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Representação Cartográfica e Tecnologias

Código: MEG003     Sigla: RCT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 10 MEG - Plano de Estudos 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Gonçalves Fernandes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Mário Gonçalves Fernandes 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Mário Gonçalves Fernandes 1,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-05-24.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os conteúdos programáticos baseiam-se nas orientações, programas e metas curriculares definidos para o ensino básico e secundário de Geografia. No cumprimento do desígnio principal de complemento, reforço e aprofundamento dos conhecimentos académicos adquiridos pelos estudantes na sua formação de base, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- Complementar, reforçar e aprofundar a formação académica de base em Geografia, incidindo sobre os conhecimentos necessários à formação de professores para a docência da disciplina de Geografia no ensino básico e secundário;

- Valorizar a localização e a diversidade das distribuições geográficas para a compreensão dos espaços multiescalares de relação espacial;

- Selecionar saberes, metodologias e técnicas de localização e interpretação geográfica adequadas à representação do espaço em diferentes escalas.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC direciona-se para as questões da distinção da Geografia como disciplina que aborda os territórios numa perspetiva integradora entre a natureza e as sociedades, da aplicação crítica do saber e instrumentos de representação da superfície terrestre e da seleção criteriosa dos processos e elementos de localização dos diferentes elementos e temas geográficos.

Assim, com a presente UC pretende-se que os estudantes dominem conteúdos de base do conhecimento geográfico, subjacentes à docência da Geografia no Ensino Básico e Secundário. Visa-se que os estudantes desenvolvam a atualização constante e a aplicação de conhecimentos e técnicas relativas à representação da superfície terrestre e à localização de elementos da superfície terrestre.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Representação da superfície terrestre

1.1. Conceitos e formas de representação


1.2. Projeções cartográficas


1.3. Classificação e utilização das representações cartográficas


1.3.1. Ramos da Cartografia e tipos de mapas


1.3.2. Elementos do mapa


1.3.3. Escalas, generalização cartográfica e simbolização cartográfica


1.3.4. A aplicação da escala no cálculo de distâncias


1.3.5. Mapas e novas tecnologias (GPS; SIG; Google maps)


2. A localização de elementos da superfície terrestre

2.1. Localização relativa e processos de orientação


2.2. Localização absoluta e elementos geométricos da esfera terrestre


2.3. Sistemas de coordenadas

Bibliografia Obrigatória

Fernandes, M. G.; Cartografia, programa, conteúdos e métodos de ensino, Porto, FLUP, policopiado, 2008
Gaspar, Joaquim Alves; Dicionário de ciências cartográficas. ISBN: 9727572367
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e projecções cartográficas. ISBN: 972-757-151-4
Robinson, A. H. et al, ; Elementos de Cartografía, Barcelona, Ediciones Omega, 1987. ISBN: 84-282-0768-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias adotadas respondem ao desígnio expresso no artº 8 do Decreto-Lei 79-2014, ou seja, o reforço e aprofundamento do conhecimento adquirido na formação académica em Geografia pelos estudantes é agora objeto de abordagem da área de docência deste 2º ciclo numa perspetiva de complemento avançado de saberes processando-se entre momentos teóricos de e de reflexão crítica em torno de temas definidos nas orientações curriculares do ensino básico e secundário.

Assim sendo, o docente da UC fará uma gestão coordenada das sessões teórico-práticas assegurando o reforço das aprendizagens e conhecimento no âmbito da Representação Cartográfica e Tecnologias. Tendo em vista a atividade destes futuros profissionais no ensino da Geografia no EBS, ou seja, a necessidade constante de formação, atualização e questionamento sobre os conteúdos que lecionarão, as sessões desta UC compõem-se de momentos de exposição fortemente mediados por desafios de participação dos estudantes no sentido de desenvolver capacidades de mobilização e aprofundamento dos quadros teóricos e práticos.

Software

Google Earth Pro
QGis

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste (40%) + trabalho escrito (60%)
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