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Linguística Histórica

Código: DCL015     Sigla: LingHis

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Linguagem ou Linguística

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DCL 2 DCL - Plano de Estudos 1 - 9 45 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Clara Ferreira de Araújo Barros Greenfield 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo da disciplina é de: - Aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica. - Explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. - Aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos do desenvolvimento histórico do Português.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade para  aprofundar o conhecimento dos pressupostos e métodos da investigação em linguística diacrónica.

Capacidade para explorar as relações e a complementaridade entre as abordagens sincrónica e diacrónica na análise da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas.

Capacidade para aplicar teorias e métodos de estudo da variação e mudança linguística a alguns aspetos do desenvolvimento histórico do Português

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. O objeto da linguística histórica. 1.1 Descoberta de estratégias para superar o problema metodológico sempre presente no estudo de sincronias do passado – a escassez dos dados. 1.2 A impossibilidade do observador de estados de língua mais ou menos remotos recorrer à ‘competência dos falantes’ ou à sua própria competência. 1.3 As fontes para o conhecimento do passado linguístico. A crítica do testemunho. 1.3.1 Tipologia e transmissão. Análise linguística das fontes escritas. Testemunho único e testemunhos múltiplos. 2. Incidência, alcance e limites das diversas correntes da linguística no estudo da heterogeneidade, variação e mudança linguísticas. 2.1 Da linguística comparativa e histórica à dialectologia. Conexões entre dialetologia e história da língua 2.2 A perspetiva estruturalista. 2.3 O modelo generativista relativamente à variação e mudança linguísticas. 2.4 A renovação proposta pela Sociolinguística. 2.5 A contribuição da Pragmática Linguística para a linguística histórica. A possibilidade de integração das perspetivas sincrónica e diacrónica. 2.6 O conceito de gramaticalização em linguística histórica – explicitude e adequação de diferentes propostas que partem da utilização deste conceito. 3. Observação de fenómenos de evolução linguística. 3.1 Mudanças efetivadas e mudanças em curso. 3.2 Análise de textos medievais de cariz argumentativo: estruturas específicas. 3.2.1 -Alterações de uso de certos morfemas - evoluções em curso; construções com morfemas correlativos. 3.2.2 Dimensões centrais de ordem composicional do discurso 3.2.3 A organização configuracional em textos jurídicos. 3.2.3 Aspetos da realização linguística do discurso justificativo 3.2.4 A ordem das palavras na frase e a interpretação. 3.2.5 A correlação de morfemas 3.3 O funcionamento dos contrastivos no português medieval: sistema e formas em vias de gramaticalização. 4. Evolução linguística e reformas ortográficas.

Bibliografia Obrigatória

BYNON, T.; Historical Linguistics, Cambridge University Press, 1997
HOCK, H. e Brian D. JOSEPH; Language History, Language Change and Language Relationship: An Introduction to Historical and Comparative Linguistics, Berlin & New York: Mouton de Gruyter , 1996
JONES, C.; Historical Linguistics. Problems and Perspectives, London, New York: Longman, 1993
JOSEPH, B. D. & R. D. JANDA (eds.); The Handbook of Historical Linguistics, Cambridge USA / Oxford UK, Blackwell, 2003
LABOV, W.; Principles of Linguistic Change. Volume 1: Internal Factors, Oxford /Cambridge, 1994
LABOV, W.; Principles of Linguistic Change: Social Factors, Oxford: Blackwell, 2001
LIGHTFOOT, D; How new languages emerge, Cambridge, Cambridge University Press, 2006
TRAUGOTT, E. C.; “The role of pragmatics in semantic change” , Verscheuren, J. (ed.), Selected Papers from the 6th International Pragmatics Conference, Vol. II, 93-102, Antwerp: International Pragmatics Association, 1998
Barros, Clara Araújo; Versões portuguesas da legislação de Afonso X. ISBN: 978-989-8265-19-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição/explicação de conteúdos, conceitos, teorias e metodologia. Análise de textos; análise de temas, de artigos; elaboração e apresentação de trabalhos; desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita científicas.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Linguística histórica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 103,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 110,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

De acordo com as regras em vigor na Flup.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação da participação nas sessões e da apresentação do trabalho de seminário 10%. Avaliação do trabalho de seminário 90%.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica
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