Código: | ICPD0031 | Sigla: | ADI |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação |
Curso/CE Responsável: | 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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ICPD | 11 | ICPD - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | - |
Teorico-Prática: | 3,75 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,75 |
Maria Fernanda da Silva Martins | 1,85 | ||
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos | 1,90 |
O objectivo desta UC consiste em construir um quadro teórico centrado na mediação tecnológica, em particular nas interfaces humano-computador, para consolidar a proposta de projecto de doutoramento de cada aluno. O contributo desta unidade curricular deverá desenvolver-se segundo várias perspectivas complementares e culminar nos seguintes objectivos específicos:
i) levantamento de casos problema em contextos de comunicação e/ou informação determinados pelo próprio tema de cada projecto de doutoramento;
ii) avaliação analítica de problemas de interacção sustentados numa heurística de usabilidade e acessibilidade apropriada ao contexto em causa;
iii) identificação de metodologias de conceptualização da interface que concilie as perspectivas do utilizador com pressupostos de usabilidade, acessibilidade e conforto cognitivo;
integração dos conhecimentos adquiridos no “estado da arte” do projecto de tese e aferição da base metodológica do trabalho de doutoramento.
Esta contextualização deverá ser servir de estímulo para que cada estudante possa aferir e reforçar o seu respectivo estado da arte com sentido de melhorar significativamente a leitura que faz do contributo da mediação tecnológica para o seu trabalho ou contexto de doutoramento.
A segunda fase do ciclo iterativo centra-se na construção e execução simbólica de uma metodologia de avaliação analítica no contexto de um sistema Web real que se enquadre no contexto temático da perspectiva de doutoramento. Para o efeito, cada estudante deverá definir a heurística específica, e mais adequada ao caso de estudo, e que contemple pressupostos orientadores de análise de usabilidade, acessibilidade e de satisfação.
Por fim o trabalho deverá ser defendido em espaço público e apresentado no formato de um artigo curto, em português ou inglês (preferencial), e compreender-se o contributo do mesmo para o projecto de doutoramento de cada estudante.
Motivação para trabalhar problemas enquadrados nas Ciencias da Comunicação e da Informação em contextos de mediação tecnológica.
1. Paradigmas de Interação
Interação, interatividade e interface
Perspetiva histórica dos paradigmas
Paradigmas de Interação
WIMP e GUI
NUI (voz, toque, gesto e háptico)
Mobile devices (smartphones & tablets)
Multimédia - Modal
Realidade virtual (aumentada e mixed)
Manipulação Directa (visualização de Informação)
Tangível
Ubiquidade tecnológica
Interatividade
Tipos de Interfaces
Tendências atuais e futuras
2. Processos Cognitivos e Conforto Cognitivo
Aspetos humanos da HCI
Noções gerais de Psicologia Cognitiva – perceção, atenção, memória, resolução de problemas, tomada de decisão e estilos cognitivos – algumas questões actuais
Interação percetivo-motora
Modelos mentais
Emoções e suas relações com a cognição
Aspectos de interação – algumas questões estudadas nesta área
Motivação dos utilizadores
Questões de género, faixa etária, incapacidades e interculturalidade relacionadas com a HCI
3. Metodologias de Integração de Conhecimento Tácito e Explícito
Conhecimento Tácito (CT) vs Conhecimento Explícito (CE)
Importância do processo de conversão do CT em CE
Metodologia para a recolha e possível conversão de CT em CE
4. Modelos de Gestão de Projeto em HCI
User Centered Design (design centrado no utilizador)
Community Centered Design (design centrado nas comunidades)
Cooperative Design/Participatory Design (design participativo)
Contextual Design (design contextual)
Prototipagem
5. Técnicas e Metodologias de Avaliação de Interação
Métodos empíricos (trabalho de campo/laboratório)
Métodos analíticos (heurísticas)
Design centrado no ser humano para sistemas interativos (ISO 9241-210: 2010)
Avaliação de usabilidade (ISO 9241-11: 1998 e Experiência Otima)
Razão – Eficácia e eficiência
Emoção e Sentimentos – Satisfação
O estudante deverá encontrar nesta unidade curricular de Design e Análise de Interacção as condições específicas para desenvolver conhecimentos transdisciplinares, no âmbito das sinergias criadas pelos estudos realizados em ambas as Instituições proponentes, adequados à análise e à intervenção em contextos de informação e comunicação mediados tecnologicamente, nomeadamente no sector dedicado às interfaces humano-computador.
Os desafios que comportam esta unidade curricular deverão ainda estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e a sua divulgação. Produção que deverá estar directamente correlacionada com competências de design e avaliação da interacção, neste caso, como um contributo para o desenvolvimento do projecto de tese de doutoramento
Esta unidade curricular deverá reforçar o desenvolvimento das competências:
i) na compreensão e na utilização crítica e fundamentada de métodos de investigação oriundos da subárea da Interacção Humano-Computador de modo a aferir as propostas metodológicas do trabalho de doutoramento;
ii) na realização de trabalhos de investigação original que contribuam para o alargamento de fronteiras do conhecimento científico nas áreas da comunicação humana e institucional e na ciência da informação contemplando a pertinência ao nível da usabilidade e da acessibilidade dos dispositivos e sistemas técnicos que a integram;
no desempenho profissional sustentado na investigação e sua divulgação numa perspectiva de rigorosa reflexão crítica e consequente intervenção construtiva no processo de design da interacção em contextos de mediação tecnológica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 44,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho de investigação | 70,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação é feita de forma contínua e acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular. Os diferentes elementos de avaliação são recolhidos em ambiente presencial, ou como fruto de trabalho autónomo.
A construção da ponderação da avaliação final será realizada segundo os seguintes critérios:
- Apresentação de contexto temático, sua pertinência e síntese de pesquisa [30%]
- Elaboração, apresentação, discussão de um artigo científico curto [70%]*
- info complementar - Reflexão, contributos em sala de aula e assiduidade pode influenciar a nota final em ± 2 valores efetivos.
(casos especiais a avaliar pelos docentes)
n/a
n/a
(trabalho a propor pelos docentes)
n/a