Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG005

Aplicações Didáticas em Geografia

Código: MEG005     Sigla: ADG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 12 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Alberto Teixeira Gomes 0,75
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira 0,75
Elsa Maria Teixeira Pacheco 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
António Alberto Teixeira Gomes 0,25
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira 0,25
Elsa Maria Teixeira Pacheco 0,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-01-03.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Intervir, individual e coletivamente, com responsabilidade na gestão curricular, da escola e da sala de aula

Comunicar de forma rigorosa e assertiva nos diferentes contextos de trabalho.

Compreender e integrar conhecimentos, competências e instrumentos geográficos pertinentes para a educação geográfica

Avaliar e processar informação curricular, didática e científica.

Mobilizar as aquisições teórico-metodológicas para a prática do ensino da Geografia

Transformar problemas complexos da geografia em conteúdos acessíveis aos alunos do ensino básico e secundário

Produzir, desenvolver e avaliar instrumentos e atividades para o ensino da Geografia

Resultados de aprendizagem e competências

O contacto com situações reais de experiências da prática docente permitirá integrar e sintetizar a informação curricular, didática e científica para a mobilização e transformação de problemas complexos em conteúdos mais acessíveis aos alunos. Este desígnio encontrará terreno fértil na observação direta de aulas e na efetiva concretização de planificações, construção de recursos e instrumentos de avaliação sempre acompanhada de momentos de reflexão crítica movidos pela mobilização do conhecimento no sentido da transformação para a excelência da prática docente.

Espera-se, desta forma, que os estudantes integrem conhecimentos no seu modo pessoal de raciocinar sobre problemas geográficos, não dispensando o sentido crítico. As metodologias dirigem-se, portanto, a atividades de reconhecimento, identificação e posicionamento perante as principais questões geográficas, no sentido de mobilizar as aquisições teórico-metodológicas, pela seleção, adaptação e/ou desenvolvimento de instrumentos e atividades, para a prática do ensino da Geografia.

A apresentação e debate coletivo sobre os temas selecionados, aumenta o leque teórico e prático de incorporação crítica de conteúdos e metodologias de trabalho.


Espera-se, com esta metodologia de ensino, que, perante determinados conceitos geográficos, os estudantes desta UC consigam, não só efetuar investigação, mas também concretizar atividades criativas, motivadoras e apelativas pertinentes para o exercício da profissão e para a educação geográfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ensinar e aprender Geografia- experiências, estratégias e recursos
1.1 Experiências da prática docente
1.2 Excelência e inovação no ensino da Geografia
2. Organização, gestão e desenvolvimento de situações de ensino-aprendizagem
2.1 Temas de Geografia para alunos do ensino básico e secundário
2.2 A planificação das atividades no ensino básico e secundário
2.3 Construção de situações e recursos criativos/motivadores para a educação geográfica

2.4 Análise das aprendizagens no ensino básico e secundário

Bibliografia Obrigatória

FONT C; Estratégias de ensino e aprendizagem , AsaII, 2007
M Smith (Ed) ; Aspects of Teaching Second Geography - Perspectives on practice , Taylor&Francis, 2002
Reinfried et al (Eds) ; Geographical Views on Education for Sustainable Development , IGU_CGE, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Centrada na operacionalização do saber geográfico em contexto escolar, esta UC desenvolve-se em torno da observação/reflexão sobre experiências e práticas docentes em contextos diversificados (com workshops e visitas às escolas, incluindo a possibilidade de assistirem a aulas) e da construção de materiais adequados/criativos/motivadores, procurando, sempre que possível, criar condições reais ou muito próximas da realidade da escola e/ou da sala de aula. Ou seja, a metodologia central desta UC baseia-se na construção de experiências de ação “reais”, desafiantes, gerando oportunidades de expressão, produção, discussão e reflexão com vista à integração dessas experiências em futuros contextos profissionais.

Dado que a UC se apresenta com forte componente prática e de aplicação, a avaliação será distribuída sem exame final.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência (20%) + Trabalho de campo (40%) + Trabalho escrito (40%)
Recomendar Página Voltar ao Topo