Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEI005

O Ensino de Inglês para Fins Específicos

Código: MEI005     Sigla: EIFE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino do Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEI 5 MEI - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Elizabeth Ellison de Matos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Elizabeth Ellison de Matos 1,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os principais objetivos deste curso são:

1. desenvolver o conhecimento e a compreensão da teoria e prática de Inglês para Fins Específicos (ESP) em suas diversas formas;

2. proporcionar oportunidades para criar elementos de um curso do Inglês para Fins Especificos.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão deste curso, os estudantes deverão:
        1. adquirir conhecimentos do alcance e da variedade do Ensino de Inglês para Fins Específicos (ESP);
         2. ter identificado as necessidades dos alunos numa variedade de contextos de ESP (profissional/vocacional; acadêmico);
        3. ter identificado linguagem específica em situações com fins específicos;
       4 adquiriram conhecimento específico de abordagens, métodos e técnicas;
       5. ser capazes de formular resultados da aprendizagem, de planear atividades, materiais e critérios de avaliação para o ensino em contextos específicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa é constituido pelas seguintes áreas chave:

  1. Inglês como língua global e internacional;
  2. Ensino de Inglês para Fins Específicos: profissionais e académicos;
  3. Aprendizagem Integrada dos Conteúdos e Língua. (Content and Language Integrated Learning (CLIL).

 

Bibliografia Obrigatória

Ball Phil; Putting CLIL into practice. ISBN: 978-0-19-442105-8
Belcher Diane 340; English for specific purposes in theory and practice. ISBN: 978-0-472-03384-3
Blue George M. 340; Assessing english for academic purposes. ISBN: 3-906765-98-9
Chazal Edward de; English for academic purposes. ISBN: 978-0-19-442371-7
Coyle. D.,Hood. P. and Marsh.D. ; Content and Language Integrated Learning, Cambridge University Press, 2010
Hutchinson Tom; English for specific purposes. ISBN: 0-521-31837-8
Jordan R. R.; English for academic purposes. ISBN: 0-521-55618-X
Kennedy Chris; English for specific purposes. ISBN: 0-333-27175-0
Paltridge Brian 340; The^handbook of english for specific purposes. ISBN: 9780470655320

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso combina aulas teóricas e práticas em todas as áreas curriculares chave, com tarefas individuais e em grupo, bem como pesquisa e estudo individual. Tarefas específicas incluem'needs analysis' para o planeamento do um curso. Dos estudantes espera-se a participação ativa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se a todos os componentes da avaliação distribuída nas datas estabelecidas no horário do curso.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será contínua, distribuindo-se por:

Teste escrito – 40%

Apresentação oral da análise de uma área de Inglês para Fins Especificos: 20%

Portefolio (criação de um plano de estudos para uma area de Inglês para Fins Especificos): 40%


A ausência de uma prova da avaliação continua sem justificação oficial (medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).

Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova/trabalho escrito onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.

Melhoria de classificação

Conforme o regulamento da FLUP.
Recomendar Página Voltar ao Topo