Iniciação à Prática Profissional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Formação de Professores |
Ocorrência: 2016/2017 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEI |
2 |
MEI - Plano de Estudos |
2 |
- |
48 |
497 |
1296 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O estudante deverá ser capaz de:
- aprofundar as suas competências científicas e pedagógicas;
- desenvolver atitudes investigativas em ordem a uma reformulação contínua das práticas letivas e dos fundamentos teóricos que lhes subjazem;
- repensar, de modo sistematizado e contínuo, o fenómeno educativo em geral e de problematizar a practica do ensino de Inglês specificamente;
- planificar unidades didáticas, aulas e outras atividades;
- preparar materiais originais quando os manuais são considerados inadequados;
- observar criticamente aulas dos orientadores e colegas de uma maneira sistematica;
- avaliar criticamente as suas aulas e dos outros elementos;
- desenvolver a capacidade de estudante para ser um professor reflexivo.
O objetivo final é a compreensão da dimensão do trabalho do professor e da responsabilidade da educação integral dos alunos, não apenas no plano do ensino de uma língua estrangeira e de uma outra cultura, mas ao nível da língua materna e do desenvolvimento social, cultural e cognitivo.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
- lecionar aulas adequadas exclusivamente em inglês;
- problematizar todo o seu processo de formação;
- produzir um relatório final adequado, no formato de uma investigação-ação, dando conta de uma questão teórico-metodológica previamente selecionada e tratada ao longo do estágio;
- revelar responsabilidade deontológica e investimento na sua formação profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os candidatos têm que ser titulares de uma habilitação académica superior, e ter concluído 80 a 100 ECTS em Inglês (dos quais no mínimo 36 ECTS deverão ser de língua inglesa). Além disso, será exigido aos candidatos a este Mestrado que comprovem ter atingido o nível de competência Inglês C1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino de Língua.
Sendo respeitadas as condições gerais de ingresso que definem que os candidatos são submetidos a uma prova escrita de Língua Portuguesa e a uma entrevista oral, para avaliar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
Programa
1. Reflexão sobre a natureza, funções, metodologia e avaliação do seminário. Reflexões de índole geral sobre o ensino do Inglês.
2. Planificação: análise dos programas e dos manuais escolares. Conceptualização e estruturação; Planificações a longo, médio e curto prazo. Planos de unidade e de aulas.
3. Avaliação: princípios gerais e construção de instrumentos de verificação de conhecimentos.
4. Orientações pedagógicas para o ensino-aprendizagem dos atos de comunicação: compreensão – escrita e oral -, expressão – escrita e oral -, interação – escrita e oral – e mediação.
5. Orientações pedagógicas para os diferentes conteúdos dos programas.
6. Observação de aulas: problematização teórica e reflexão em torno do conceito. Leitura comentada de textos e actividades de grupo.
7. Como fazer um relatório final. Características deste tipo de texto. Metodologia a seguir para a elaboração de um relatório final.
Bibliografia Obrigatória
Richards Jack C.;
Reflective teaching in second language classrooms. ISBN: 0-521-45803-X
Bell Judith;
Como realizar um projecto de investigação. ISBN: 978-972-662-524-7
Richards Jack C.;
Approaches and methods in language teaching. ISBN: 0-521-00843-3
Brown James Dean;
Understanding research in second language learning. ISBN: 0-521-31551-4
Harmer Jeremy;
How to teach english. ISBN: 0-582-29796-6
Thornbury Scott;
How to teach grammar. ISBN: 0-582-33932-4
Mackey William Francis;
Language teaching analysis. ISBN: 0-582-52572-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa desenvolve-se em dois contextos distintos: nos seminários na FLUP e na prática docente nas escolas. Nos seminários, os estudantes passarão por ciclos de reflexão sobre a prática docente, preparando-se para a fase da ação nas escolas. A observação de aulas servirá para lançar os alicerces para a conceção de atividades para a sala de aulas e para a promoção de práticas de investigação no contexto dos projetos de investigação-ação que os estudantes terão de preparar nesta U.C. Registando e discutindo as suas observações nos diários reflexivos e nas fichas de observação, os estudantes desenvolverão capacidades analíticas e de reflexão crítica, bem como a consciência da ligação entre a dimensão teórica e a dimensão prática. Estas capacidades tornar-se-ão mais evidentes quando os estudantes chegarem à fase de preparação e lecionação de aulas. Desta forma, o estudantes conseguirão compreender a importância da planificação e preparação das aulas, e desenvolverão a sua competência docente.
A metodologia assenta essencialmente numa pedagogia da reflexão que encoraja os estudantes a refletir sobre os princípios do ensino da língua inglesa a alunos da língua inglesa a partir do ponto de vista da observação, da prática e da investigação sobre este contexto escolar. O processo de reflexão pretendido implica um conjunto variado de modos (escritos, falados), padrões (individuais, em pares, com os professores cooperantes e com os supervisores) e focos (por ex., o contexto da sala de aulas, professores, aprendentes, a identidade do professor). A reflexão será orientada através de um conjunto de tarefas de observação definidas pelos supervisores e professores cooperantes e através da planificação e discussão das aulas observadas e dadas.
Palavras Chave
Humanidades
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino de línguas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
10,00 |
Participação presencial |
13,00 |
Trabalho de campo |
52,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
206,00 |
Estudo autónomo |
470,00 |
Frequência das aulas |
114,00 |
Realização de Estágio |
510,00 |
Total: |
1300,00 |
Obtenção de frequência
A frequência da PES e do Seminário é obrigatória, regendo-se pelas normas em vigor na FLUP para o regime de Avaliação Distribuída sem Exame Final.
Seminário: obrigado à presença em, pelo menos, 75% das sessões realizadas.
Estágio: assistência dos orientadores a leccionação de aulas: no mínimo o correspondente a vinte blocos por cada estagiário; assistência a leccionações supervisionadas por parte dos supervisores pela FLUP: no mínimo, o correspondente a seis blocos de noventa minutos por cada estagiário; assistência de cada estudante: correspondente a 40 blocos de noventa minutos, metade dos quais obrigatoriamente nas aulas do orientador; cada estagiário deverá cumprir pelo menos 75% das atribuições previstas (lectivas e outras); relatório final de estágio com defesa pública;
Fórmula de cálculo da classificação final
Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10).
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
De acordo com o regulamento em vigor, publicado no Moodle.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
Os estudantes devem manter-se em contacto com o seu oreientador e o seu supervisor e os seus colegas de estágio para ficar informados sobre o decorrer de PES, datas para os apresentações, etc.