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Preparação do Projeto de Tese

Código: ICPD0019     Sigla: PDPT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências e Tecnologias da Comunicação

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 12 ICPD - Plano de Estudos 1 - 12 108 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Manuel dos Santos Ramos Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 2,00
Fernando Manuel dos Santos Ramos 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Consolidar e aplicar os conhecimentos relativos a metodologia e técnicas de investigação numa temática específica do campo das Ciências da Comunicação e Informação, tendo como resultado o desenvolvimento do projeto de tese de doutoramento.

Resultados de aprendizagem e competências

Apresentação e discussão do projeto de tese perante um júri que inclui um examinador de uma Universidade externa ao programa doutoral

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Estrutura de um projeto de tese de doutoramento Âmbito e objectivos
Questão de investigação
Revisão do estado da arte

Elaboração do modelo de análise
Discussão da metodologia de investigação
Identificação dos instrumentos e estratégia de recolha de dados
Plano de publicações
Plano de contingência
Cronograma de actividades
Bibliografia

2. Construção do projeto de tese com base no trabalho desenvolvido pelo estudante nas unidades curriculares Métodos e Técnicas de Investigação e Seminário de Investigação 1

3. Apresentação e discussão do projeto de tese de doutoramento desenvolvido por cada estudante tendo um arguente externo como examinador

Bibliografia Obrigatória

Berger, A.; Media and Communication Research Methods: An Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches, 2000. ISBN: Sage
Bryman, Alan, 1947-; Análise de dados em ciências sociais. ISBN: 972-774-169-X
Coutinho, Clara Pereira; Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. ISBN: 978-972-40-4487-3
Hill, Manuela Magalhães; Investigação por questionário. ISBN: 978-972-618-273-3
Ollyer, G., & Lingstrom, R.; Business Week Guide to Multimedia Presentations, McGraw-Hill., 1994
Quivy, Raymond; Manual de investigação em ciências sociais. ISBN: 978-972-662-275-8
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lúcio, P. B. ; Metodologia de Pesquisa, McGraw-Hill Interamericana do Brasil Ld.a, 2006
Sousa, G. V. ; Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos, Livraria Civilização, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular tem uma abordagem de tipo blended learning, com atividades presenciais e não presenciais. A componente presencial tem por objetivos a discussão da estrutura do projeto de tese, a apresentação e discussão da estrutura do projeto de cada estudante e o acompanhamento e avaliação do trabalho por ele realizado.

A componente não presencial tem por objetivo permitir um acompanhamento próximo da evolução do trabalho através da interação regular entre docentes e estudantes, com suporte nas ferramentas de comunicação adotadas (email e videoconferência).
Avaliação: o projeto de tese é apresentado e discutido perante um júri que inclui um examinador de uma Universidade externa ao programa doutoral; os estudantes têm de obter a classificação mínima de 16/20 valores para poderem prosseguir os seus estudos neste programa doutoral.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 95,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Não existe fórmula para cálculo da classificação final.
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