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Arquivos e Bibliotecas Digitais

Código: ICPD0030     Sigla: ABD

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ICPD 0 ICPD - Plano de Estudos 1 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,75
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,75
António José Machuco Pacheco Rosa 2,00
Cândida Fernanda Antunes Ribeiro 1,75

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular visa permitir ao aluno a compreensão da importância da informação nado-digital ou digitalizada e da sua gestão na sociedade actual, bem como dos limites e obstáculos a enfrentar. 

Objectivos específicos: 
1 - Compreender a natureza da informação e o papel que desempenha na sociedade actual; 
2 - Compreender a organização dos sistemas de informação arquivo e biblioteca; 
3 - Compreender os princípios básicos subjacentes à conversão da informação: princípios, requisitos e processos técnicos envolvidos; 
4 - Compreender os desafios que se colocam à preservação da informação ao longo do tempo; 
5 - Compreender as questões fundamentais relativas à propriedade intelectual; 
6 - Capacitar os alunos a seleccionar as ferramentas informáticas mais adequadas à gestão de um arquivo ou biblioteca digital. 


Resultados de aprendizagem e competências

Competências: 
Nesta unidade curricular, o estudante deverá adquirir conhecimentos que lhe permitam ser capaz de analisar e identificar os principais problemas inerentes à conceção e construção de arquivos e bibliotecas, enquanto repositórios de informação digital. 
Os desafios que comportam esta unidade curricular deverão ainda estimular a sistematização contínua e a produção de conhecimentos originais e/ou a sistematização de conhecimentos existentes, através de sínteses originais. 
A unidade curricular deverá reforçar o desenvolvimento das seguintes competências: 
i) Capacidade para compreender a natureza da informação, a necessidade da sua gestão e os problemas inerentes à criação de bibliotecas e arquivos digitais; 
ii) Capacidade para realização de trabalhos de investigação original articulando as diversas vertentes de um objecto complexo que põe em jogo competências diferenciadas; 
iii) Capacidade para, no desempenho profissional sustentado na investigação, desenvolver projetos inovadores nos quais o acento tónico recai numa interação construtiva e dinâmica entre os utilizadores e/ou os criadores e os gestores da informação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. A Sociedade da Informação e a emergência da Ciência da Informação

