Arqueologia e Património
Ocorrência: 2013/2014 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar e comunicar; apoiar a experimentação no exterior.
Resultados de aprendizagem e competências
Promover a aprendizagem de conceitos, metodologias e métodos aplicados a esta área disciplinar; ter capacidade de identificar formas específicas de gestão, preservação e utilização do recurso; adquirir informação sobre os procedimentos e projectos em curso.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não aplicável
Programa
1. 1. A Arqueologia e a sua evolução concetual
2. 2. Especificidade e diversidade do património Arqueológico
3. 3. Os caminhos do Património na História Contemporânea
4. 4. A descoberta do Património Arqueológico e a emergência da Arqueologia em Portugal
5. 5. A proteção e gestão do Património Arqueológico
6. 6. A musealização de sítios, monumentos e territórios
7. 7. Passado, Património e Turismo
Tema monográfico: um caso prático de estudo de materiais arqueológicos
Bibliografia Obrigatória
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; Riegle e Hoje, FLUP, 1993 (in Revista da Faculdade de Letras: História (2ª série, 10). Porto, 407-416)
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; Património: o seu entendimento e a sua gestão, Edições Etnos, 1998
BAHN, Paul; Arqueologia. Uma breve introdução , Gradiva, 1997. ISBN: 972-662-550-5
CABRAL, Clara Bertrand; Património Cultural Imaterial. Convenção da Unesco e seus contextos, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1669-4
CHOAY, Françoise; Património e Mundialização, Editora Licorne/CHAIA, 2005. ISBN: 978-972-8661-61-8 (3ª ed.)
CHOAY, Françoise ; As questões do património. Antologia para um combate, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1624-3
COELHO, Maria Eduarda Leal (Coord.); Dar Futuro ao Passado, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1993
CUSTÓDIO, Jorge (Coord.); 100 Anos de Património: memória e identidade. Portugal 1910-2010, IGESPAR, 2010. ISBN: 978-989-8052-20-9
GUILLAUME, Marc; A Política do Património, Campo das Letras, 2003
LAMY, Yon (Dir.); L’alchimie du patrimoine: discours et politiques, ÉdItions de la Maison des Sciences de l’Hommes d’Aquitaine, 1996. ISBN: 2-85892-221-7
LOPES, Flávio ; Património Arquitetónico e Arqueológico. Noção e normas de protecção, Caleidoscópio, 2012. ISBN: 978-989-658-190-9
LOPES, Flávio; CORREIA, Miguel Brito; Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Livros Horizonte, 2004. ISBN: 972-24-1307-4
LOWENTHAL, David; The Past is a foreign country, Cambridge University Press, 1985. ISBN: 0-521-22415-2
SCHNAPP, Alain; La conquête du passé. Aux origines de l’Archéologie, Éditions du Carré, 1993
Vários; Património, Balanço e perspetivas 2000-2006, Ministério da Cultura - Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 2000. ISBN: 972-8087-77-2
Choay, Françoise;
A^alegoria do património. ISBN: 972-44-1037-4
Almeida, Carlos Alberto Ferreira de, 1934-1996; Patrimonio
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas com utilização de meios audiovisuais, acolhimento de responsáveis por serviços de administração e por projectos, visitas de campo.
Valorização da participação nas aulas, pelo debate e pela apresentação de situações do conhecimento do aluno. Incentivo à investigação, que se traduz na realização de um trabalho individual, orientado, com pesquisa original, de temática no âmbito do programa.
Palavras Chave
Humanidades > História > Arqueologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
58,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei e nos regulamentos da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação ativa nas aulas e visitas de estudo = 30%
Trabalho escrito = 70 %
Provas e trabalhos especiais
A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas e visitas de estudo pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo, e / ou a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na unidade curricular.
Trabalho de estágio/projeto
não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não aplicável
Melhoria de classificação
possibilidade de repetir o(s) teste(s) na época de recurso
Observações
não aplicável