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Filosofia e Ciência: da Idade Média à Idade Moderna

Código: DFIL025     Sigla: FCIMIM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2016/2017 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: http://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DFIL 10 DFIL - Plano de Estudos 1 - 15 45 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Isabel do Vale Oliveira e Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Paula Isabel do Vale Oliveira e Silva 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paula Isabel do Vale Oliveira e Silva 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Focado em temas de antropologia e epistemologia, o programa tem como objetivo analisar as teorias sobre a natureza humana tal como foram lidas pelos filósofos medievais após a receção do De anima de Aristóteles no Ocidente. Três temas fundamentais são analisados a partir de uma leitura diacrónica dos comentários ao De anima de Aristóteles produzidos entre os séculos XIII e XVI: i) objeto e natureza da «ciência da alma» e o seu lugar na ordem dos saberes; ii) natureza do composto humano e relação corpo-alma-espírito; iii) natureza da alma racional e doutrinas sobre o processo cognitivo humano. Especial atenção é dada às doutrinas sobre os sentidos internos, em particular à imaginação, e às doutrinas sobre a natureza do intelecto e sua função na produção do conhecimento racional.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreender o problema filosófico inerente à discussão sobre a natureza da ciência da alma. Identificar as principais posiçoes filosóficas acerca do composto humano  na Idade Média e no período de transição para a modernidade. Explicar as diferentes doutrinas acerca da natureza do intelecto e do seu papel no conhecimento humano.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. Introdução.
O de anima de Aristóteles: principais doutrinas. Receção no mundo árabe. Principais obras e doutrinas sobre o homem no ocidente, antes da receção do De anima de Aristóteles. Influencia do De anima nas doutrinas sobre o homem do período escolástico e da escolástica tardia. 

 
2. A natureza da «ciencia da alma». Discussão do objeto de estudo desta ciência. Seu lugar na ordem dos saberes: filosofia natural, metafísica, ciência intermédia?

3. A questão filosófica acerca da unidade do composto humano: corpo-alma-espirito. Duas substancias? Uma só natureza?  

4. O conhecimento sensivel e o conhecimento racional: relações entre os dois niveis cognitivos. Soluções dos filósofos.

Bibliografia Obrigatória

GAUKROGER, Stephen; The Emergence of a Scientific Culture. Science and the Shaping of Modernity: 1210-1685, Oxfrod University Press, Oxford, 2006
GLICK, T.F.– S.J. LIVESEY – F . WALLIS (eds.); Medieval Science, Technology and Medicine: An Encyclopedia, dir., (Routledge Series of Encyclopedias of the Middle Ages), Routledge, New York – London, 2005
Theology and Science in the Fourteenth Century; LIVESEY, Steven J., EJ Brill, Leiden, 1989
LOSEE, John; A historical introduction to the philosophy of science, 4th ed., Oxford University Press, Oxford , 2001 ((Introdução histórica à filosofia da Ciência, trad. Borisas Cimbleris, Ed. Itatiaia, Belo Horizonte 1979))
Meirinhos, José Francisco; Metafísica do homem. ISBN: 978-972-36-1168-7
Perler, Dominik; Transformationen der Gefuhle. ISBN: 978-3-10-061211-3 (Trasnformations of the Soul, Brill, 2009)
Leijenhorst, Cees 340; The^dynamics of Aristotelian natural philosophy from antiquity to the seventeenth century. ISBN: 90-04-12240-0
Boer, Sander Wopke de; The science of the soul. The commentary tradition on Aristotle's De anima c. 1260-1360, Leuven University Press, 2013
Dales, Richard C.; The problem of the rational soul in the thirteenth century. ISBN: 90-04-10296-5
Gutas, Dimitri; Avicenna and the Aristotelian tradition. ISBN: 90-04-08500-9
Lindberg, David; Shank, Michael; The Cambridge History of Science, Vol II, CUP, 2013

Bibliografia Complementar

BOS, A. P.; The soul and its instrumental body, Brill, 2003

Observações Bibliográficas

Bibliografia adicional será indicada em aula.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de seminário, a partir do acesso directo às fontes, com leitura e comentário de textos. Discussão com especialistas nacionais e estrangeiros, convidados para o seminário.

Palavras Chave

Humanidades
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 200,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de investigação 140,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

A determinada nas normas em vigor na FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Média da nota atribuída aos trabalhos e à participação, transferida para uma escala quantitativa.

Dois trabalhos: a recensão de 1 livro (máximo 5 pp.) e um trabalho escrito sobre um tópico do programa a apresentar oralmente no seminário.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nas modalidades previstas nos regulamentos.

Melhoria de classificação

Trabalho escrito e apresentação oral do mesmo.

Observações

n/a

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