Linguística Histórica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Linguagem ou Linguística |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DCL |
2 |
DCL - Plano de Estudos |
1 |
- |
9 |
45 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo da disciplina é de: - Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica. - Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. - Aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos do desenvolvimento histórico do Português.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade para aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica.
Capacidade para explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.
Capacidade para aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos do desenvolvimento histórico do Português
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. O objeto da linguística histórica. 1.1 Descoberta de estratégias para superar o problema metodológico sempre presente no estudo de sincronias do passado – a escassez dos dados. 1.2 A impossibilidade do observador de estados de língua mais ou menos remotos recorrer à ‘competência dos falantes’ ou à sua própria competência. 1.3 As fontes para o conhecimento do passado linguístico. A crítica do testemunho. 1.3.1 Tipologia e transmissão. Análise linguística das fontes escritas. Testemunho único e testemunhos múltiplos. 2. Incidência, alcance e limites das diversas correntes da linguística no estudo da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. 2.1 Da linguística comparativa e histórica à dialectologia. Conexões entre dialetologia e história da língua 2.2 A perspetiva estruturalista. 2.3 O modelo generativista relativamente à variação e mudança linguísticas. 2.4 A renovação proposta pela Sociolinguística. 2.5 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica. A possibilidade de integração das perspetivas sincrónica e diacrónica. 2.6 O conceito de gramaticalização em linguística histórica – explicitude e adequação de diferentes propostas que partem da utilização deste conceito. 3. Observação de fenómenos de evolução linguística. 3.1 Mudanças efetivadas e mudanças em curso. 3.2 Análise de textos medievais de cariz argumentativo: estruturas específicas. 3.2.1 -Alterações de uso de certos morfemas - evoluções em curso; construções com morfemas correlativos. 3.2.2 Dimensões centrais de ordem composicional do discurso 3.2.3 A organização configuracional em textos jurídicos. 3.2.3 Aspetos da realização linguística do discurso justificativo 3.2.4 A ordem das palavras na frase e a interpretação. 3.2.5 A correlação de morfemas 3.3 O funcionamento dos contrastivos no português medieval: sistema e formas em vias de gramaticalização. 4. Evolução linguística e reformas ortográficas.
Bibliografia Obrigatória
BYNON, T.; Historical Linguistics, Cambridge University Press, 1997
HOCK, H. e Brian D. JOSEPH; Language History, Language Change and Language Relationship: An Introduction to Historical and Comparative Linguistics, Berlin & New York: Mouton de Gruyter , 1996
JONES, C.; Historical Linguistics. Problems and Perspectives, London, New York: Longman, 1993
JOSEPH, B. D. & R. D. JANDA (eds.); The Handbook of Historical Linguistics, Cambridge USA / Oxford UK, Blackwell, 2003
LABOV, W.; Principles of Linguistic Change. Volume 1: Internal Factors, Oxford /Cambridge, 1994
LABOV, W.; Principles of Linguistic Change: Social Factors, Oxford: Blackwell, 2001
LIGHTFOOT, D; How new languages emerge, Cambridge, Cambridge University Press, 2006
TRAUGOTT, E. C.; “The role of pragmatics in semantic change” , Verscheuren, J. (ed.), Selected Papers from the 6th International Pragmatics Conference, Vol. II, 93-102, Antwerp: International Pragmatics Association, 1998
Barros, Clara Araújo;
Versões portuguesas da legislação de Afonso X. ISBN: 978-989-8265-19-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia. Análise de textos; análise de temas, de artigos; elaboração e apresentação de trabalhos; desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita científicas.
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística histórica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho escrito |
90,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
103,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
110,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as regras em vigor na Flup.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação da participação nas sessões e da apresentação do trabalho de seminário 10%. Avaliação do trabalho de seminário 90%.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Não se aplica