Filosofia do Conhecimento I
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
FILO |
78 |
FILO - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
4 |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Após a frequência da disciplina os estudantes deverão ter adquirido um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea, dos principais autores e posições da história da epistemologia, bem como uma concepção da natureza dos problemas epistemológicos. Em situações novas de discussão epistemológica, os estudante deverão ainda revelar o seu domínio do vocabulário técnico da epistemologia contemporânea e a capacidade de identificar não apenas problemas epistemológicos mas a relação destes com questões metafísicas e de teoria da mente e da linguagem.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem adquirir um conhecimento panorâmico da epistemologia contemporânea bem como dos principais autores e posições da história da epistemologia, de Platão a Quine, passando por Descartes, Hume e Kant. Devem ainda ter desenvolvido a capacidade de lidar com problemas epistemológicos, dentro e fora da filosofia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Introdução - Agentes cognitivos e as suas vidas mentais.
Fontes de crenças. Teorias da justificação epistémica.
Parte I Tópicos de epistemologia
1 Cepticismo. Solipsismo. Tipos de cepticismo. 1. 1 Cepticismo sobre o mundo real exterior. R. Descartes, D. Hume e H. Putnam. 2 Definição de conhecimento. Problemas de Gettier. Fiabilismo. Teorias da verdade 3 O problema da indução. 4 A natureza do apriori.
Parte II O transcendental e a epistemologia naturalizada – leituras de Kant e Quine
1. I. Kant, Crítica da Razão Pura. 2. W.V. Quine, Dois Dogmas do Empirismo.
Parte III Entre ciência cognitiva e epistemologia
1 A ideia de ‘ciência cognitiva’ – alguma história. Algoritmos, Máquina de Turing, Máquina de Turing Universal. 2 O que é (para uma entidade) ter uma vida mental? - Teste de Turing, Behaviorismo, Cognitivismo. A natureza da inteligência: H. Putnam e J. Fodor. A natureza da consciência: J. Searle, T. Nagel e D. Dennett.
Bibliografia Obrigatória
Miguens, Sofia;
Compreender a mente e o conhecimento. ISBN: 978-972-8932-50-3
Kant, Immanuel, 1724-1804;
Crítica da razão pura. ISBN: 972-31-0623-X
Hume, David, 1711-1776;
Investigação sobre o entendimento humano. ISBN: 972-27-1186-5
Hume, David, 1711-1776;
Tratado da natureza humana. ISBN: 973-31-0936-0
Descartes, René, 1596-1650;
Meditações metafísicas
Quine, Willard Van Orman;
From a logical point of view
Nagel, Thomas;
Que quer dizer tudo isto?. ISBN: 972-662-421-5
Huemer, M. & Audi, R., eds; Epistemology - contemporary readings, London, Routledge, 2002
O'Brien, Dan; Introdução à teoria do conhecimento, Lisboa, Gradiva, 2013
Platão, 428-348 a.C;
Teeteto
Bibliografia Complementar
Blackburn, Simon;
Dicionário de filosofia. ISBN: 972-662-532-7
Editor: Edward ZALTA; The Stanford Encyclopedia of Philosophy http.//plato.stanford.edu), The Metaphysics Research Lab Center for the Study of Language and Information Stanford University Stanford, CA 94305-4115
Andler, Daniel 300;
Introduction aux sciences cognitives. ISBN: 2-07-032577-6
Gardner, Howard;
A^nova ciência da mente. ISBN: 972-708683-7
Branquinho, João 340;
Enciclopédia de termos lógico-filosóficos. ISBN: 972-662-801-6
Kenny, Anthony;
História concisa da filosofia ocidental. ISBN: 972-759-169-8
Morton, Adam;
A^guide through the theory of knowledge. ISBN: 0-631-20005-3
Rorty, Richard;
A^filosofia e o espelho da natureza. ISBN: 972-20-2684-4
Boghossian, Paul 340;
New essays on the A Priori. ISBN: 0-19-924127-9
Audi, Robert;
Epistemology. ISBN: 0-415-28109-1
Stroud, Barry; Philosophers past and present, Oxford, Oxford University Press, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura e discussão de textos). Existe um guião de curso, que apoia a progressão na leccionação do programa. Os tópicos do programa serão ainda abordados em textos seleccionados trabalhados no horário de orientação tutorial. Esses textos estarão disponíveis online na página da disciplina. É solicitada e encorajada a participação dos alunos. É obrigatória a apresentação de um trabalho de pesquisa para a obtenção da frequência. Exame (50%) + Trabalho de pesquisa (50%)
Palavras Chave
Humanidades > Filosofia > Epistemologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
110,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Exame final. É ainda obrigatória a apresentação de um ensaio para a obtenção da classificação final. A data limite para a entrega do ensaio é a data de realização do exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final (50%) + ensaio (50%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação em vigor. As normas aplicam-se a ambos os componentes da avaliação (exame e ensaio).