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Comunicações Digitais e Internet

Código: CC011     Sigla: CDINT

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~ssn/2013/cdi/
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 112 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 52 135

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sérgio Sobral Nunes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 5 15,00
Sérgio Sobral Nunes 10,00
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira 5,00
Orientação Tutorial Totais 5 5,00
Bruno Sérgio Gonçalves Giesteira 5,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-07-12.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Melhoria de classificação, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina tem como objetivos dotar os estudantes de:

(1) Conhecimentos sobre os meios de comunicação digitais com particular destaque para a Internet;
(2) Conhecimentos práticos sobre a análise, conceção, arquitetura e produção de sítios web;
(3) Conhecimentos ao nível da arquitetura e desenho de informação, orientados para o desenvolvimento de conteúdos web.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:

- Identificar as características dos meios digitais.
- Compreender o funcionamento das redes de comunicação.
- Conhecer a história, a arquitetura e os serviços da Internet.
- Conhecer as origens e o funcionamento da World Wide Web.
- Conceber, estruturar e produzir conteúdos para a web utilizando HTML e CSS.
- Compreender os mecanismos que suportam os sistemas de pesquisa na web.
- Planear e executar pesquisas avançadas na web.
- Compreender os processos envolvidos na gestão de informação e princípios do desenho de informação relevantes para a otimização de conteúdos web.
- Planear o desenvolvimento de um conteúdo web: da macro estrutura ao protótipo final.
- Depurar competências gráficas e estéticas em conformidade com as particularidades da web como meio interativo e multimédia.
- Conceber e implementar conteúdos web: da infografia jornalística ao sítio web.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Informação e Comunicação Digital

Informação digital: conceitos, caraterísticas, tecnologias e produção de conteúdos digitais.
Redes de comunicação: conceitos, história, tecnologias e serviços.


Internet

A Internet: definição, perspetiva história, indicadores estatísticos, produção de conteúdos, disponibilização de dados e informação, tecnologias de acesso, principais serviços e segurança.


World Wide Web

World Wide Web: apresentação, evolução histórica, pesquisa de informação, estruturação de conteúdos e principais tecnologias. Análise crítica de conteúdos na WWW.
HyperText Markup Language (HTML): apresentação, estruturação de documentos, principais elementos e atributos.
Cascading Style Sheets (CSS): apresentação, principais regras e propriedades.
Pesquisa de informação na WWW: funcionamento dos motores de pesquisa, técnicas de pesquisa, optimização de conteúdos.


Design de Informação

Objetos vetoriais e/ou matriciais de suporte à informação visual on-line.
Macro-estrutura de um sítio web e vocabulário visual apropriado.
Navegação lógica e coerente na WWW.
Organização e hierarquização dos conteúdos na WWW.
Desenho de interfaces.

Bibliografia Obrigatória

Lemos, Manuel; Estar na internet. ISBN: 972-8298-94-3
Castro, Elizabeth; Creating a web page with HTML. ISBN: 0-321-27847-X
Roy Mckelvey; Hypermedia Graphics, Rotovision. ISBN: 2-88046-329-7
Tufte, Edward R.; Envisioning information. ISBN: 0-9613921-1-8
Tufte, Edward R.; Beautiful evidence. ISBN: 0-9613921-7-7

Bibliografia Complementar

Gralla, Preston; How the Internet works, QUE
Comer, Douglas E.; The^Internet book

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas são estruturadas em duas partes:

(1) exposição dos conteúdos teóricos, com recurso a meios audiovisuais;
(2) realização de exercícios pelos alunos sobre os temas do programa.

As aulas servirão também para discutir e acompanhar os projetos dos estudantes.

Software

Adobe Photoshop
Macromedia Freehand

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 55,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 23,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

A aprovação na disciplina está condicionada à obtenção de 40% a qualquer uma das componentes da avaliação. Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Análise Sítio Web (Informática + Design) - 20%
Projeto Final (Informática + Design) - 40%
Exame (Informática + Design) - 40%

Esta unidade curricular, dada a sua forte componente prática, não é passível de avaliação em momento único, pelo que não poderá ser substituída por exame de recurso escrito.

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas pode obrigar à discussão oral dos elementos de avaliação apresentados e à realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na disciplina.

Todos os estudantes que reúnam condições para prestar provas na época especial de conclusão do ciclo de estudos (setembro) deverão realizar dois trabalhos práticos (análise e produção de um sítio web) e uma prova teórica.

Melhoria de classificação

Apenas a nota de exame pode ser melhorada em época de recurso. A melhoria da classificação prática requer a inscrição na edição seguinte da disciplina, de forma a cumprir os requisitos estabelecidos.

Observações

Todos os trabalhos devem ser acompanhados pelos docentes, sob pena de não serem considerados no processo de classificação. Todos os elementos do grupo devem estar presentes na apresentação do projeto final.

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