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Marketing Político

Código: MECC006     Sigla: MP

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 12 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 10 4 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Paulo de Jesus Faustino Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Amélia Maria Pinto da Cunha Brandão 2,00
João Paulo de Jesus Faustino 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Amélia Maria Pinto da Cunha Brandão 0,50
João Paulo de Jesus Faustino 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Analisar, numa perspectiva de gestão, o conceito de marketing como um sistema que visa a satisfação das necessidades dos consumidores e como catalisador da actividade de todos os negócios. Fazer a ponte para o marketing político de modo a desenvolver as competências de informar e comunicar com o eleitor, ao nível da orientação das ideias do partido/ candidato/ governo em função das necessidades que se detectam junto do seu público-alvo.

Programa

1 O MARKETING

2. DIAGNÓSTICO INTERNO

3. DIAGNÓSTICO EXTERNO

4. ANÁLISE SWOT

5. DEFINIÇÃO DE OBJECTIVOS

6. SEGMENTAÇÃO

7. POSICIONAMENTO

8. EVOLUÇÃO DO MARKETING POLÍTICO

9. ANÁLISE DO MERCADO POLÍTICO

10. ESTRATÉGIA DE MARKETING POLITICO

11. LIMITAÇÕES DO MARKETING POLÍTICO

Bibliografia Obrigatória

NEWMAN, Bruce ; Handbook of Political Marketing, , SAGE Publications, United Kingdom, 1999
KOTLER, Philip ; Administração de Marketing: A edição do novo milénio, , 10ª Edição., Prentice-Hall, S. Paulo, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A disciplina será leccionada a partir da exposição dos conceitos teóricos e da sua aplicação na resolução de casos práticos. Será estimulada a realização de trabalhos individuais e de grupo, que fomentem a compreensão e a aplicação prática das matérias abordadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento de Avaliação, haverá dois momentos de avaliação. Um trabalho de grupo de 4 elementos e um teste final.
Trabalho:
O trabalho será um plano de marketing político /estudo de imagem, aplicado a um partido ou candidato.
O trabalho será apresentado oralmente, sendo que .
cada elemento do grupo deverá participar activamente na sua apresentação.

O tema do trabalho, pode ter duas aborgadens:
1. Elaboração de um plano de marketing político (candidato ou partido).
2. Elaboração de um estudo de imagem de um candidato/partido político

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação final: 40% trabalho (25% relatório + 15% apresentação) + 60% Exame
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