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Seminário de Comunicação Política

Código: MECC011     Sigla: SCP

Ocorrência: 2012/2013 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3869
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 11 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 20 4 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Laura Dias de Lima Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Seminário: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Helena Laura Dias de Lima 1,50
Fernando António Dias Zamith Silva 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Helena Laura Dias de Lima 0,50
Fernando António Dias Zamith Silva 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular versa sobre os principais conceitos e dimensões da comunicação política, tais como o desempenho democrático dos media, a mediatização da política e a representação da política pelos media. Para além da propaganda e do info-entretenimento, da personalização da política e a exploração dos escândalos, especial atenção é dada à comunicação estratégica nas campanhas eleitorais e no marketing político, bem como às questões relacionadas com a utilização política dos media digitais interativos e as implicações na esfera pública e na democracia.
Os seminários versam sobre as principais correntes teóricas da comunicação política, justapondo evidência empírica de estudos de caso internacionais com os da realidade portuguesa.
A multiplicidade de tópicos e a diversidade de palestrantes propostos, a par da orientação tutorial ministrada ao longo do semestre, capacitarão os estudantes para promoverem uma análise crítica dos temas mais prementes desta área científica. No final desta unidade curricular, os mestrandos ficarão igualmente dotados de competências específicas para desenvolverem investigação na área da comunicação política.

Programa

1 - Introdução e Tendências da Comunicação Política
2 - A Comunicação Política das Instituições
3 – Comunicação Política nas Campanhas Eleitorais
4 - Media, Democracia e Cidadania
5 - Propaganda
6 - Impacto dos Media na Política
7 - Novos Media e Cenários Futuros da Comunicação Política

Bibliografia Obrigatória

Correia, João Carlos et al. (org.); Conceitos de Comunicação Política, Livros Labcom, 2010. ISBN: 978-989-654-039-5 (http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110817-correia_conceitos_2010.pdf)
Hallin, Daniel C. & Mancini, Paolo; Sistemas de Media: Estudo Comparativo - Três modelos de comunicação e política, Livros Horizonte, 2010. ISBN: 978-972-24-1688-7
Hallin, Daniel C. and Mancini, Paolo; Comparing Media Systems : Three Models of Media and Politics, Cambridge University Press, 2004
Karen Sanders; Communicating Politics in the XXI Century, Palgrave, 2009
Negrine, Ralph; The Communication of Politics, London:Sage, 1996
Negrine, R. & Stanyer, J.; The Political Communication Reader, Routledge , 2007
Norris, Pippa; Virtuous Circle: Political Communication in Post-Industrial Societies, Cambridge University Press, 2000
Quivy, R. & Campenhoudt, L.V.; Manuel de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, 1992
Rawnsley, G.; Political Communication and Democracy, Palgrave Macmillan , 2005

Bibliografia Complementar

Baum, Matthew ; Soft News Goes to War, Oxfordshire:Princeton University Press, 2003
Bezzon, Lara C; Comunicação, Política e Sociedade, Alinea, 2005
Blumler, Jay G. & Kavanagh, D.; The Third Age of Political Communication: Influences and Features, 1999 (Political Communication, 16: 209-230)
Castells, Manuel; Communication, Power and Counter-power in the Network Society, 2007 (International Journal of Communication 1, 238-266)
Mesquita, Mário; O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea, Minerva Coimbra, 2003
Santos, Hália C.; A Comunicação Política do XVII Governo de Portugal, 2005 (Livro de Actas 4º Congresso SOPCOM: 677-689)
Zaller, John; A Theory of Media Politics - How the Interests of Politicians, Journalists, and Citizens Shape the News, 1999 (http://www.sscnet.ucla.edu/polisci/faculty/zaller/media%20politics%20book%20.pdf)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo, seminários/conferências, tutorias e elaboração/apresentação oral de projetos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 116,00
Apresentação e arguição de trabalhos Exame 16,00
Elaboração de Trabalhos Trabalho escrito 408,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Realização e apresentação oral de 1 trabalho, frequência e participação nos seminários e nas sessões de OT (obrigatoriedade de frequência de pelo menos 75% dos seminários), e realização de recensão de 3 das conferências.

Fórmula de cálculo da classificação final

60% - Projeto de investigação;
20% - Recensão de 3 conferências;
20% - Assiduidade e participação nas sessões letivas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas da Faculdade de Letras.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas da Faculdade de Letras.
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