Produção de Materiais Didáticos em Inglês
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEI |
3 |
MEI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
a) Analisar as características básicas de livros didáticos (incluindo vantagens e desvantagens)
b) Analisar e discutir a seleção, adaptação e rejeição de manuais didáticos publicados em Portugal
c) Analisar e discutir características de 'worksheets' bem-sucedidos como materiais complementares
d) Produzir materiais complementares com características específicas (nível, faixa etária, finalidade, etc)
Resultados de aprendizagem e competências
Os professores estagiários irão desenvolver seu "olhar crítico" em relacao ao materiais publicados e 'self-made' para ELT. Eles se tornarão melhor eqipados para selecionar, adaptar, rejeitar ou complementar materiais de ELT.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Estudantes inscritos em mestrados de ensino na FLUP.
Programa
a) Análise de livros didáticos a partir do ponto de vista do conteúdo línguistico (apresentação / prática e selecção / classificação), o conteúdo cultural ('appropriacy' / inclusão), desenvolvimento de 'skills' e outros fatores associados.
b) Abordagens para a adaptação de materiais didáticos publicados por diferentes contextos de ensino (incluindo ESP)
b) Produção de material pedagógico para a prática de gramática, vocabulário desenvolvimento, 'skills' e consciência cultural/intercultural
c) Abordar materiais de apoio, multimedia e CALL
Bibliografia Obrigatória
Tomlinson, Brian 340;
Materials development in language teaching. ISBN: 0-521-57419-6
Bibliografia Complementar
Johnson, Keith;
Designing language teaching tasks. ISBN: 0-333-98486-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Procedimentos seguidos irá destacar a necessidade de professores-estudantes a participar activamente nas sessões e refletir criticamente sobre manuais e outros materiais desenvolidos para ELT. Serão tidos em consideração para as alterações recentes feitas em programas nacionais de ensino de inglês. Uma atitude totalmente colaborativa e crítica será desenvolvido e exigido. Participação em sessões serão rigorosamente controladas.
Software
Students should make full use of the resources available at the "Documentos" section on Sigarra.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
31,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Conforme os regulamentos da FLUP
Fórmula de cálculo da classificação final
Os estudantes devem apresentar uma crítica escrita a um manual recente de ELT (60%) e também um conjunto de materiais pedagógicos preparados para um plano de aula específica (40%).
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Existe só a avaliação distribuída sem exame final
Melhoria de classificação
N/A
Observações
Aulas e trabalhos exclusivamente em inglês.
Estudantes trabalhadores devem ficar em contato com o professor e os seus colegas, de modo a manter-se atualizado com o progresso das aulas e prazos de avaliação etc.