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Alemão B1.2

Código: LLC006     Sigla: AB1.2

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LA 13 LA - Plano de Estudos 2 - 6 52 162
3
LLC 18 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3
LRI 22 Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 2 - 6 52 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Thomas Juan Carlos Husgen Regente

Docência - Horas

Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Prática Totais 2 6,00
Ingrid Scholz 6,00
Orientação Tutorial Totais 2 2,00
Ingrid Scholz 2,00

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta unidade curricular os aprendentes de língua alemã deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível B1.2 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência nas competências: ouvir, ler, falar e escrever. No final do semestre deverão ser capazes de: compreender sequências faladas e textos escritos em que predomine uma linguagem corrente do quotidiano, participar ativamente, e sem preparação prévia, de uma conversa em língua alemã sobre assuntos conhecidos, produzir textos articulados e coerentes sobre temas familiares e de interesse pessoal, descrevendo impressões e expondo a sua opinião, dominar a terminologia e o uso de estruturas gramaticais adequadas para este nível e alargar o interesse por realidades socioculturais diferentes.

Resultados de aprendizagem e competências

Através do trabalho com o manual (studio d B1), que contém uma vasta gama de exercícios e tarefas que visam desenvolver, de uma maneira sistemática e progressiva, as quatro competências e o léxico, assim como a fonética e as estruturas gramaticais, os estudantes consolidarão e aprofundarão os seus conhecimentos e capacidades linguísticas previstos no CECR para o nível B1.2. Além disso, terão acesso a aspetos da realidade social e da variedade cultural dos países de língua alemã através do trabalho com os textos escritos e recursos audiovisuais. Os conteúdos gramaticais (conjugação verbal, orações subordinadas, orações negativas, nominalizações e declinação dos adjetivos) e o léxico serão trabalhados em situações de uso da língua, visando a compreensão, a elaboração e a expressão de enunciados relacionados com os atos de fala.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Esta unidade curricular pressupõe a familiaridade com os conteúdos do nível B1.1.

Programa

Na UC de Alemão B1.2 serão trabalhados o vocabulário e as expressões idiomáticas relacionados com os temas propostos pelo manual adotado (studio d B1). Os estudantes irão conhecer aspetos da migração nos países de língua alemã e estudar questões pertinentes ao contexto político na Alemanha e na Europa. Outros temas como conflitos interculturais, a preocupação com o meio ambiente e a relação entre diferentes generações na Alemanha serão abordados ao longo do curso. Os estudantes desenvolverão competências lexicais e gramaticais necessárias para a construção de enunciados referentes aos seguintes atos de fala: formular hipóteses e prognoses, comentar situações quotidianas relativas a diferenças interculturais, discutir temas polêmcios, descrever um gráfico, expressar sentimentos. No plano gramatical serão focados: modos conjuntivo, orações condicionais, temporais e causais, preposições, forma passiva e formação de palavras por sufuxação. Através do trabalho com textos autênticos e o uso de recursos multimedia, serão veiculados aspetos socioculturais da Alemanha atual.

Bibliografia Obrigatória

Funk, Hermann; Studio d. B1. Kurs- und Übungsbuch mit Lerner CD., Cornelsen. ISBN: 3-464-20719-2 ((no nível B1.2 serao estudadas as licoes 6 a 10))

Observações Bibliográficas






Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através de diferentes estratégias didáticas, será adotada uma abordagem comunicativa visando integrar diferentes competências linguísticas, com o objetivo de promover uma comunicação relevante e autêntica em alemão. O processo de aprendizagem da língua será criativo e construtivo, englobando correção e precisão linguísticas. A avaliação contínua das aprendizagens, sem exame final, tem o objetivo de estimular o trabalho progressivo, oferecendo uma análise regular sobre as competências desenvolvidas pelos aprendentes. Dentro deste modo de avaliação, dar-se-á grande importância à participação ativa e contínua dos estudantes em aula, incluindo assiduidade, estudo autónomo, empenho na realização das tarefas e entrega dos trabalhos propostos. Através de testes escritos e orais, serão avaliadas, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência, as competências linguístico-pragmáticas e sociolinguísticas adquiridas tanto na compreensão e interação oral, como na interpretação escrita e produção textual (componente oral: 40%; componente escrita: 60%). Nas aulas, os estudantes deverão interagir com os colegas e a docente exclusivamente em língua alemã.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Teste 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre para combinar uma modalidade de avaliação alternativa.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é composta pela nota escrita e a nota oral, sendo o peso da avaliação escrita (testes escritos e testes de produção textual) 60% e o peso da avaliação oral (prova oral e provas de compreensão auditiva) 40%. Para obter aprovação o estudante deverá atingir no mínimo 10 pontos em cada componente (escrito e oral) e a média de no mínimo 10 pontos (numa escala de 0-20).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP: Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) deverão fazer os componentes da avaliação distribuída. O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado nos sumários da disciplina no início do semestre. É obrigatório combinar pessoalmente com a docente, no decorrer do semestre, um dia para a prova oral. Durante o semestre, seguir atentamente os sumários para não perder os prazos de eventuais projectos.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

E-Mail da docente: scholz.i@gmx.de
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