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Seminário de Orientação

Código: MHIC010     Sigla: S_OR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História Contemporânea

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHIC 15 Plano Oficial em Vigor 1 - 10 90 270

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Alberto Marques Alves Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundar a capacidade de caracterização e interpretação dos acontecimentos, fenómenos e dinâmicas sociais, económicas e políticas na época contemporânea; 2. Desenvolver as capacidades científicas de estudo na época contemporânea, através quer da pesquisa bibliográfica e sua leitura crítica quer da seleção, análise e interpretação de fontes primárias; 3. Desenvolver a análise comparativa dos fenómenos históricos na época contemporânea, através da integração da realidade portuguesa no contexto peninsular, europeu e mundial; 4. Planear e desenvolver um projecto de investigação em história contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

1.Identificação dos principais arquivos e/ou "sites" potenciais para investigação
2.Domíno das principais fontes primárias de investigação em História Contemporânea
3.Capacidade de adequar as disponibilidades arquivisticas e documentais ao seu objeto de estudo.
4.Capacidade de sistematização, análise e redação sobre o objeto a investigar

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-Dominio cientifico dos temas nucleraes da História portuguesa, europeia e mundial

Programa

Discussão e acompanhamento dos projectos específicos de investigação dos estudantes.

Bibliografia Obrigatória

Quivy, Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-275-1
Bell, Judith; Como realizar um projecto de investigação. ISBN: 972-662524-6
Van Campenhoudt, Luc; Introdução à análise dos fenómenos sociais. ISBN: 972-662-896-2
Deshaies, Bruno; Metodologia da investigação em ciências humanas. ISBN: 972-8329-95-4

Observações Bibliográficas

Bibliografia a indicar pelo docente, de acordo com as problemáticas específicas de investigação dos estudantes. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação pelo docente das problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da unidade curricular, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas, bem como o debate em torno dos problemas suscitados pelos projectos de investigação que forem sendo desenvolvidos pelos estudantes.

Software

Word, Excel, FileMaker ou Access, PowerPoint.

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Com excepção dos casos previstos no Regulamento de Avaliação, a obtenção de frequência implica a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final correspondente à classificação do Relatório de investigação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação na componente de avaliação prevista para a unidade curricular (Relatório escrito de investigação), podendo refazer ou repetir o seu relatório, de acordo com as orientações do docente/orientador.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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