Psicologia Política
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Psicologia Política é uma nova disciplina que estabelece a ligação da psicologia com os diferentes temas de política. O objectivo desta UC é dotar os estudantes de conhecimentos neste área, nomeadamente da investigação neste domínio, e de competências de análise de situações políticas a partir dos contributos da psicologia.
Programa
1. A Psicologia como disciplina.
2. O sentido da Psicologia em sociedades de incerteza.
3. A Psicologia Política e os fundamentos psicológicos da democracia. Cidadania e democracia. Concepções de cidadania e modelos de democracia.
4. O impacto dos conhecimentos e concepções políticos na relação com a política.
5. Personalidade e atitudes face à política. Valores, ideologia, cultura cívica e capital social.
6. A participação cívica e política. Formas convencionais e não convencionais de participação. Qualidade desenvolvimental das experiências de participação.
7. Influência política, opinião pública e comportamento eleitoral.
8. Tolerância, preconceito e democracia.
9. Promoção da participação cívica e política.
Bibliografia Obrigatória
Eisenstadt; Os regimes democráticos: Fragilidade, continuidade e transformabilidade, Celta, 2000
Haste, H.; Constructing the citizen., Political Psychology, 25 (3), 413‐439, 2004
Jost, J. T. & Sidanius, J. ; Political psychology: key readings. , Psychology Press, 2004
Sears, D. O., Huddy, L. & Jervis, R.; Oxford handbook of political psychology, Oxford Univerty Press, 2003
Sullivan, J. & Transue, J. ; The psychological underpinnings of democracy: A selective review of research on political tolerance, interpersonal trust, and social capital., . Annual Review of Psychology, 50, 625‐650, 1999
Theiss-Morse, E. & Hibbing, J. R.; Citizenship and civic engagement. , Annual Review of Political Science, 8, 227-249., 2005
Isabel Menezes, Norberto Ribeiro, Maria Fernandes-Jesus, Carla Malafaia & Pedro Ferreira; Agência e participação cívica e política: O papel dos jovens e dos imigrantes na construção da democracia, LivrPsic, 2012. ISBN: 978-989-730-000-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição dialogada e debate. A técnica de discurso utilizará meios audiovisuais projectáveis e não projectáveis, nomeadamente, o uso de quadros, projector de diapositivos e de acetatos, mapas temáticos, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
A avaliação será realizada com acordo do Regulamento da Avaliação da FLUP, nomeadamente avaliação distribuída com exame final. Para obtenção da frequência é obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei, bem como realização e apresentação oral de um trabalho e avaliação pelo exame final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final decorre da avaliação de um trabalho em díade e de uma reflexão individual.
Provas e trabalhos especiais
O trabalho final (em díade) envolve a realização e análise, a partir dos conteúdos da UC, de uma entrevista centrada na biografia política de uma pessoa com uma experiência reconhecida de envolvimento cívico e/ou político (com cerca de 10-15 páginas); haverá ainda lugar a uma reflexão individual (2-3 páginas) suscitada pela unidade curricular. Data de entrega: Janeiro de 2013.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento dos Mestrados.
Melhoria de classificação
Através da melhoria do(s) trabalho(s).