Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEG002

Didática da Geografia

Código: MEG002     Sigla: DG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 14 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Maria Teixeira Pacheco Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Alberto Teixeira Gomes 0,75
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira 0,75
Elsa Maria Teixeira Pacheco 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
António Alberto Teixeira Gomes 0,25
Carmen do Céu Gonçalves Ferreira 0,25
Elsa Maria Teixeira Pacheco 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Expressar-se, oralmente e por escrito, com correção, precisão e fluência, incorporando de forma oportuna e rigorosa terminologia geográfica e didática.

Tratar a informação curricular e didática de forma adequada, evidenciando rigor e sentido crítico.

Pesquisar, organizar e tratar informação curricular, didática e geográfica pertinente e atualizada, em fontes diversas, adequadas e credíveis.

Discutir o conceito de didática em geografia.

Interpretar correta e criteriosamente Orientações Curriculares/Programa, Metas e abordagens didáticas diversas.

Desenvolver e operacionalizar planificações para diferentes temas e níveis do ensino - aprendizagem.

Explorar e conceber recursos para o ensino-aprendizagem da Geografia.

Desenvolver e operacionalizar instrumentos de avaliação para diferentes temas e níveis do ensino - aprendizagem.

Desenvolver práticas de auto-avaliação reflexivas para a excelência docente.

Trabalhar em equipa, partilhando ideias e cumprindo com as suas responsabilidades

Resultados de aprendizagem e competências

A presente UC pretende preparar os estudantes para serem participantes ativos em matéria de conceção e gestão curricular aplicada, de modo a conseguirem trabalhar em situações diversas, rentabilizando o potencial educativo da Geografia.

Espera-se, pois, que estes futuros profissionais em ensino da Geografia fiquem munidos com o necessário conhecimento que lhes permita enfrentar as mudanças curriculares e exercer de forma crítica e criativa o trabalho docente.

Nesse sentido, os conteúdos programáticos focam questões centrais para o cumprimento destes desígnios, repartindo-se entre a compreensão da importância da didática para o exercício da profissão, os conteúdos programáticos e/ou metas, no contexto do ensino básico e secundário, e as metodologias de gestão/planificação, de avaliação/classificação e de interação em ambiente escolar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Didática e educação geográfica

2 – As Orientações Curriculares, os Programas e as Metas Curriculares da Geografia

2.1 - Os conteúdos temáticos no Ensino Básico e Secundário.

2.2 – Núcleos e redes de temas/conceitos

3 – Planificação do processo ensino-aprendizagem da disciplina de Geografia.

3.1 – Planos e procedimentos em Geografia.

3.2 – Planificação de aulas e atividades escolares

4 – Estratégias e recursos didáticos em Geografia

4.1 – Exploração e desenvolvimento dos recursos disponíveis na escola

4.2 – Conceção de recursos para o ensino da Geografia

5 – Metodologias avaliativas

5.1 – Situações avaliativas. Formas e técnicas de avaliação de conteúdos

5.2 – Instrumentos de avaliação. Registo, tratamento e interpretação dos dados avaliativos.

5.3 – Registo e avaliação de práticas reflexivas

Bibliografia Obrigatória

Bailey, Patrick 730; Didactica de la geografia. ISBN: 84-7046-222
M Smith (Ed); Teaching Geography in Secondary Schools A reader , Taylor&Francis, 2005
Cachinho, Herculano; Educação Geográfica , APG, 2001
Jimenez, A, Gaité, M; Enseñar Geografia De la Teoria a la prática, Ed Sinteses, 1996
Pollard, A; Reflective Teaching , Continuum International, 2008
Souto González, X ; Didáctica de la Geografia Problemas sociales y conocimiento del médio, Ed del Serbal, 1998
R Carneiro; Fundamentos da Educação e da Aprendizagem , 2001
Ketteridge&Marshall (Eds; A Handbook for Teaching and Learning in Higher Education , Oxon: Routledge, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino nesta UC tem por base o desenvolvimento de sessões teórico-práticas que premeiam o desafio, descoberta, exploração e transferência criativa dos conteúdos programáticos.

A sequência desses conteúdos e as características dos estudantes definirão os ritmos dedicados e as estratégias definidas, podendo envolver exposição, pesquisa orientada, produção, debate e análise reflexiva de diversos materiais.

A frequência dos tempos de aula presenciais respeitará o previsto na Lei.

A avaliação suporta uma componente teórico-prática com maior peso – 60% -, que incidirá sobre a elaboração de um portfólio dos trabalhos desenvolvidos nas aulas, podendo incluir recensões de artigos científicos, textos de reflexão crítica, planificações de unidades temáticas e ensaios metodológicos sobre avaliação. Todos os materiais produzidos para este portfólio serão objeto de discussão com um peso de 40% na classificação final da UC. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente teórico-prática (60%) +  discussão (20%) + exame final (20%)
Recomendar Página Voltar ao Topo