Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MECC012

Seminário de Políticas e Mediação Cultural

Código: MECC012     Sigla: SPMC

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MECC 9 (PLANO ANTIGO - não escolher) Plano Oficial Mestrado em Ciências da Comunicação 1 - 5 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Seminário: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Maria Clementina Pereira Nunes Teixeira dos Santos 1,00
Seminário Totais 1 3,00
Nuno Alexandre Meneses Bastos Moutinho 1,00
Maria Clementina Pereira Nunes Teixeira dos Santos 1,00
Pedro Manuel Rodrigues da Silva Madeira e Góis 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. proporcionar um conhecimento crítico sobre a realidade cultural contemporânea;
2. relacionar campos, práticas de intermediação e políticas culturais;
3. percepcionar os cruzamentos entre culturas locais, regionais, nacionais e globais.

Programa

Módulo de Sociologia: Abordagens Contemporâneas da Cultura na Sociologia

1. Pierre Bourdieu
Problemáticas e posições teóricas
Definições da cultura e dos modos de estudar a cultura
Estruturas, capitais e Poderes

2. Michael Schudson
Problemáticas e posições teóricas
Definições da cultura e dos modos de estudar a cultura
Incorporações de sentido: a análise sociológica dos objectos culturais

3. Niklas Luhmann
Problemáticas e posições teóricas
História, Comunicação e Sociedade
A Improbabilidade da Comunicação

Módulo de Economia da Cultura

1 - A Economia e a Cultura. Conceitos introdutórios.

2 - A produção e o consumo na cultura. Reflexão sobre a oferta e a procura nas actividades culturais.

3- A Economia Criativa. A Economia Criativa na Europa no Mundo.

Seminários com Especialistas na Área.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

– um reduzido conjunto de aulas para esclarecer a forma de funcionamento da disciplina e para enquadrar conceptualmente os temos propostos que irão ser discutidos nos seminários;
– acompanhamento do trabalho de investigação realizado pelos alunos num regime tutorial;
– realização de seminários por parte de personalidades com méritos reconhecidos na área da política e intermediação cultural.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Frequência de 2/3 das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

1 trabalho de grupo com 2 a 3 alunos (50%); teste (50%).

Provas e trabalhos especiais

Os temas serão anunciados nas aulas

Melhoria de classificação

Entrega de versão melhorada do trabalho. Novo teste.
Recomendar Página Voltar ao Topo