Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF013

Gestão de Serviços de Informação

Código: CINF013     Sigla: GSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 34 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 2,00
Prática Totais 2 4,00
Maria Manuela Gomes de Azevedo Pinto 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização, gestão e avaliação de serviços de informação, independentemente do contexto organizacional, natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.

- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise, modelação, gestão e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação, bem como na avaliação do desempenho de serviços e pessoas.

- Adquirir os conhecimentos e competências básicos para participar na conceção, planeamento, implementação, gestão e avaliação de serviços de informação.

- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão e avaliação de serviços de informação.

Resultados de aprendizagem e competências

Consolidação dos conhecimentos e competências anteriormente adquiridos e aquisição de competências específicas no âmbito da função de Gestão aplicada ao caso específico de um Serviço de Informação em contextos organizacionais diversificados (institucionalizados ou não, públicos ou privados).
Perceber o papel a desempenhar pelo serviço de informação no contexto da economia de serviços e do conhecimento.
Possuir a capacidade de desenvolver uma abordagem integrada da organização (estrutura, actores e processos), do processo de gestão do serviço, integrado na gestão organizacional, e prover ao alinhamento de estratégias e objetivos.
Possuir uma visão geral, conhecimentos e aptidões básicos relativos à tipologia de serviços, às possibilidades de enquadramento orgânico, tutelas, politicas, planeamento, modelos de funcionamento, estruturação, gestão e avaliação.
Compreender e situar o papel do profissional da informação e perceber o que dele se espera em termos de referenciais e desempenho.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Fundamentos de Gestão
Sociologia das Organizações
Gestão da Informação

Programa

I. SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1. Em contexto organizacional / institucional
2. Tipos e classificação
3. Os desafios da economia do conhecimento

II. A GESTÃO BASEADA EM PROJETOS
1. Modelos de ciclo de vida
2. Processos
3. Planeamento e controlo
3.1. Planeamento
3.2. Âmbito
3.3. Organização
3.4. Custos
3.5. Tempo
3.6. Riscos
3.7. Recursos Humanos
3.8. Qualidade
4. Execução e ciclo PDCA

III. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
1. Serviço de Informação e Gestão da informação
2. Serviço de Informação na Era da Informação
2.1. Evolução e desafios
2.2. O “mercado”
2.3. O papel do gestor de informação 
2.4. Missão, Visão e valores 
3. Políticas, Recursos e Áreas Funcionais
3.1. Politicas
3.2. Recursos
3.3. Modelos de funcionamento, áreas e processos  

IV - CONTROLO DE GESTÃO, QUALIDADE E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
1. Controlo de Gestão e Qualidade
2. Avaliação de Desempenho e Modelos de Excelência
3. Gestão do Risco

V. MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO

Bibliografia Obrigatória

ALLAN, Barbara; Project management : tools and techniques for today's ILS professional, Facet, 2004. ISBN: 1-85604-504-8
CAPRICHO Lina; LOPES, Albino ; Manual de gestão da qualidade, Biblioteca Editora, 2007. ISBN: 978-972-8871-13-0
EVANS, G. Edward ; Management basics for information professionals, New York : Neal-Schuman , 2000
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; Education and research for marketing and quality management in libraries, München : K.G.Saur, 2002. ISBN: 3-598-21829-X
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Modernização administrativa e qualidade: uma ferramenta chamada CAF, BAD, 2003. ISBN: 0007-9421
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática. , Faculdade de Letras , 2005. ISBN: 1645-4936
Ribeiro, Fernanda; Information management in project management
ALMEIDA, Maria; SOARES, Lucas; Knowledge sharing in project-based organizations : overcoming the informational limbo, Elsevier B.V, 2014. ISBN: 0268-4012 (International Journal of Information Management)
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE ; A guide to project management body of knowledge (PMBOK® Guide), Pennsylvania : Project Management Institute, 2004
REAL, Manuel Luís ; A gestão do Arquivo Municipal do Porto, Gabinete de Estudos a&b, 2006. ISBN: 0873-5670

