Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ICPD0029

Media e Sociedade

Código: ICPD0029     Sigla: MS

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 1 ICPD - Plano de Estudos 1 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Pereira Azevedo Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,75
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,75
Fernando António Dias Zamith Silva 1,88
José Manuel Pereira Azevedo 1,87

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo central desta UC é ampliar o conhecimento e a compreensão do estudante sobre o significado social dos media. Procura-se a análise de - funcionamento da indústria dos media; - forma como os “textos” mediáticos transmitem os seus significados; - formas como as audiências se envolvem com os media; - funcionamento de redes e identificação das formas específicas de sociabilidade nas novas plataformas interativas. Será dado realce à forma como emerge a estrutura da atenção nos novos media, contrapondo-a com a estrutura da audiência no broadcasting clássico.

 

No final da UC, o estudante deverá ter uma visão mais ampla e crítica da função dos media na vida das pessoas e da sua função central na sociedade contemporânea.

Resultados de aprendizagem e competências

-  Ser capaz de refletir criticamente sobre as relações recíprocas entre media e sociedade

- Ser capaz de desenvolver investigação original sobre um dos pontos do programa da UC

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte I

1. Media e Sociedade - a sociologia dos Media

2. Produção: a indústria dos Media e o mundo social

3. Conteúdo: as representações do Mundo Social

4. Audiências: significados e Influência

 

 

Parte II

1. Media e Sociedade: atenção, reação, interação, intervenção e participação

2. Disseminação da informação nos novos media: o modelo Lasswell e a "two-step theory" da comunicação de massas revisitada

3. Novos media e redes: da massificação à fragmentação

4. Dinâmicas participativas: política, economia, jornalismo e saber

Bibliografia Obrigatória

Burton Graeme; Media and Society: Critical Perspectives. Open University Press.
Curran, James and Gurevitch, Michael ; Mass Media and Societ
Huberman, B., Wu, F., & Wilkinson, D; Feeback Loops of Attention in Peer Production.
Wu, S., Hofman, J. M., Mason, W. and D.J. Watts; Who says what to whom on twitter,
António Machuco Rosa; Do broadcasting à Internet: critérios de distinção entre os meios clássicos de comunicação de massas e os novos media’, Communication Studies - Estudos em Comunicação, 13, , pp. 1-36., 2013
Gillmor, Dan; Nós, os media. ISBN: 972-23-3312-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas, apoiadas por projeções, para fornecimento dos conceitos teóricos básicos; discussão em turma das bases teóricas da matéria exposta.

 

Avaliação: apresentação oral e escrita de um trabalho teórico.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito 80% + participação 20% = 100 %

Recomendar Página Voltar ao Topo