Métodos de Investigação em Comunicação
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos:
1. identificar e avaliar criticamente uma variedade métodos de investigação utilizados pelos investigadores da área da comunicação;
2. proporcionar um desenvolvimento de competências práticas que permitam ao estudante a recolha, análise e exposição de dados de investigação.
Competências
Domínio das principais metodologias aplicáveis a contextos comunicacionais
Capacidade de identificar um problema de pesquisa, decidir sobre os objectivos da investigação e seleccionar os métodos apropriados para levar a cabo a investigação.
Programa
PROGRAMA
SECÇÃO 1: TEORIAS E ABORDAGENS GERAIS ÀS QUESTÕES DE iNVESTIGAÇÃO.
I- Principais paradigmas.
SECÇÃO 2: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO DE UM CORPUS DE PESQUISA
1. Técnicas de entrevista (individuais e de grupo)
2. Observação participante
3. Inquérito por questionário
SECÇÃO 3: ANÁLISE DE DADOS QUALITIATIVOS E QUANTITATIVOS
I ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS
1. Análise de textos
1.1 Análise de conteúdo
1.2 Análise de discurso
2. Análise da imagem
II ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS
1. Introdução à Análise de Dados
2. Noções de Estatística Descritiva
3. Intervalo de Confiança para a Média e Proporções
4. Testes de hipóteses
5. Análise e Interpretação de Medidas Estatísticas
Altheide, D.L., 1996, Qualitative Media Analysis, Sage, Thousand Oaks, CA.
Azevedo, J. & Esteves, A. (Eds.), 1998, Metodologias Qualitativas para as Ciências Sociais, Porto, Instituto de Sociologia.
Bauer, M, & Gaskell, G., 2000, Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som, Vozes, S.Paulo.
Berger, A. (1991), Media Research Techniques, Sage, Newbury Park.
Denzin, N.K. & Lincoln, Y.S. 1994, Handbook of Qualitative Research, Sage, Thousand Oaks, CA, London & New Delhi.
Gaunt, P. (Ed.) 1993, Beyond Agendas: New Directions in Communication Research, Greenwood Press, Westport, Conn
Hall, A., Neves, C. & Pereira, A. (2007), Grande Maratona de Estatística no SPSS, mimeo
Littlejohn, S.W. 1989, Theories of Human Communication (3rd edn), Wadsworth Publishing Coy, Belmont, Ca.
Murteira, B., 1983, Clack, G., Estatística Descritiva, McGraw-Hill.
Murteira, B., 1993, Análise Exploratória de Dados, McGraw-Hill.
Pestana, M.H., Gageiro, J.N., 2000, Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, Edições Sílabo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas (TP): Compreenderão uma componente mais expositiva e uma componente de aplicação prática de conhecimentos adquiridos. Na parte quantitativa, haverá aulas práticas numa sala de informática, para domínio do SPSS.
Software
SPSS
Nvivo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
74,00 |
|
|
Teste - Parte Quantitativa |
Exame |
40,00 |
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Trabalhos |
Trabalho escrito |
102,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota dos trabalhos na parte qualitativa (50%), nota do teste sobre parte quantitativa (1/3) e trabalho em SPSS (1/6)
Provas e trabalhos especiais
Como previsto no Regulamento de avaliação da FLUP
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Como previsto no Regulamento de avaliação da FLUP
Melhoria de classificação
Como previsto no Regulamento de avaliação da FLUP