Código: | MEI008 | Sigla: | DCI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Língua Inglesa |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEI | 1 | MEI - Plano de Estudos | 2 | - | 3 | 26 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Maria de Fátima de Sousa Basto Vieira | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Maria de Fátima de Sousa Basto Vieira | 0,75 | ||
Nicolas Robert Hurst | 0,75 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Maria de Fátima de Sousa Basto Vieira | 0,25 | ||
Nicolas Robert Hurst | 0,25 |
A U.C. visa consciencializar os estudantes da importância do ensino da língua inglesa para a coesão social no contexto de uma Europa multicultural e plurilingue. A 1ª parte propõe o conhecimento de documentos de referência, chama a atenção para a necessidade de um 1.º contacto harmonioso dos alunos com as línguas estrangeiras, capitalizando em conhecimentos prévios, e prevê a alusão às variedades do Inglês para a discussão da diversidade cultural.
A 2.ª parte promove a reflexão sobre conceitos estruturantes da educação intercultural e competências que os estudantes deverão adquirir (e mais tarde promover) para serem cidadãos interculturais (ex.: consciência da existência do Outro, tolerância e empatia; capacidade para descobrir e interagir, refletir e avaliar criticamente.
A 3.ª parte insiste na importância da aprendizagem colaborativa (como forma de respeito pelas perspetivas do Outro) para a análise do material disponível para a educação intercultural e criação de novo material.No final desta UC, os estudantes deverão:
. Estar familiarizados com os principais documentos de referência, nacionais e europeus, para o ensino das línguas, e para o Inglês, em particular.
. deter um conhecimento transversal e articulado do currículo do 3,º Ciclo e do Ensino Secundário.
. compreender a importância do ensino da língua inglesa para além do aspeto instrumental, como forma de promoção de atitudes positivas e de competências para encontros interculturais bem-sucedidos, nomeadamente para a formação de cidadãos ativos, capazes de atuar local e globalmente.
. conhecer o material disponível para o ensino intercultural e desenvolver capacidade para a criação de novos materiais.
. compreender a dimensão afetiva do processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa, bem como de outras línguas.
. compreender a importância das comunidades colaborativas para as atividades de investigação e de prática educativas.
1.1. Os documentos de referência e as metas curriculares (nacionais e europeus) e a promoção da cidadania intercultural
1.2. A importância da dimensão afetiva da aprendizagem do Inglês para a consolidação de uma educação plurilingue e intercultural.
1.3. A língua inglesa como forma de promoção da inclusão social, política e económica
1.3. As variedade do Inglês como forma de compreensão da variedade cultural
2.2. Definição de conceitos: globalização e cidadania intercultural
2.2. O combate ao estereótipo
2.3. As competências do um cidadão intercultural
3.1. O papel das comunidades colaborativas no processo de ensino-aprendizagem: construção de portefólios colaborativos.
3.2. A exploração de materiais pedagógicos disponíveis para a educação para a cidadania intercultural e a criação de novos materiais.
. Discussão e comentário, com a participação dos estudantes, de textos teóricos e de referência sobre a educação para a cidadania ativa intercultural.
. Apresentação pontual, por parte dos estudantes, de “relatórios de leitura”
. Utilização da plataforma Moodle para a construção dos portefólios coletivos
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 20,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Baseada nos seguintes itens: Assiduidade e participação oral; Portefólio reflexivo no Moodle; Trabalho oral final; Trabalho escrito final.
O portefólio e a apresentação do trabalho oral e escrito são elementos obrigatórios.
Será também obrigatório o atendimento a 75% do total das aulas.
Avaliação contínua, SEM exame final.
Portefólio reflexivo no Moodle – 30%
Trabalho oral final – 20%
Trabalho escrito final – 40%