e das águas. ISBN: 978-989-8351-02-9
Sanches Maria de Jesus 340; Arqueociências 2016. ISBN: 978-989-8351-51-7

Observações Bibliográficas

Serão indicados outros artigos para leitura durante as aulas

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas baseadas sobretudo na exposição dos conteúdos programáticos, utilizando-se paralelamente diversos recursos didácticos (audiovisuais, bibliográficos, materiais arqueológicos, etc.).

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final corresponde à nota obtida no exame.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Realização do exame final.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação implica a realização de um novo exame, de acordo com o regulamento de avaliação em vigor.
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