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Ruturas e Continuidades na Poesia Portuguesa Contemporânea I

Código: MELCI058     Sigla: RCPPC1

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MELCI 6 Ramo de E. Românicos e Clássicos - Lit. Portuguesa 1 - 6 - -
Ramo de E.Românicos e Clássicos - Cult. Ibéricas 1 - 6 - -
Ramo de E. Românicos e Clássicos- Lit. Clássicas 1 - 6 - -
Plano Oficial do ano letivo 2013_2014 1 - 6 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rosa Maria Martelo Fernandes Pereira Regente

Docência - Horas

Teórica: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 2,00
Rosa Maria Martelo Fernandes Pereira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Tomando por referência o ano de 1961, pretende-se trabalhar maioritariamente com textos extraídos de livros de poesia publicados nesse ano, embora tendo em conta outros livros, vindos a público numa faixa cronológica próxima. O objectivo principal do estudo a desenvolver é o de analisar e descrever criticamente um momento significativo para a poesia portuguesa, usando-o como ponto de referência para a exploração da diversidade das poéticas então em presença. Embora sejam valorizadas as obras de poetas emergentes – Herberto Helder, Gastão Cruz, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge, Ruy Belo – serão tidos em conta os percursos de outros autores, como Eugénio de Andrade, Sophia, Cesariny, Ramos Rosa, Carlos de Oliveira, de forma a que os estudantes possam desenvolver uma perspectiva de análise ampla e integradora, na qual os novos caminhos então delineados para a poesia portuguesa sejam articulados com as diferentes tradições com as quais dialogam.

Resultados de aprendizagem e competências

Distinguir, analisar e avaliar criticamente as diferentes poéticas em presença na poesia portuguesa da década de 60; produzir discurso crítico tendo como objecto as obras dos autores estudados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

PROGRAMA 1. Labor poético e novo discurso 1.1 Opacidade discursiva, metadiscurso e revalorização da textualidade 1.2 Discursivismo, experimentalismo e antidiscursivismo 1.3 Sentido e significância; visão e visionarismo; metáfora e transfiguração 2. Poesia e resistência 2.1 Subversão do discurso e contrapoder 2.2 Somatização estrutural e fragmentação discursiva 3. Construções da subjectividade 3.1 Lirismo, anti-expressivismo e contenção lírica 3.2 O corpo e a escrita 4. Inovação e tradição 4.1 Herança modernista, neo-vanguardismo e experimentalismo 4.2 Diálogos com a poesia dos anos 50: realismo; anti-realismo, surrealismo 4.3 O abrandamento do princípio de ruptura: a vanguarda como “estilo” Principais autores de referência: Carlos de Oliveira; Sophia de Mello Breyner Andresen; Jorge de Sena,; Eugénio de Andrade; Mário Cesariny; Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Herberto Helder, E. M. de Melo e Castro, Ruy Belo, Gastão Cruz, Fiama Hasse Pais Brandão e Luiza Neto Jorge.

Bibliografia Obrigatória

AA. VV.; Poesia 61, 1961
Andrade, Eugénio de, pseud., 1923-2005; Poesia. ISBN: 972-8465-33-5
Andresen, Sofia de Melo Breyner, 1919-2004; Livro sexto. ISBN: 972-21-1591-X
Andresen, Sofia de Melo Breyner, 1919-2004; O^cristo cigano. ISBN: 972-21-1590-1
Belo Ruy; Todos os Poemas, Assírio & Alvim, 2000
Cesariny, Mário, 1923-2006; Manual de prestidigitação. ISBN: 972-37-1007-2
Cruz Gastão; Os Poemas, Assírio & Alvim, 2009
Helder, Herberto, 1930-; A colher na boca
Jorge, Luiza Neto, 1939-1989; Poesia 1960-1989. ISBN: 972-37-0352-1
Oliveira, Carlos de, 1921-1981; Trabalho poético
Sena, Jorge de, 1919-1978; Poesia I
Sousa, Carlos Mendes de 340; Antologia da poesia experimental portuguesa. ISBN: 972-8827-23-7

Observações Bibliográficas

A bibliografia completa da disciplina está classificada em três áreas. Sendo, por isso, pouco compatível com esta apresentação, será fornecida aos estudantes na pasta DOCUMENTOS.

NOTA: As obras agora indicadas não serão lidas na íntegra.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Regime de seminário.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Critica literária
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas românicas > Literatura portuguesa

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 107,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência obrigatória de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A definir depois de explicitados e acordados com os alunos os métodos de trabalho.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

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