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Seminário de Orientação

Código: MHRIC025     Sigla: S_HRIC

Ocorrência: 2016/2017 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHRIC 20 Plano de estudos de História, Rel. Inter e Coop. 2 - 12 -
MHRIC - Plano de Estudos 2 - 12 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Vicente de Sousa Lima Loff Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2017-04-17.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Palavras Chave, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

English, Français, Español

Objetivos

O seminário de Orientação do 2º ano de Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação tem por objetivo acompanhar os estudantes na preparação da Dissertação final/ Relatório de Estágio.

Resultados de aprendizagem e competências

Através do desenvolvimento de diversas tarefas de formação, o estudante deve: 

- desenvolver e aplicar as suas capacidades de pesquisa, organização e sistematização de informação;

-dominar ferramentas e  métodos adequados à execução das tarefas necessárias à redação da sua Dissertação/ Relatório de Estágio;

- discutir e implementar as diretivas de orientação científica;

- desenvolver autonomia na prossecução das tarefas  necessárias à conclusão da sua dissertação/ estágio.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

O conteúdo programático da UC adapta-se aos projetos de investigação/ estágio em curso.

Cada orientador/a estabelecerá um calendário específico de sessões de orientação científica, a que deve acrescer a frequência de seminários e workshops extra-curriculares, quer no âmbito do MHRIC, quer fora dele.

Bibliografia Obrigatória

A bibliografia é indicada de acordo com cada projecto; A bibliografia é indicada de acordo com cada projecto

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada orientador/a fixará a metodologia que entender melhor se adapte a cada projeto de investigação e estágio. Esta deverá incluir aspetos como:

1. Desenvolvimento de leituras e análises críticas que permitam configurar um estado da arte.
2. Apresentação, pelos estudantes, das fases preliminares do seu trabalho e discussão e resolução de problemas e obstáculos levantados no desenvolvimento das tarefas de investigação e de execução.

3. Revisão e discussão das versões preliminares da dissertação/ do relatório de estágio submetidas pelo/a estudante ao/à supervisor/a.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Políticas de desenvolvimento
Humanidades > História > História contemporânea
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Estudos internacionais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 64,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 0,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 200,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

75% de presenças em OT + frequência de seminários e workshops extra-curriculares, quer no âmbito do MHRIC, quer fora dele.

Fórmula de cálculo da classificação final

A estabelecer por cada orientador/a.

Provas e trabalhos especiais

NA

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas de avaliação em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

Segundo as normas de avaliação em vigor na FLUP
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