Código: | MEP004 | Sigla: | DPLS |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEP | 6 | MEP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Ângela Cristina Ferreira Renna de Carvalho | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Ângela Cristina Ferreira Renna de Carvalho | 3,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Ângela Cristina Ferreira Renna de Carvalho | 1,00 |
Objetivos
1. Desenvolvimento da consciência deontológica que há de orientar a futura vida profissional do estudante.
2. Reforço, no estudante, da consciência do valor formativo do ensino-aprendizagem do Português Língua Não Materna, na dupla vertente instrumental e cultural.
3. Desenvolvimento, no estudante, da apetência pela formação ao longo da vida, bem como pela autoformação, através da gestão e racionalização autónomas do estudo e pesquisa que deverão orientar a sua vida profissional docente.
4. Aquisição de um quadro teórico-metodológico específico da Didatologia / Didática da Língua Não Materna, em ordem à consciencialização do como e do porquê das práticas pedagógicas peculiares ao ensino-aprendizagem do Português LNM.
Espera-se que os estudantes, no final do semestre, tenham adquirido noções básicas relativas às temáticas e pretende-se que adquiram conhecimentos e competências em articulação com outras UC desse semetre e do ano seguinte (2º ano).
Programa
1. O papel e o perfil do professor.
2. A diversidade do público aprendente.
3. Os objetos e as finalidades do ensino e da aprendizagem em PLNM.
4. Como ensinar-aprender: dos métodos aos recursos tecnológicos.
A bibliografia aconselhável será fornecida no decorrer das sessões de trabalho, em função das necessidades dos estudantes.
Recommended reading will be indicated throughout the course according to students’ needs.
Sessões teórico-práticas. Método ativo-cooperativo onde a constante seja uma participação qualificada, baseada nos saberes fundamentados, na capacidade inferencial (por dedução e indução) e nas competências reflexivas desenvolvidas, por parte dos estudantes.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 132,00 |
Total: | 132,00 |
Realização de exame final.
Qualificação do exame final.
A definir com os estudantes.
Não se aplica.