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Iniciação à Prática Profissional

Código: MEFIL008     Sigla: IPP_FI

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFIL 4 Plano Oficial - Ensino da Filosofia no ES 2 - 48 -

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 0,50
Seminário: 3,00
Estágio: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 4 2,00
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 0,75
Lídia Maria Cardoso Pires 0,75
Maria João Couto 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 1. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia;

2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, integrando criticamente os saberes da área científica, da Formação Educacional Geral, da Didática Específica na prática docente;

 3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;

 4.Identificar o seu potencial de evolução e desenvolvimento profissional nos vários domínios da atividade docente.

5.Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;

6. Vivenciar a prática docente, refletindo sobre a sua configuração multireferencial;

7. Assegurar uma atitude ética e deontológica própria da profissão docente;

8. Realizar trabalhos de investigação - ação na área disciplinar de docência

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta u.c. os estudantes deverão ser capazes de analisar e reavaliar as ideias próprias sobre o processo  de ensino e aprendizagem através da reflexão sobre diferentes modelos pedagógicos, articulando dialeticamente os vários componentes do processo educativo, os seus pressupostos e fundamentos científicos e filosóficos, bem como as finalidades sociopolíticas visadas. Os estudantes deverão igualmente reconhecer o lugar e a importância da Pedagogia no âmbito da educação contemporânea, identificando-a como um campo de saber específico. Os estudantes devem ainda revelar competências para a persecução de uma abordagem pedagógica integrativa e continuada que lhes permita ultrapassar a usual dicotomia teoria/prática, ação/conhecimento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

 

Os estudantes só poderão inscrever-se na unidade curricular Iniciação à Prática Profissional depois de terem tido aprovação em Didática da Filosofia I e II

Programa

1. Estratégias de formação, objetivos e metodologias de avaliação da IPP. Referencial de avaliação.

1.1 Plano de formação pessoal. Confluência dos campos científico, pedagógico/didático, profissional e desenvolvimento pessoal.

2. Análise dos diferentes parâmetros a observar na avaliação da pós-observação de aulas supervisionadas. Ficha de observação de aulas.

3. O portefólio reflexivo como dispositivo de desenvolvimento profissional docente.

4. Considerações sobre o Programa de Filosofia no ensino secundário: Conceptualização, Argumentação e Problematização.

5.Considerações gerais sobre planificações no ensino de filosofia: a longo, a médio e a curto prazo.

5.1.Orientações pedagógicas para o ensino/aprendizagem de filosofia.

5.2. A avaliação em filosofia

5.2.1. Objetivos e competências transversais e específicas

5.2.2. Atividades e instrumentos de avaliação

6. Conceção, execução e observação de aulas. Reflexão crítica.

7. Relatório de estágio. Objetivos, estrutura e metodologia

Bibliografia Obrigatória

Alarcão, Isabel 340; Formação reflexiva de professores. ISBN: 972-0-34721-X
Almeida, A. e Costa, A.P; das aprendizagens em filosofia, 10º e 11º anos, CEF- SPF, 2004
Garcia, Marcelo Carlos; Formação de Professores. Para Uma mudança Educativa, Porto Editora, 199
HOZ, Garcia Victor (org.), ; .), Enseñanza de la Filosofía en la educación secundaria, Ediciones RIALP, 1991
Moreira, Jacinta; Portefólio do Professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional, Porto Editora, 2010
Sá-Chaves, Idália da Silva Carvalho 340; Percursos de formação e desenvolvimento profissional. ISBN: 972-0-34723-6
Vieira, Flávia 070; No Caleidoscópio da supervisão. ISBN: 972-8980-04-3
Vieira, Flávia; Supervisão. ISBN: 972-41-1155-5
ZEICHNER, Kenneth M. & HUTCHINSON, Elizabeth; Le rôle du portfolio comme outil pour identifier et développer les compétences des enseignants., Recherche et Formation, 47, pp. 69-78,, 2004

Observações Bibliográficas

A bibliografia complementar será indicada no decurso das sessões e de acordo com os interesses manifestados pelos estudantes para  realização  do relatório final. 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta UC integra-se uma multiplicidade de metodologias e dinâmicas de autoformação participada, assumindo a avaliação uma perspetiva prático-reflexiva contínua:

a) na prática de ensino supervisionada a avaliação compreende a avaliação contínua, pelo próprio, pelo colega de estágio, pelo orientador cooperante e pelo supervisor, de acordo com os parâmetros do Referencial de Avaliação, dando origem a 2 momentos de classificação – qualitativa (Março) e quantitativa (Junho), conforme Regulamento específico de IPP;

b) no seminário de integração, a avaliação integra 3 componentes: contínua, do portefólio e a avaliação de uma reflexão crítica sobre o programa de filosofia;

c) o relatório final é avaliado por um júri, atendendo à qualidade do relatório produzido e desempenho em provas públicas.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Participação presencial 65,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 152,00
Estudo autónomo 300,00
Realização de Estágio 848,00
Total: 1300,00

Obtenção de frequência

A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras). Obter uma classificação mínima de 10 valores, conforme Referencial de Avaliação específica para a Prática de Ensino Supervisionada, produção de um Relatório Final de estágio e respectiva discussão pública.

Fórmula de cálculo da classificação final

Esta UC vale 48 ECTS; a classificação final resulta da seguinte fórmula:

Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10)

 

Provas e trabalhos especiais

Tarefas e actividades a desenvolver para a prática docente, de acordo com as solicitações de orientador(es) cooperantes e supervisor(es).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A Prática de Ensino Supervisionada tem um Referencial próprio acordado entre orientadores e supervisores

Melhoria de classificação

Não está prevista

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