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Marketing Cultural

Código: MECC005     Sigla: MC

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 21 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 8 4 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo de Jesus Faustino Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Paulo de Jesus Faustino 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
João Paulo de Jesus Faustino 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Compreender o Marketing e a sua aplicação cultural;
 Direccionar correctamente a Comunicação e elaborar correctamente um projecto de financiamento;
 Compreender a importância do marketing numa organização cultural ou “bem” artístico e elaborar um plano de marketing para a organização;
 Compreender a importância do marketing Cultural para a empresa (patrocinadora), a sua operacionalidade e resultados;
 Avaliar, escolher e financiar projectos e utilizar ferramentas de controlo dos resultados e do retorno do investimento

Programa

1. Do Marketing ao Marketing Cultural

1.1. Breve conceito de Cultura
1.2. Marketing como filosofia de gestão
1.3. O Marketing Estratégico
1.4. O Marketing Operacional

2. Marketing Cultural

2.1. Origem
2.2. Conceito e comparação com o Marketing tradicional
2.3. Financiamento

Bibliografia Obrigatória

KOTLER, Philip ; Administração de Marketing: A edição do novo milénio, 10ª Edição., Prentice-Hall, S. Paulo , 2000

Bibliografia Complementar

MENDES, José Vieira; Marketing, Patrocínio e Mecenato, Texto Editora, 1991

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aos alunos é pedida a sua participação na:
1. Realização de casos práticos;
2. Elaboração de trabalhos teórico/práticos;
3. Discussão nas aulas.

Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que a correcção de um docente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 72,00
Exame Final Exame 2,00
Elaboração de Trabalhos Trabalho escrito 100,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação das matérias leccionadas Estudo autónomo 42
Total: 42,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação, haverá dois momentos de avaliação. Um trabalho de grupo de 4 elementos e um teste final.
Os alunos terão de ter nota positiva em todos os momentos de avaliação

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final: 40% trabalho (25% relatório + 15% apresentação) + 60% Exame
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