Bibliografia Complementar

BAWDEN, David ; User-oriented evaluation of information systems and services, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05209-1
BROWN, Mark ; A Gestão de Projectos com Sucesso : planeamento eficaz, como controlar o tempo, gestão dos custos, assegurar a qualidade, Lisboa : Editorial Presença, 1993
BROPHY, Peter ; Quality management for information and library managers, London : Aslib Gower, 1997. ISBN: 0-566-07725-6
BRYSON, Jo ; Effective library and information centre management, Hampshire : Gower, 1996. ISBN: 0-566-05640-2
CASTELEYN, Mary; WEBB, Sylvia P.; Promoting excellence : personnel management and staff development in libraries, London : Bowker Saur, 1994. ISBN: 0-86291-606-2
CEITIL, Mário ; Gestão de recursos humanos : para o século XXI, Lisboa : Edições Sílabo, 2006. ISBN: 972-618-428-2
DRUCKER, Peter F. ; As Organizações sem fins lucrativos, Lisboa : Difusão Cultural, 1993. ISBN: 972-709-188-1
DUCHEIN, Michel ; Les bâtiments et équipements d'archives, . Paris : Archives Nationales, 1985. ISBN: 2-86000-114-X
GOODWORTH, Clive ; Técnicas da gestão de pessoal, Lisboa : Editorial Presença, 1990. ISBN: 972-23-1097-6
GORDO, Ana Paula; PORTILHEIRO, Joaquim ; A Rede de bibliotecas de leitura pública: construção / recuperação de edifícios, Lisboa : BAD, 1990
HAMILTON, Feona ; Infopromotion : publicity and marketing ideas for the information profession, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05577-5
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; Adapting marketing to libraries in a changing and world-wide environment : papers, Munchen : K.G. Saur, 2000. ISBN: 3-598-21811-7
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS ; E-Learning for management and marketing in libraries, München : K.G.Saur, 2005. ISBN: 3-598-21843-5
KOTLER, P. ; Marketing para organizações que não visam o lucro, São Paulo : Atlas, 1994. ISBN: 85-224-0397-X
MCLURE, Charles R.; SAMUELS, Alan R.; Manual de planificación para bibliotecas: sistemas y procedimientos, . Madrid : Fundación Germán Sánchez Ruipérez, 1991. ISBN: 84-86168-66-X
MIGUEL, António ; Gestão moderna de projectos, . Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006. ISBN: 978-972-722-502-6
PANTRY, Sheila ; Managing outsourcing in library and information services, London : Facet, 2004. ISBN: 1-85604-543-9
PINTO, Maria Leonor Cardoso Sérgio; O marketing nas bibliotecas públicas portuguesas, Lisboa : Colibri, 2007. ISBN: 978-972-772-698-1
PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Gestão integrada do Sistema de Informação Municipa, Gabinete Páginas a&b, 2003. ISBN: 0873-5670
PIRES, António Ramos ; Qualidade : sistemas de gestão da qualidade, Lisboa : Sílabo, 2004. ISBN: ISBN 972-618-333-2
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ; Bibliografia essencial para as bibliotecas públicas, Lisboa : IPLB, 1998
PORTUGAL. Instituto Português do Livro e das Bibliotecas; Programa de apoio às bibliotecas públicas, IPLB, 1997
RANDOLPH, W. Alan; BARRY, Z. Posner ; Planeamento e gestão de projectos, Lisboa : Editorial Presença, 1992
STIELOW, Frederick ; Building digital archives, descriptions, and displays : a how-to-do-it manual for archivists and librarians, New York : Neal-Schuman Publishers, 2003. ISBN: 1-55570-463-8
TEIXEIRA, Sebastião ; Gestão das organizações, Lisboa : McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-773-001-9
TURNER, Rodney J. ; The Handbook of project-based management, Cambridge : McGraw-Hill, 1993
UNESCO; Manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, 1998. ISBN: 0872-0797
WHITE, Andrew ; E-Metrics for library and information professionals : how to use data for managing and evaluating electronic resource collections, London : Facet, 2006. ISBN: 1-85604-555-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas.
As aulas teóricas basear-se-ão numa exposição dos conteúdos acompanhada por apresentação multimédia.
Realizar-se-ão aulas práticas/sessões tutoriais, assim como serão apresentados casos de estudo, projetos, atividades e realizadas visitas de estudo.
Sempre que oportuno, será explorado o uso e manipulação de recursos, ferramentas e aplicações informáticas direcionadas à gestão, nomeadamente ao modelo de gestão por projetos (ao longo das apresentações de casos e projetos).
Está prevista a participação presencial, exame final (50% - prova sem consulta, com a duração de 2 horas) e trabalho prático obrigatório, objeto de relatório escrito, com enquadramento teórico e levantamento do estado da arte na temática selecionada, e de apresentação oral em espaço de aula (50% - 70% relatório escrito + 30% apresentação oral).
Poderá ainda ser efetuado um trabalho prático opcional (individual): acresce até 2 valores (0/20) à classificação obtida na componente "Trabalho prático".

Software

MS VISIO
MS PowerPoint
MS Project

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as Normas em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação de frequência:
Exame final: 50% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas) + 40% Trabalho prático (70% relatório escrito + 30% apresentação oral) + 10% assiduidade (75% das aulas ministradas).
O trabalho opcional acresce até 2 valores à nota obtida no componente "Trabalho Prático" (oral + escrito).

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

O trabalho prático envolve uma componente obrigatória (tema a seleccionar de lista de temas a disponibilizar) e uma componente opcional (participação no programa de empreendedorismo Graduate Programme ou elaboração de trabalho sobre "Sistemas de Gestão da Qualidade".
A componente obrigatória do trabalho prático será objecto de e apresentação oral (em espaço de aula) e de relatório escrito (a entregar aquando da realização do exame). A apresentação oral é pré-requisito para admissão a exame.
A componente opcional do trabalho prático será objecto de relatório escrito (a entregar aquando do exame) para a opção dos Sistemas de Gestão da Qualidade, devendo, no caso da opção Empreendedorismo, ser apresentado o Sumário Executivo e Plano de Negócio elaborados (a entregar aquando do exame) e, na opção Plano de Carreia, a respetiva apresentação por escrito.
A avaliação envolve, necessariamente, a realização de todas as componentes obrigatórias especificadas (trabalho prático e exame).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 22:26:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais