Marketing Cultural
Ocorrência: 2012/2013 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender o Marketing e a sua aplicação cultural;
Direccionar correctamente a Comunicação e elaborar correctamente um projecto de financiamento;
Compreender a importância do marketing numa organização cultural ou “bem” artístico e elaborar um plano de marketing para a organização;
Compreender a importância do marketing Cultural para a empresa (patrocinadora), a sua operacionalidade e resultados;
Avaliar, escolher e financiar projectos e utilizar ferramentas de controlo dos resultados e do retorno do investimento
Programa
1. Do Marketing ao Marketing Cultural
1.1. Breve conceito de Cultura
1.2. Marketing como filosofia de gestão
1.3. O Marketing Estratégico
1.4. O Marketing Operacional
2. Marketing Cultural
2.1. Origem
2.2. Conceito e comparação com o Marketing tradicional
2.3. Financiamento
Bibliografia Obrigatória
KOTLER, Philip ; Administração de Marketing: A edição do novo milénio, 10ª Edição., Prentice-Hall, S. Paulo , 2000
Bibliografia Complementar
MENDES, José Vieira; Marketing, Patrocínio e Mecenato, Texto Editora, 1991
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aos alunos é pedida a sua participação na:
1. Realização de casos práticos;
2. Elaboração de trabalhos teórico/práticos;
3. Discussão nas aulas.
Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que a correcção de um docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
72,00 |
|
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Exame Final |
Exame |
2,00 |
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Elaboração de Trabalhos |
Trabalho escrito |
100,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação das matérias leccionadas |
Estudo autónomo |
42 |
|
|
Total: |
42,00 |
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Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento de Avaliação, haverá dois momentos de avaliação. Um trabalho de grupo de 4 elementos e um teste final.
Os alunos terão de ter nota positiva em todos os momentos de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final: 40% trabalho (25% relatório + 15% apresentação) + 60% Exame