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Leitura Histórica do Espaço

Código: MHP011     Sigla: LHE

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 20 MHP - Plano de Estudos 1 - 8 80 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos dos Santos Garcia Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,30
Práticas Laboratoriais: 1,50
Trabalho de Campo: 2,30
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,30
João Carlos dos Santos Garcia 2,30
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,50
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta 1,50
Trabalho de Campo Totais 1 2,30
José Ramiro Marques de Queiros Gomes Pimenta 2,30

Língua de trabalho

Português

Objetivos

TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções teóricas e metodológicas da relação da Geografia com a História

PL
Consulta e crítica de cartografia antiga; elaboração de cartografia de ‘reconstituição histórica'.

TC
Reconhecimento e levantamento no espaço do presente das marcas da evolução histórica.

Resultados de aprendizagem e competências

TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções da relação da Geografia com a História:
i) geografia como “localização”: designação espacial e cartográfica dos elementos das fontes históricas;
ii) geografia como “ambiente”: compreensão dos efeitos da natureza e gestão dos recursos naturais na evolução das comunidades;
iii) geografia como “paisagem”: compreensão do efeito dialéctico da produção do território (posse da terra) e da sua representação, na literatura, pintura, fotografia, cinema, etc.;
iv) geografia como “região”: reconhecimento do carácter incindível da relação do Espaço e do Tempo na criação de uma ‘personalidade’ representativa da identidade de uma região (‘longue-durée’).
v) geografia como “crítica”: reavaliação, a par das diversas tomadas de posição epistemológica havidas nas últimas décadas na Geografia, do carácter situado da própria ciência e do trabalho dos investigadores na produção de determinadas ‘visões do passado’.
Naturalmente esta enumeração analítica não impede, antes pelo contrário, que as diversas concepções e práticas geográficas relacionais com a História se interliguem e esclareçam mutuamente.

PL
Consultar cartografia antiga, confrontando-a com a informação obtida a partir de fontes históricas de outros tipos, praticando infatigavelmente o princípio da ‘validação’ (ou ‘invalidação’) mútua da informação histórica; elaborar cartografia de reconstituição, isolando e posteriormente sobrepondo os elementos que sinteticamente mais se adequam à caracterização de um ‘momento’ especialmente significativo da evolução histórica do espaço.

TC
Reconhecer no presente as marcas da evolução da paisagem, quer as que validam a informação obtida pelas fontes de informação histórica, quer as que permitam levantar hipóteses de evolução que aquelas possam não contemplar. Fundamentar uma concepção de ‘património’ que inclua não apenas o território do presente como herança do passado mas o valor diferencial dessa herança do ponto de vista da geografia histórica e do seu uso presente por parte da comunidade que nele habita.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TP
I – A evolução e caracterização actual do pensamento histórico-geográfico.
1. Distribuição, difusão e ‘time-geography’
2. Ecologia histórica e história ambiental.
3. Espaço de produção, topografia social, representação em paisagem.
4. Geografia regional e história local.
5. Conhecimento situado: escala e identidade.

PL
II – Cartografia e ‘reconstituição histórica’ do espaço.
1. Cartografia antiga: uso e crítica de uma fonte de informação histórica.
2. ‘Reconstituição histórica’ do espaço e sua cartografia.


TC
III – Trabalho de campo e reconhecimento do espaço.
1. Programação e planificação de uma saída de campo.
2. Âmbito espacial e temporal.
3. Levantamento de informação: princípios e métodos.
4. Arquivamento de informação: critérios e suportes.

Bibliografia Obrigatória

Baker, A; Geography and history, Cambridge University Press., 2003
Bertin, Jacques; Semiology of graphics. ISBN: 0-299-09060-4
Cosgrove, Denis 340; The iconography of landscape. ISBN: 0-521-38915-1
Daveau, Suzanne, 1925-; Espaço e tempo
ULL; Journal of historical geography. ISBN: 0305-7488
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; Introduções geográficas à história de Portugal
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; Geografia e civilização

Bibliografia Complementar

Daveau, Suzanne, 1925-; A^descoberta da África Ocidental. ISBN: 972-8325-81-9
Daveau, Suzanne, 1925-; A estrada coimbrã
Daveau, Suzanne, 1925-; História e geografia
Devy-Vareta, Nicole; A^floresta na memória e no futuro do espaço rural. ISBN: 972-42-3657-9
Domingues, Álvaro; Vida no campo. ISBN: 978-989-8217-19-6
Garcia, J. C.; Teles, P.; Os estudos geográficos na Geografia histórica de Portugal (1918-1985)., Centro de Estudos Geográficos de Lisboa., 1987
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; A Arrábida
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; A^ilha da Madeira até meados do século XX
Schama, Simon; Le^paysage et la mémoire. ISBN: 2-02-017277-1
Ribeiro, Orlando, 1911-1997; A^formação de Portugal

Observações Bibliográficas

Fornecida ao longo das aulas, nomeadamente artigos e bibliografia sobre Portugal

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TP
Os estudantes são encorajados a ler bibliografia (disponibilizada previamente) que diga respeito ao conteúdo de cada aula teórica-prática. O carácter ‘participado’ das aulas teórico-práticas requere o diálogo e discussão fundamentada entre todos os elemento da classe, de modo a que os conceitos progressivamente se enraizem e dotem os participantes de uma visão estruturada e crítica da teoria da investigação histórico-geográfica.

PL
Os estudantes deverão proceder à leitura de exemplares cartográficos em sala de aula, e à consulta de arquivos cartográficos (cartotecas), de modo a adquirir competências para a elaboração de cartografia de ‘reconstituição histórica’, seguindo uma apreciação crítica dos critérios da sua elaboração, não deixando de valorizar a utilização de
cartografia automática em equipamento informático.

TC

A participação na programação de uma saída de campo conjunta, dotará os estudantes de competências essenciais do processo de planificação, recolha e arquivamento/processamento da informação histórica. 

Software

PPT e PDF de apoio aos seminários

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia histórica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho de investigação 46,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 216,00

Obtenção de frequência

75% de presença em todas as horas de contacto previstas

Fórmula de cálculo da classificação final

TP
Aulas expositivas-participadas.
Avaliação: Resolução de exames parciais em regime de ‘avaliação distribuída’ [
40%]

PL
Leitura e crítica de exemplares cartográficos.
Utilização de cartografia automática em equipamento informático.
Avaliação: Crítica ou elaboração de um exemplar de cartografia de ‘reconstituição histórica’ [
20%]

TC
Participação na programação de uma saída de campo.
Avaliação: Elaboração de um relatório correspondente. [
40%]

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o regulamento em vigor

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamento em vigor

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