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História Moderna de Portugal

Código: ARQU038     Sigla: HMOD

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arqueologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ARQU 29 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 6 52 162
GEOGR 18 GEOGR - Plano de Estudos 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Espera-se que os alunos adquiram um conhecimento detalhado do período específico. Serão sensibilizados para os diferentes olhares historiográficos relativos às questões abordadas, esperando-se que adquiram a capacidade de utilizar a terminologia e conceitos próprios à história social e económica do período em questão. Os objectivos, em consonância com as vertentes básicas orientadoras do conhecimento, teoria e método em história, serão apresentados e discutidos com os alunos no início do semestre.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão se capazes de identificar as questões identificadoras deste período. Deverão estar na posse de utensílios de reflexão sobre aspetos de história social e económica. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Os descobrimentos e a expansão 1.1 Expansão portuguesa e expansão europeia 1.2 Impacto da expansão no espaço metropolitano 2. Os quadros económicos 2.1 A produção: o peso da economia agrícola 2.2 As trocas e as comunicações 2.3 A divisão administrativa, os poderes e a economia 3. A estrutura da sociedade portuguesa no período moderno 3.1 Estratificação social e possibilidades de mobilidade 3.2 Formas de representação social

Bibliografia Obrigatória

Godinho, V. M.,; Os descobrimentos e a economia mundial, Presença, 1981-1983
Godinho, V. M.,; A estrutura da antiga sociedade portuguesa, Arcádia, 1977
Lains, P., Silva,A. Ferreira; História Económica de Portugal 1700-2000,vol1., Instituto Ciências Sociais, 2005. ISBN: isbn 972-671-138-X
Marques, A.H.Oliveira; História de Portugal,vol1 e 2, Pallas, 1982. ISBN: isbn 972-23-2254-0
Marques, A.H. Oliveira e Serrão, Joel (dir); Nova História de Portugal, vol. V e VII, Presença, 1998, 2002. ISBN: 972-23-2295-8 e 972-23-2787-9
Mattoso, José (dir); História de Portugal , vol. III e IV, Círculo dos Leitores, 1994. ISBN: 972-42-0589-8
Ribeiro, Orlando; Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Ed. Sá da Costa, 1988. ISBN: 972-9230-39-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A orientação tutorial pretende apoiar a aprendizagem individual e colectiva de forma a que se possa realizar a ponte entre a exposição de ideias e conhecimentos e a reflexão em torno dos mesmos, tendo em conta os materiais de informação de que se parte. Os meios para tal passam por exercícios de leitura comentada, de pequenos ensaios sobre questões bem definidas e de uma primeira aproximação crítica às fontes documentais.

Palavras Chave

Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História económica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Total: 86,00

Obtenção de frequência

A frequência das sessões de orientação tutorial será registada em folhas de presença. Os estudantes que se encontrem dispensados da frequência das aulas, em virtude do seu estatuto especial, devem contactar a docente logo no início do semestre. A possibilidade de utilizar a época de recurso é garantida a quem, durante a época normal, tiver apresentado, pelo menos dois dos trabalhos previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exercício de leitura orientada: 30% Ensaio:35% Avaliação de fontes informativas:35%

Teste 1: exercício de leitura orientada

Provas e trabalhos especiais

Para os alunos com necessidades especiais, e segundo a normas de avaliação da FLUP, poderá ocorrer uma prova especial em que demonstrem os conhecimentos associados aos objectivos da disciplina.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica. As indicações para estes estudantes são as estabelecidas no modelo geral da avaliação da cadeira.

Melhoria de classificação

De acordo com o disposto para a época normal. 

Observações

O recurso só é possível ao estudante que tenha submetido na época normal, pelo menos, 2 dos exercícios propostos.

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