Didática de Inglês para crianças
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Didática |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEBI |
6 |
MEBI - Plano de Estudos |
1 |
- |
9 |
78 |
243 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Objetivos principais são:
1. entender o que significa ser um professor de crianças;
desenvolver a compreensão dos principais conceitos e teorias de abordagens subjacentes e métodos de
2. ensino de línguas estrangeiras a crianças;
3. desenvolver competências para a aplicação prática das opções acima.
Resultados de aprendizagem e competências
No final deste UC, os estudantes deverão ser capazes de:
1. compreender o contexto de ensino primário, currículos, objetivos e envolvimento dos 'stakeholders', a
fim de determinar as condições adequadas para a aprendizagem de Inglês como língua estrangeira;
2. ter uma visão mais profunda sobre os princípios subjacentes de abordagens metodológicas para o
ensino de Inglês para crianças inspirando-se em aspetos-chave do desenvolvimento da criança;
3. analisar abordagens e técnicas para ensinar crianças, com vista à sua aplicação prática em sala de aula;
4. desenvolver competências intelectuais e práticas relacionadas com a análise e construção de planos de
aula coerentes;
5. demonstrar capacidade para projetar uma série de atividades em sala de aula prática e materiais para
uso futuro durante a sua prática docente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A comunidade de sala de aula e fora dela: aprender com e sobre o outro;
- Educação intercultural para crianças;
- Atitudes e abordagens para ensinar as crianças;
- Metodologia e técnicas adequadas;
- Capacidades de pensamento;
- Suportes de aprendizagem.
- Ensino de vocabulário;
- Desenvolvimento dos 'integrated skills - reading, writing, listening and speaking;
- Aprendizagem baseada em atividades Cross-curricular;
- O papel da literatura;
- Drama;
- Som, ritmo, música e canções;
- Planificação de aulas;
- Criação de tarefas e materiais didáticas;
- Gestão de sala de aula;
- Lidar com a disciplina;
- Autonomia do aluno: aprender a aprender;
- Avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Brewster, J. Ellis, G & Girard, D.; The Primary English Teacher’s Guide, Pearson Education Limited, 1992
Cameron, L.; Teaching Languages to Young Learners., CUP, 2001
Lightbown, P. & Spada, N.; How Languages are Learned, OUP, 1993
Nunan, D.; Teaching English to Young Learners , Anaheim University Press, 2010
Pinter A.; Children Learning Languages, CUP, 2011
Pinter A; Teaching Young Language Learners, OUP, 2006
Bibliografia Complementar
Bland, J. (ed); Teaching English to Young Learners: Critical Issues in Language Teaching with 3-12 year olds, Bloomsbury, 2015
Ellis, G. & Brewster J. ; The New Storytelling Handbook for Primary Teachers, Penguin, 2002
Fleetham. M.; How to create and develop a thinking classroom, LDA, 2003
Gibbons, P.; Scaffolding language, scaffolding learning, Heinemann, 2002
Halliwell, S. ; Teaching English in the Primary School, Longman, 1994
Ioannou-Georgio, S. & Pavlou, P.; Assessing Young Learners., OUP, 2005
O’Reirdon, Terry & Roffey; .Young Children and Classroom Behaviour, David Fulton Publishers, 2001
Kang Shin, J. & Crandall, J. ; Teaching Young Learners English: From Theory to Practice, Heinle, 2014
Mourão, S. ; Real Books in the Primary Classroom, Mary Glasgow, 2004
Puchta, H. & Williams, M; Teaching Young Learners to Think, Helbing Languages, 2011
Vale, D & Feunteun A.; Teaching Children English, CUP, 2001
Wray, D. & Medwell, J.; Teaching Primary English: The State of the Art., Routledge, 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular combina aulas teórico-práticas em todas as áreas curriculares chave usando apresentações de powerpoint com tarefas individuais e de grupo e estudo autónomo. Participação ativa e a reflexão é esperado de estudantes. Avaliação da unidade curricular é contínua, sem exame final. As componentes avaliadas consistem em: testes escritos; 'micro-teaching'; trabalhos práticos (construção de planos de aula que incluem uma fundamentação teórica e materiais de ensino). A plataforma Moodle é utilizada para divulgar informações sobre a unidade curricular, consolidar e complementar os materiais das aulas, e incentivar a discussão em fóruns.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
20,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
85,00 |
Frequência das aulas |
78,00 |
Trabalho de investigação |
80,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se ao todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação:
Testes escritos: 40%
Trabalho pratico escrito: 40%
'Micro-teaching': 20%
A ausência de uma prova da avaliação contínua sem justificação oficial (declaração medica ou outra) resulta numa nota de zero (0).
Se a média final for menor a 9.5, o estudante pode repetir UMA prova ou trabalho escrita onde obteve uma nota negativa. O resultado desta prova irá ser usado em conjunto com as notas obtidas nas outras provas para calcular uma nova média final. Se esta média for igual ou superior a 9.5, o estudante passa o curso.
Melhoria de classificação
De acordo com os regulamentos da FLUP.
Observações
Os estudantes que não obtenham aprovação nesta unidade curricular não pode proceder à Iniciação à Prática Profissional II em Semester 3.