Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > ARQU016

Arqueologia e Património

Código: ARQU016     Sigla: ARQPAT

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 48 Plano Oficial a partir de 2008/2009 1 - 6 -
2
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver a consciência cívica e o apreço pela diversidade cultural; incentivar competências pluridisciplinares; gerar atitudes informadas e críticas em prol da preservação e valorização do património; reiterar a prática de investigar, interpretar e comunicar; apoiar a experimentação no exterior.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Promover a aprendizagem de conceitos, metodologias e métodos aplicados a esta área disciplinar; ter capacidade de identificar formas específicas de gestão, preservação e utilização do recurso; adquirir informação sobre os procedimentos e projectos em curso.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


não aplicável

Programa

1.   1. A Arqueologia e a sua evolução concetual

2.   2. Especificidade e diversidade do património Arqueológico

3.   3. Os caminhos do Património na História Contemporânea

4.   4. A descoberta do Património Arqueológico e a emergência da Arqueologia em Portugal

5.   5. A proteção e gestão do Património Arqueológico

6.   6. A musealização de sítios, monumentos e territórios

7.   7. Passado, Património e Turismo

Tema monográfico: um caso prático de estudo de materiais arqueológicos

Bibliografia Obrigatória

ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; Riegle e Hoje, FLUP, 1993 (in Revista da Faculdade de Letras: História (2ª série, 10). Porto, 407-416)
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de; Património: o seu entendimento e a sua gestão, Edições Etnos, 1998
BAHN, Paul; Arqueologia. Uma breve introdução , Gradiva, 1997. ISBN: 972-662-550-5
CABRAL, Clara Bertrand; Património Cultural Imaterial. Convenção da Unesco e seus contextos, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1669-4
CHOAY, Françoise; Património e Mundialização, Editora Licorne/CHAIA, 2005. ISBN: 978-972-8661-61-8 (3ª ed.)
CHOAY, Françoise ; As questões do património. Antologia para um combate, Edições 70, 2011. ISBN: 978-972-44-1624-3
COELHO, Maria Eduarda Leal (Coord.); Dar Futuro ao Passado, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1993
CUSTÓDIO, Jorge (Coord.); 100 Anos de Património: memória e identidade. Portugal 1910-2010, IGESPAR, 2010. ISBN: 978-989-8052-20-9
GUILLAUME, Marc; A Política do Património, Campo das Letras, 2003
LAMY, Yon (Dir.); L’alchimie du patrimoine: discours et politiques, ÉdItions de la Maison des Sciences de l’Hommes d’Aquitaine, 1996. ISBN: 2-85892-221-7
LOPES, Flávio ; Património Arquitetónico e Arqueológico. Noção e normas de protecção, Caleidoscópio, 2012. ISBN: 978-989-658-190-9
LOPES, Flávio; CORREIA, Miguel Brito; Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, recomendações e convenções internacionais, Livros Horizonte, 2004. ISBN: 972-24-1307-4
LOWENTHAL, David; The Past is a foreign country, Cambridge University Press, 1985. ISBN: 0-521-22415-2
SCHNAPP, Alain; La conquête du passé. Aux origines de l’Archéologie, Éditions du Carré, 1993
Vários; Património, Balanço e perspetivas 2000-2006, Ministério da Cultura - Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 2000. ISBN: 972-8087-77-2
Choay, Françoise; A^alegoria do património. ISBN: 972-44-1037-4
Almeida, Carlos Alberto Ferreira de, 1934-1996; Patrimonio

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas com utilização de meios audiovisuais, acolhimento de responsáveis por serviços de administração e por projectos, visitas de campo.

Valorização da participação nas aulas, pelo debate e pela apresentação de situações do conhecimento do aluno. Incentivo à investigação, que se traduz na realização de um trabalho individual, orientado, com pesquisa original, de temática no âmbito do programa.

Palavras Chave

Humanidades > História > Arqueologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 58,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação ativa nas aulas e visitas de estudo = 30%

Trabalho escrito = 70 %

Provas e trabalhos especiais

A não participação, nos casos previstos, em 75% das aulas e visitas de estudo pode requerer discussão oral dos elementos de avaliação apresentados, o que será indicado pelo docente até ao final do período lectivo, e / ou a realização de uma prova escrita sobre as matérias tratadas na unidade curricular.

Trabalho de estágio/projeto


não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

não aplicável

Melhoria de classificação

   possibilidade de repetir o(s) teste(s) na época de recurso

Observações


não aplicável

Recomendar Página Voltar ao Topo