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Didática de Inglês para crianças

Código: MEBI004     Sigla: DIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 6 MEBI - Plano de Estudos 1 - 9 78 243

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Objetivos principais são:

1. entender o que significa ser um professor de crianças;
    desenvolver a compreensão dos principais conceitos e teorias de abordagens subjacentes e métodos de
2. ensino de línguas estrangeiras a crianças;
3. desenvolver competências para a aplicação prática das opções acima.

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste UC, os estudantes deverão ser capazes de:

1. compreender o contexto de ensino primário, currículos, objetivos e envolvimento dos 'stakeholders', a
    fim de determinar as condições adequadas para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira;
2. ter uma visão mais profunda sobre os princípios subjacentes de abordagens metodológicas para o
    ensino de Inglês para crianças inspirando-se em aspetos-chave do desenvolvimento da criança;
3. analisar abordagens e técnicas para ensinar crianças, com vista à sua aplicação prática em sala de aula;
4. desenvolver competências intelectuais e práticas relacionadas com a análise e construção de planos de
    aula coerentes;
5. demonstrar capacidade para projetar uma série de atividades em sala de aula prática e materiais para
    uso futuro durante a sua prática docente.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • A comunidade de sala de aula e fora dela: aprender com e sobre o outro;

  • Educação intercultural para crianças;

  • Atitudes e abordagens para ensinar as crianças;

  • Metodologia e técnicas adequadas;

  • Capacidades de pensamento;

  • Suportes de aprendizagem.

  • Ensino de vocabulário;

  • Desenvolvimento dos 'integrated skills - reading, writing, listening and speaking;

  • Aprendizagem baseada em atividades Cross-curricular;

  • O papel da literatura;

  • Drama;

  • Som, ritmo, música e canções;

  • Planificação de aulas;

  • Criação de tarefas e materiais didáticas;

  • Gestão de sala de aula;

  • Lidar com a disciplina;

  • Autonomia do aluno: aprender a aprender;

  • Avaliação.

     
     

Bibliografia Obrigatória

Brewster, J. Ellis, G & Girard, D.; The Primary English Teacher’s Guide, Pearson Education Limited, 1992
Cameron, L.; Teaching Languages to Young Learners., CUP, 2001
Lightbown, P. & Spada, N.; How Languages are Learned, OUP, 1993
Nunan, D.; Teaching English to Young Learners , Anaheim University Press, 2010
Pinter A.; Children Learning Languages, CUP, 2011
Pinter A; Teaching Young Language Learners, OUP, 2006

Bibliografia Complementar

Bland, J. (ed); Teaching English to Young Learners: Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, Bloomsbury, 2015
Ellis, G. & Brewster J. ; The New Storytelling Handbook for Primary Teachers, Penguin, 2002
Fleetham. M.; How to create and develop a thinking classroom, LDA, 2003
Gibbons, P.; Scaffolding language, scaffolding learning, Heinemann, 2002
Halliwell, S. ; Teaching English in the Primary School, Longman, 1994
Ioannou-Georgio, S. & Pavlou, P.; Assessing Young Learners., OUP, 2005
O’Reirdon, Terry & Roffey; .Young Children and Classroom Behaviour, David Fulton Publishers, 2001
Kang Shin, J. & Crandall, J. ; Teaching Young Learners English: From Theory to Practice, Heinle, 2014
Mourão, S. ; Real Books in the Primary Classroom, Mary Glasgow, 2004
Puchta, H. & Williams, M; Teaching Young Learners to Think, Helbing Languages, 2011
Vale, D & Feunteun A.; Teaching Children English, CUP, 2001
Wray, D. & Medwell, J.; Teaching Primary English: The State of the Art., Routledge, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular combina aulas teórico-práticas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo autónomo. Participação ativa e a reflexão é esperado de estudantes. Avaliação da unidade curricular é contínua, sem exame final. As componentes avaliadas consistem em: testes escritos; 'micro-teaching'; trabalhos práticos (construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais de ensino). A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre a unidade curricular, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns.

Palavras Chave

Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Prova oral 20,00
Teste 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 78,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas previstas.



Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:

Testes escritos: 40%
Trabalho pratico escrito: 40%
'Micro-teaching': 20%


A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).


Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova ou trabalho escrita onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.

 

 

Melhoria de classificação

De acordo com os regulamentos da FLUP.

Observações

Os estudantes que não obtenham aprovação nesta unidade curricular não pode proceder à Iniciação à Prática Profissional II em Semester 3.
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