Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC007

Novos Media

Código: MECC007     Sigla: NM

Ocorrência: 2012/2013 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 31 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 8 4 4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Frias da Costa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Paulo Frias da Costa 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Paulo Frias da Costa 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

| iniciar uma abordagem retórica à cibercultura e ao ciberespaço
| analisar os novos meios de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
| reflectir sobre o impacto dos novos media na comunicação social e nos novos públicos
| apreender os novos paradigmas comunicacionais em novos contextos tecnológicos
| desenvolver competências de integração entre novas tecnologias e produção de conteúdos
| reflectir sobre os modelos de negócio mais utilizados
| fomentar a pesquisa, a investigação, a inovação e a escrita para novos suportes
| adquirir competências na utilização de ferramentas de edição online
| elaborar um trabalho de investigação final integrador das reflexões teóricas
| fomentar e experienciar processos educativos em ambientes sociais online

Programa

| noções de ciberespaço e de cibercultura
| identidades, presença, reconhecimento e ubiquidade
| aspectos comportamentais, cognitivos e comunicacionais nos novos media
| jornalismo online, tv interactiva, redes sociais, blogs, microblogging e mundos virtuais
| a linguagem dos novos media: narrativas, códigos, linguagem não-verbal
| análise dos modelos de negócio em vigor e novas tendências
| produção jornalística e edição online em diversos suportes
| seminários com utilizadores de novos media em diversas áreas profissionais
| elaboração de trabalho final que reflicta a compreensão das idiossincrasias dos novos media

Bibliografia Obrigatória

Bell, David; Cyberculture Theorists-Manuel Castells and Donna Haraway, Routledge , 2007
Henry Jenkins; Convergence Culture - where old and new media collide, NY Univ Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4281-5
Alex Primo; Interacção mediada por computador - comunicação, cibercultura, cognição, Editora Sulina, 2007
Cardoso, Gustavo; Espanha, Rita; Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo das Letras, 2006
Castells, Manuel et al.; La transición a la sociedad red, Ariel, 2007
Cardoso, Gustavo et al.; A sociedade em rede em Portugal, Campo das Letras, 2005
Lévy, Pierre; Cibercultura, Instituto Piaget, 2000
Frank Beau; Culture d'Univers, FYP Éditions, 2007. ISBN: 978-2-916571-02-07
Tim Guest; Second Lives - a journey through virtual worlds, Arrow, 2007. ISBN: 978-0-0994-9377-8
Sherry Turkle; A vida no écrã, Relógio d'Água, 1995
David Silver, Adrienne Massarani; Critical Ciberculture Studies, NY Univ Press, 2006. ISBN: 978-0-8147-4023-1
Tom Boellstorff; The coming of Age in Second Life, Princeton University Press, 2008. ISBN: 978-0-691-13528-1

Bibliografia Complementar

Stephenson, Neal; Snow Crash, Bantam Spectra Book, 2000
Gibson, William; Neuromancer, The Berkley Publishing Group, 2004
Andrew Keen; The cult of the amateur, Doubleday, 2007. ISBN: 978-0-385-53081-2
Todd Kelsey; Social Networking Spaces, Apress, 2010. ISBN: 978-1-4302-2596-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

| aulas teórico-práticas com recurso a "estudos de caso " para análise e discussão em sala ou em grupo
| utilização de plataformas online (redes sociais, microblogging, etc, para leccionar conteúdos da cadeira)
| elaboração de trabalhos intercalares de opinião com base nos seminários organizados e nas revisões bibliográficas pedidas (individual)
| elaboração e apresentação de projecto ou de trabalho de investigação no final do semestre (grupo)

Software

Browser (Explorer, Firefox ou Safari)

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media > Estudos audiovisuais
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Estudos sobre os media

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 72,00
Relatórios e Trabalhos de Investigação Teste 60,00
Preparação, Entrega e Apresentação do Trab. Final Trabalho escrito 84,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

a | assiduidade e participação | 20%
b | entrega de exercícios teóricos ao longo do semestre | 30%
c | projecto de final de semestre | 50%

(nota: os vários parâmetros de avaliação são cumulativos e todos obrigatórios)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo