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Contemporaneidade Portuguesa

Código: MHIC001     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História Contemporânea

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHIC 17 Plano Oficial em Vigor 1 - 20 180 540

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Gaspar Manuel Martins Pereira Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

i) aprofundar diversas dimensões da história contemporânea portuguesa. ii) problematizar tópicos de investigação de história contemporânea portuguesa a desenvolver pelos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências


i) Competência de discussão das grandes temáticas da Contemporaneidade Portuguesa.

ii) Competência de pesquisa e seleção documental de tópicos da História Contemporânea Portuguesa e sua articulação/comparação com questões internacionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Problemáticas de investigação sobre a Contemporaneidade Portuguesa

2. Estruturas económicas e industrialização

3. A questão regional – centralização política e poderes locais

4. História da Educação: linhas estruturantes do sistema educativo

5. Nacionalismo e Identidade Nacional.

6. Associativismo, sindicalismo e movimento operário

7. História e meios de comunicação social.

8. História e artes do espectáculo – cinema e teatro.

9. História e Memória.

10. Emigração e imigração.

11. A I República em debate.

12. Estado Novo – regime e resistência.

13. Colonialismo, guerra colonial e descolonização.

14. Portugal e a Europa.

15. Liberalismo, Autoritarismo e Democracia.

 

Bibliografia Obrigatória

CALAFATE, Pedro, org.; Portugal como problema. Vol. 3-4, Fundação Luso-Americana/Público, 2006
PEREIRA, Miriam Halpern; Livre-câmbio e desenvolvimento económico. Portugal na segunda metade do séc. XIX, Edições Cosmos, 1971
LAINS, Pedro; SILVA, Álvaro Ferreira da (eds.); História Económica de Portugal, ICS, 2005
OLIVEIRA, César, dir.; História dos Municípios e do Poder Local, Círculo de Leitores, 1996
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena, coord.; Dicionário de História de Portugal, vol. VII-IX (Suplemento), Figueirinhas, 1998-2000
REIS, Jaime; O atraso económico português em perspectiva histórica: estudos sobre a economia portuguesa na segunda metade do século XIX (1850-1930) , Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1993
ROSAS, Fernando; BRITO, J. M. Brandão de, dir.; Dicionário de História do Estado Novo, 2 vol., Círculo de Leitores, 1996
GODINHO, Vitorino Magalhães; Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa. 2ª ed., Arcádia, 1975
ROSAS, Fernando; Portugal, século XX (1890-1976). Pensamento e Acção Política, Editorial Notícias, 2003
SERRÃO, Joel; MARQUES, A. H. de Oliveira, dir.; Nova História de Portugal, vols. 11-12., Editorial Presença, 1989
AAVV; PORTUGAL, Instituto de História e Teoria das Ideias, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2007
RADICH, Maria Carlos; Agronomia no Portugal Oitocentista Uma discreta desordem, Edições Celta, 1996
LOFF, Manuel; PEREIRA, Maria da Conceição Meireles (coords.); Portugal 30 anos de Democracia (1974-2004) , Editora da UP, 2006
MATTOSO, José, dir.; História de Portugal, vols. 5-8, Círculo de Leitores, 1992-1994

Observações Bibliográficas

Bibliografia específica será apresentada pelos docentes (e conferencistas convidados) em função dos tópicos lecionados e dos temas de investigação em curso. Specific bibliography will be suggested according to de classes and research issues.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com apresentação pelos docentes (ou conferencistas convidados) dos conceitos, problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da unidade curricular, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas.

Software

Word, Excel, FileMaker, PowerPoint.

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 120,00
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 68,00
Trabalho de campo 120,00
Trabalho de investigação 60,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 548,00

Obtenção de frequência

Nos termos previstos no Regulamento de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final correspondente à classificação do Relatório de investigação.

Provas e trabalhos especiais

Relatório escrito de investigação

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação na componente de avaliação prevista para a unidade curricular (Relatório escrito de investigação), podendo refazer ou repetir o seu relatório, de acordo com as orientações do docente/orientador.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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