O Ensino de Inglês para Fins Específicos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEI |
5 |
MEI - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
52 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os principais objetivos deste curso são:
1. desenvolver o conhecimento e a compreensão da teoria e prática de Inglês para Fins Específicos (ESP) em suas diversas formas;
2. proporcionar oportunidades para criar elementos de um curso do Inglês para Fins Especificos.
Resultados de aprendizagem e competências
Após a conclusão deste curso, os estudantes deverão:
1. adquirir conhecimentos do alcance e da variedade do Ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP);
2. ter identificado as necessidades dos alunos numa variedade de contextos de ESP (profissional/vocacional; acadêmico);
3. ter identificado linguagem específica em situações com fins específicos;
4 adquiriram conhecimento específico de abordagens, métodos e técnicas;
5. ser capazes de formular resultados da aprendizagem, de planear atividades, materiais e critérios de avaliação para o ensino em contextos específicos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa é constituido pelas seguintes áreas chave:
- Inglês como língua global e internacional;
- Ensino de Inglês para Fins Específicos: profissionais e académicos;
- Aprendizagem Integrada dos Conteúdos e Língua. (Content and Language Integrated Learning (CLIL).
Bibliografia Obrigatória
Ball Phil;
Putting CLIL into practice. ISBN: 978-0-19-442105-8
Belcher Diane 340;
English for specific purposes in theory and practice. ISBN: 978-0-472-03384-3
Blue George M. 340;
Assessing english for academic purposes. ISBN: 3-906765-98-9
Chazal Edward de;
English for academic purposes. ISBN: 978-0-19-442371-7
Coyle. D.,Hood. P. and Marsh.D. ; Content and Language Integrated Learning, Cambridge University Press, 2010
Hutchinson Tom;
English for specific purposes. ISBN: 0-521-31837-8
Jordan R. R.;
English for academic purposes. ISBN: 0-521-55618-X
Kennedy Chris;
English for specific purposes. ISBN: 0-333-27175-0
Paltridge Brian 340;
The^handbook of english for specific purposes. ISBN: 9780470655320
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso combina aulas teóricas e práticas em todas as áreas curriculares chave, com tarefas individuais e em grupo, bem como pesquisa e estudo individual. Tarefas específicas incluem'needs analysis' para o planeamento do um curso. Dos estudantes espera-se a participação ativa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
48,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será contínua, distribuindo-se por:
Teste escrito – 40%
Apresentação oral da análise de uma área de Inglês para Fins Especificos: 20%
Portefolio (criação de um plano de estudos para uma area de Inglês para Fins Especificos): 40%
A ausência de uma prova da avaliação continua sem justificação oficial (medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).
Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova/trabalho escrito onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.
Melhoria de classificação
Conforme o regulamento da FLUP.