Código: | MEFIL008 | Sigla: | IPP_FI |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEFIL | 4 | Plano Oficial - Ensino da Filosofia no ES | 2 | - | 48 | - |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Seminário: | 3,00 |
Estágio: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Orientação Tutorial | Totais | 4 | 2,00 |
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira | 0,75 | ||
Lídia Maria Cardoso Pires | 0,75 | ||
Maria João Couto | 0,50 |
1. Desenvolver competências científicas e pedagógico-didáticas específicas ao ensino/aprendizagem de filosofia;
2. Estabelecer de forma coerente uma articulação entre a teoria e a prática, integrando criticamente os saberes da área científica, da Formação Educacional Geral, da Didática Específica na prática docente;
3. Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional reflexivo, problematizador, crítico e em permanente aperfeiçoamento;
4.Identificar o seu potencial de evolução e desenvolvimento profissional nos vários domínios da atividade docente.
5.Analisar, reflexivamente, experiências implementadas em cada Núcleo de Estágio;
6. Vivenciar a prática docente, refletindo sobre a sua configuração multireferencial;
7. Assegurar uma atitude ética e deontológica própria da profissão docente;
8. Realizar trabalhos de investigação - ação na área disciplinar de docência
No final desta u.c. os estudantes deverão ser capazes de analisar e reavaliar as ideias próprias sobre o processo de ensino e aprendizagem através da reflexão sobre diferentes modelos pedagógicos, articulando dialeticamente os vários componentes do processo educativo, os seus pressupostos e fundamentos científicos e filosóficos, bem como as finalidades sociopolíticas visadas. Os estudantes deverão igualmente reconhecer o lugar e a importância da Pedagogia no âmbito da educação contemporânea, identificando-a como um campo de saber específico. Os estudantes devem ainda revelar competências para a persecução de uma abordagem pedagógica integrativa e continuada que lhes permita ultrapassar a usual dicotomia teoria/prática, ação/conhecimento.
Os estudantes só poderão inscrever-se na unidade curricular Iniciação à Prática Profissional depois de terem tido aprovação em Didática da Filosofia I e II
1. Estratégias de formação, objetivos e metodologias de avaliação da IPP. Referencial de avaliação.
1.1 Plano de formação pessoal. Confluência dos campos científico, pedagógico/didático, profissional e desenvolvimento pessoal.
2. Análise dos diferentes parâmetros a observar na avaliação da pós-observação de aulas supervisionadas. Ficha de observação de aulas.
3. O portefólio reflexivo como dispositivo de desenvolvimento profissional docente.
4. Considerações sobre o Programa de Filosofia no ensino secundário: Conceptualização, Argumentação e Problematização.
5.Considerações gerais sobre planificações no ensino de filosofia: a longo, a médio e a curto prazo.
5.1.Orientações pedagógicas para o ensino/aprendizagem de filosofia.
5.2. A avaliação em filosofia
5.2.1. Objetivos e competências transversais e específicas
5.2.2. Atividades e instrumentos de avaliação
6. Conceção, execução e observação de aulas. Reflexão crítica.
7. Relatório de estágio. Objetivos, estrutura e metodologia
A bibliografia complementar será indicada no decurso das sessões e de acordo com os interesses manifestados pelos estudantes para realização do relatório final.
Nesta UC integra-se uma multiplicidade de metodologias e dinâmicas de autoformação participada, assumindo a avaliação uma perspetiva prático-reflexiva contínua:
a) na prática de ensino supervisionada a avaliação compreende a avaliação contínua, pelo próprio, pelo colega de estágio, pelo orientador cooperante e pelo supervisor, de acordo com os parâmetros do Referencial de Avaliação, dando origem a 2 momentos de classificação – qualitativa (Março) e quantitativa (Junho), conforme Regulamento específico de IPP;
b) no seminário de integração, a avaliação integra 3 componentes: contínua, do portefólio e a avaliação de uma reflexão crítica sobre o programa de filosofia;
c) o relatório final é avaliado por um júri, atendendo à qualidade do relatório produzido e desempenho em provas públicas.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 10,00 |
Participação presencial | 65,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 152,00 |
Estudo autónomo | 300,00 |
Realização de Estágio | 848,00 |
Total: | 1300,00 |
A aprovação implica, entre outros aspectos, o cumprimento de, pelo menos, 75% das atribuições (lectivas e outras). Obter uma classificação mínima de 10 valores, conforme Referencial de Avaliação específica para a Prática de Ensino Supervisionada, produção de um Relatório Final de estágio e respectiva discussão pública.
Esta UC vale 48 ECTS; a classificação final resulta da seguinte fórmula:
Classif. Final=(Cl. Prática Ensino Supervisionada x 0.52)+(Cl. Seminário x 0.13)+(Cl. Relatório x 0.25)+(Cl. Discussão x 0.10)
Tarefas e actividades a desenvolver para a prática docente, de acordo com as solicitações de orientador(es) cooperantes e supervisor(es).
A Prática de Ensino Supervisionada tem um Referencial próprio acordado entre orientadores e supervisores
Não está prevista