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Problemáticas Contemporâneas

Código: MHED004     Sigla: PCONT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História Contemporânea

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHIC 17 Plano Oficial em Vigor 1 - 20 180 540

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jorge Fernandes Alves Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

i) Aprofundar o conhecimento de diversas problemáticas de investigação em história contemporânea.

ii) Problematizar áreas de investigação a desenvolver pelos estudantes.

iii) Estimular abordagens comparativas nas diversas áreas de investigação.

Resultados de aprendizagem e competências


- Desenvolver um projecto de investigação em História Contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A população: os estudos demográficos e as principais problemáticas populacionais na época contemporânea.

2. A cidadania na história contemporânea: das crenças do liberalismo aos dispositivos legais. O caso do poder local.

3. A memória colectiva e os revisionismos históricos de motivação ideológica.

4. Estruturas económicas e industrialização: abordagem geral e focalizações temáticas.

5. Eleições e Sistemas Eleitorais.

6. O sentido da Escola na contemporaneidade

7. A difusão da escola de massas. Instrução e literacia na sociedade contemporânea.

8. História da Família: perspectivas e modelos. Família e mudança social: das teses da «nuclearização progressiva» e da «desorganização familiar» urbana ao estudo da família como «processo».

9. História da Vinha e do Vinho: produção, comércio, regulação e tecnologias.

10. História Cultural – História das Representações.

11. Crime e delinquência na sociedade contemporânea

12. As mulheres na contemporaneidade

13. ELITES - Formação e Modalidades de Selecção; Mobilidade: espaços de renovação e mecanismos de mobilidade; Causas do declínio. Pluralização das Elites

Bibliografia Obrigatória

BURGUIÈRE, André, dir.; História da família. 4 vol. , Terramar, 1996
CIPPOLA, Carlo M., ed.; Historia economica de Europa, Ariel, 1983
HALBWACHS, Maurice; La mémoire collective, PUF, 1968
HAREVEN, Tamara K.; Family Time and Industrial Time. The relationship between the family and work in a New England industrial community, Cambridge University Press, 1982
HARTMANN, Michael; The sociology of elites , Londres, Routledge, 2007
KAELBLE, Hartmut; A Social History of Western Europe, 1880-1980, Barnes and Noble, 1990
KOCKA, Jürgen; Historia Social y Conciencia Historica, , M. Pons, 2002
LOSURDO, Domenico; Il revisionismo storico. Problemi e miti, Laterza, 1996
NÓVOA, António; Evidentemente. Histórias da Educação, ASA, 2005
POIRRIER, Philippe; Les enjeux de l’histoire culturelle, Seuil, 2004
SMELSER, Neil J. e BALTES Paul B. (eds.); International Encyclopedia of Social & Behavioral Sciences, , Elsèvier, 2001
UNWIN, Tim; Wine and the Vine. An Historical Geography of Viticulture and the Wine Trade, Routledge, 1991
ZURITA, Rafael e CAMURRI, Renato (eds.),; Las elites en Italia y en España (1850-1922) , Publicações da Universidade de Valencia, 2008.
Beitone, Alain 070; Analyse économique et historique des sociétés contemporaines. ISBN: 978-2-2003-5018-5

Observações Bibliográficas

Bibliografia Complementar: A sugerir pelos docentes (ou conferencistas convidados), de acordo com os conteúdos programáticos leccionados e segundo as linhas de investigação dos estudantes. Complementary Bibliography: To be suggested by the lecturers (or guest lecturers), according to the taught program contents and depending on students’ lines of research.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, com apresentação pelos docentes (ou conferencistas convidados) dos conceitos, problemáticas teóricas e metodológicas e outros conteúdos do programa da unidade curricular, com apoio de textos, material gráfico, estatístico ou outro, promovendo, sempre que possível, a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas.

Software

Word, Excel, FileMaker, PowerPoint.
moodle

Palavras Chave

Humanidades > História > História contemporânea

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Com excepção dos casos previstos no Regulamento de Avaliação, a obtenção de frequência implica a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final correspondente à classificação do Relatório de investigação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação na componente de avaliação prevista para a unidade curricular, podendo refazer ou repetir o seu relatório de investigação, de acordo com as orientações do docente/orientador.

Observações

No caso de estudantes estrangeiros, os elementos de avaliação definidos poderão, se necessário, ser apresentados em Espanhol, Inglês ou Francês.

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