Marketing Político
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Analisar, numa perspectiva de gestão, o conceito de marketing como um sistema que visa a satisfação das necessidades dos consumidores e como catalisador da actividade de todos os negócios. Fazer a ponte para o marketing político de modo a desenvolver as competências de informar e comunicar com o eleitor, ao nível da orientação das ideias do partido/ candidato/ governo em função das necessidades que se detectam junto do seu público-alvo.
Programa
1 O MARKETING
2. DIAGNÓSTICO INTERNO
3. DIAGNÓSTICO EXTERNO
4. ANÁLISE SWOT
5. DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS
6. SEGMENTAÇÃO
7. POSICIONAMENTO
8. EVOLUÇÃO DO MARKETING POLÍTICO
9. ANÁLISE DO MERCADO POLÍTICO
10. ESTRATÉGIA DE MARKETING POLITICO
11. LIMITAÇÕES DO MARKETING POLÍTICO
Bibliografia Obrigatória
NEWMAN, Bruce ; Handbook of Political Marketing, , SAGE Publications, United Kingdom, 1999
KOTLER, Philip ; Administração de Marketing: A edição do novo milénio, , 10ª Edição., Prentice-Hall, S. Paulo, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina será leccionada a partir da exposição dos conceitos teóricos e da sua aplicação na resolução de casos práticos. Será estimulada a realização de trabalhos individuais e de grupo, que fomentem a compreensão e a aplicação prática das matérias abordadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento de Avaliação, haverá dois momentos de avaliação. Um trabalho de grupo de 4 elementos e um teste final.
Trabalho:
O trabalho será um plano de marketing político /estudo de imagem, aplicado a um partido ou candidato.
O trabalho será apresentado oralmente, sendo que .
cada elemento do grupo deverá participar activamente na sua apresentação.
O tema do trabalho, pode ter duas aborgadens:
1. Elaboração de um plano de marketing político (candidato ou partido).
2. Elaboração de um estudo de imagem de um candidato/partido político
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação final: 40% trabalho (25% relatório + 15% apresentação) + 60% Exame