1.1. O contributo da Ciência da Informação na sociedade atual

1.2. Arquivos e Bibliotecas como sistemas de informação: do tradicional ao digital

2. Informação/Conhecimento/Memória: do documento analógico ao digital

2.1. A conversão da informação: requisitos e obstáculos

2.2. A preservação da informação ao longo do tempo

3. Propriedade inteletual e bibliotecas 

3.1. Fundamentos do direito de autor

3.1.1. Direitos patrimoniais

3.1.2. Direitos morais

3.2. O acesso a livros eletrónicos em bibliotecas

3.3. Os diversos tipos de licenças de acesso e uso da informação digital

3.4. Novos tipos de bibliotecas: Europeana e Digital Public Library of America

Bibliografia Obrigatória

ABADAL FALGUERAS, Ernest; Sistemas y servicios de información digital, Gijón : Trea, 2001. ISBN: 84-95178-98-2
BORGES, Maria Manuel; De Alexandria a Xanadu, Coimbra : Quarteto, 2002. ISBN: 972-8535-80-5.
BORGES, Maria Manuel; Biblioteca Digital : materialização e utopia (Revista da Faculdade de Letras: Ciências e Técnicas do Património. ISSN 1645-4936. Vol. 2 (2003), p. 653-664.)
BORGMAN, Christine L.; From Gutenberg to the Global Information Infrastructure: Access to Information in the Networked World, Cambridge [etc.]: the MIT Press, 2000. ISBN: ISBN 0-262-02473-X
BROWN, John Seely; DUGUID, Paul; The Social Life of Information, Boston, MA: Harvad Business School Press, 2000. ISBN: 0-87584-762-5.
CONFERENCE OF DIRECTORS OF NATIONAL LIBRARIES; Maintaining our digital memory: a declaration of support for the World Summit on the Information Society [em linha], The Hague: IFLA, [Última revisão em 2005-11-14] (Disponível na WWW: http://www.ifla.org/III/wsis/declaration-CDNL2005.html)
DAY, Ronald E.; The Modern Invention of Information: Discourse, History and Power, Carbondale, Edwardsville: Southern Illinois University Press, 2001. ISBN: 0-8093-2390-7.
DIGITAL LIBRARY FEDERATION; Guides to Quality in Visual Resource Imaging [em linha], Washington, DC: Council on Library and Information Resources, [Acedido em 2006.10.10] (Disponível na WWW: http://www.rlg.org/legacy/visguides/index.html)
FERREIRA, Miguel; Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos [em linha], Guimarães: Universidade do Minho, Escola de Engenharia, 2006.
GLADNEY, Henry M., MINTZER, Fred, SCHIATTARELLA, Fabio; Safeguarding Digital Library Contents and Users: Digital Images of Treasured Antiquities (D-Lib Magazine [online]. 1997. Disponível na WWW: http://www.dlib.org/dlib/july97/vatican/07gladney.html)
IFLA/IPA Steering Group; Preserving the Memory of the World in Perpetuity: a joint statement on the archiving and preserving of digital information [em linha], The Hague: IFLA, 2002 [Última revisão em 2004.09.18] (Acedido em 2006.10.10; Disponível na WWW: http://www.ifla.org/V/press/ifla-ipa02.htm)
KING, Mimi, ed. lit.; Going digital: electronic images in the library catalog and beyond, Chicago: Library and Information Technology Association; Public Library Association; American Library Association, 1995. ISBN: 0-8389-7814-2.
LAZINGER, Susan S.; Digital preservation and metadata: history, theory, practice, Englewood, CO: Libraries Unlimited, 2001. ISBN: 1-56308-777-4.
LESSIG, Lawrence; The Future of ideas: the fate of the commons in a connected world, New York: Vintage Books, 2002. ISBN: 0-375-72644-6.
MÁRDERO ARELLANO, Miguel A.; Preservação de documentos digitais (Ciência da Informação. Vol. 32, n. 3 (2004), p. 15-27)
NATIONAAL ARCHIEF (THE NATIONAL ARCHIVES OF THE NETHERLANDS) AND THE EUROPEAN COMMISSION ON PRESERVATION AND ACCESS; Gateway for Resources and Information on Preservation (GRIP) [em linha], Amsterdam: GRIP, 2004 [Acedido wm 2006.10.10] (Disponível na WWW: http://www.knaw.nl/ecpa/grip/)
Rosa, António Machuco; Do copyright às marcas registadas. ISBN: 978-989-51-2047-5
ROTHENBERG, Jeff; Ensuring the Longevity of Digital Information [em linha] (Revisão expandida do artigo publicado na Scientific American; Disponível na WWW: http://www.clir.org/PUBS/archives/ensuring.pdf)
O'Brien, D., Gasser, U., Palfrey, J.; E-Books in Libraries: A Briefing Document Developed in Preparation for a Workshop on E-Lending in Libraries, Berkman Center Research Publication N0. 2012-15.
ROTHENBERG, Jeff; Using Emulation to Preserve Digital Documents [em linha], [S.l.]:NELiNET, Acedido em 2006.10.10 (Disponível na WWW: http://www.nelinet.net/edserv/conf/digital/dr_2000/rothen2.pdf)
SILVA, Armando Malheiro da; A Informação : da compreensão do fenómeno e construção do objecto científico, Porto : Edições Afrontamento; CETAC.COM, 2006. ISBN: 972-36-0859-6.
SILVA, Armando Malheiro da; RIBEIRO, Fernanda; Das «ciências documentais» à ciência da informação: ensaio epistemológico para um novo modelo curricular, Porto: Edições Afrontamento, 2002. ISBN: 972-36-0622-4.
TEDD, Lucy A.; LARGE, Andrew; Digital Libraries: Principles and Practice in a Global Environment, Munchen: K.G. Saur, 2005. ISBN: 3-598-11627-6
THIBODEAU, Kenneth; Overview of Technological Approaches to Digital Preservation and Challenges in Coming Years. In The State of Digital Preservation: An International Perspective: Conference Proceedings [em linha], Washington, DC: Council on Library and Information Resources, Acedido em 2002.02.10. ISBN: 1-887334-92-0. (Disponível na WWW: http://www.clir.org/pubs/reports/pub107/thibodeau.html)
UNESCO; The ABC of Copyright, Paris: UNESCO, 1981. ISBN: 92-3-101889-2.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho presencial com exposição de conteúdos, apoiada em projeções e discussão dos temas abordados.

Trabalho de pesquisa sobre o estado da arte na área dos arquivos e bibliotecas digitais.

Apresentação final pública e coletiva dos trabalhos realizados pelos estudantes.

O trabalho deverá ser apresentado publicamente e entregue formato de um pequeno artigo curto, em português ou inglês, em que deverá ser percetível o contributo do mesmo para o projeto de doutoramento de cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 18,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação é feita de forma contínua e acompanha todo o processo de ensino-aprendizagem da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os diferentes elementos de avaliação são recolhidos em ambiente presencial ou em resultado de trabalho autónomo. A ponderação da avaliação final será realizada segundo os seguintes critérios:

- Percurso do aluno, indicadores de participação, assiduidade e cumprimento dos prazos - 25%

 Trabalho escrito (sob a forma de pequeno artigo) - 75%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

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