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Iniciação à Prática Profissional

Código: MEI012     Sigla: IPP_I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação de Professores

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEI 2 MEI - Plano de Estudos 2 - 48 497 1296

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O estudante deverá ser capaz de:

- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;

- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma reformulação contínua das práticas letivas e dos fundamentos teóricos que lhes subjazem;

- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral e de problematizar a practica do ensino de Inglês specificamente;

- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;

- preparar materiais originais quando os manuais são considerados inadequados;

- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas de uma maneira sistematica;

- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;

- desenvolver a capacidade de estudante para ser um professor reflexivo.

O objetivo final é a compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral dos alunos, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo.

Resultados de aprendizagem e competências

No fim da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:

- lecionar aulas adequadas exclusivamente em inglês;

- problematizar todo o seu processo de formação;

- produzir um relatório final adequado, no formato de uma investigação-ação, dando conta de uma questão teórico-metodológica previamente selecionada e tratada ao longo do estágio;

- revelar responsabilidade deontológica e investimento na sua formação profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os candidatos têm que ser titulares de uma habilitação académica superior, e ter concluído 80 a 100 ECTS em Inglês (dos quais no mínimo 36 ECTS deverão ser de língua inglesa). Além disso, será exigido aos candidatos a este Mestrado que comprovem ter atingido o nível de competência Inglês C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Língua.

Sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.

Programa

1. Reflexão sobre a natureza, funções, metodologia e avaliação do seminário. Reflexões de índole geral sobre o ensino do Inglês.

2. Planificação: análise dos programas e dos manuais escolares. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.

3. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.

4. Orientações pedagógicas para o ensino-aprendizagem dos atos de comunicação: compreensão – escrita e oral -, expressão – escrita e oral -, interação – escrita e oral – e mediação.

5. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.


6. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito. Leitura comentada de textos e actividades de grupo.


7. Como fazer um relatório final. Características deste tipo de texto. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório final.

Bibliografia Obrigatória

Richards Jack C.; Reflective teaching in second language classrooms. ISBN: 0-521-45803-X
Bell Judith; Como realizar um projecto de investigação. ISBN: 978-972-662-524-7
Richards Jack C.; Approaches and methods in language teaching. ISBN: 0-521-00843-3
Brown James Dean; Understanding research in second language learning. ISBN: 0-521-31551-4
Harmer Jeremy; How to teach english. ISBN: 0-582-29796-6
Thornbury Scott; How to teach grammar. ISBN: 0-582-33932-4
Mackey William Francis; Language teaching analysis. ISBN: 0-582-52572-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa desenvolve-se em dois contextos distintos: nos seminários na FLUP e na prática docente nas escolas. Nos seminários, os estudantes passarão por ciclos de reflexão sobre a prática docente, preparando-se para a fase da ação nas escolas. A observação de aulas servirá para lançar os alicerces para a conceção de atividades para a sala de aulas e para a promoção de práticas de investigação no contexto dos projetos de investigação-ação que os estudantes terão de preparar nesta U.C. Registando e discutindo as suas observações nos diários reflexivos e nas fichas de observação, os estudantes desenvolverão capacidades analíticas e de reflexão crítica, bem como a consciência da ligação entre a dimensão teórica e a dimensão prática. Estas capacidades tornar-se-ão mais evidentes quando os estudantes chegarem à fase de preparação e lecionação de aulas. Desta forma, o estudantes conseguirão compreender a importância da planificação e preparação das aulas, e desenvolverão a sua competência docente.

A metodologia assenta essencialmente numa pedagogia da reflexão que encoraja os estudantes a refletir sobre os princípios do ensino da língua inglesa a alunos da língua inglesa a partir do ponto de vista da observação, da prática e da investigação sobre este contexto escolar. O processo de reflexão pretendido implica um conjunto variado de modos (escritos, falados), padrões (individuais, em pares, com os professores cooperantes e com os supervisores) e focos (por ex., o contexto da sala de aulas, professores, aprendentes, a identidade do professor). A reflexão será orientada através de um conjunto de tarefas de observação definidas pelos supervisores e professores cooperantes e através da planificação e discussão das aulas observadas e dadas.

Palavras Chave

Humanidades
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino de línguas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Participação presencial 13,00
Trabalho de campo 52,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 206,00
Estudo autónomo 470,00
Frequência das aulas 114,00
Realização de Estágio 510,00
Total: 1300,00

Obtenção de frequência

A frequência da PES e do Seminário é obrigatória, regendo-se pelas normas em vigor na FLUP para o regime de Avaliação Distribuída sem Exame Final. 

Seminário: obrigado à presença em, pelo menos, 75% das sessões realizadas.

Estágio: assistência dos orientadores a leccionação de aulas: no mínimo o correspondente a vinte blocos por cada estagiário; assistência a leccionações supervisionadas por parte dos supervisores pela FLUP: no mínimo, o correspondente a seis blocos de noventa minutos por cada estagiário; assistência de cada estudante: correspondente a 40 blocos de noventa minutos, metade dos quais obrigatoriamente nas aulas do orientador; cada estagiário deverá cumprir pelo menos 75% das atribuições previstas (lectivas e outras); relatório final de estágio com defesa pública;

Fórmula de cálculo da classificação final

Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

De acordo com o regulamento em vigor, publicado no Moodle.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

Os estudantes devem manter-se em contacto com o seu oreientador e o seu supervisor e os seus colegas de estágio para ficar informados sobre o decorrer de PES, datas para os apresentações, etc.
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