Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > LLC106

Metodologia dos Estudos Literários_Português II

Código: LLC106     Sigla: MELP2

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EPL 35 Plano Oficial em Vigor 1 - 6 52 162
LLC 55 Plano Bidisciplinar de Inglês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Francês/Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 1 - 6 52 162
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 1 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 1 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 1 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Inglês/Francês 1 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Facultar instrumentos conceptuais, teóricos, metodológicos e analíticos para o estudo crítico da
singularidade das obras literárias e da historicidade das literaturas nacionais.
2. Compreender os fenómenos da recepção estética e da variabilidade histórica das formas literárias.


Programa

1. Leitura e interpretação
1.1. Autor, texto e leitor
1.2. Os protocolos interpretativos

2. Percepção estética da obra literária
2.1. Literatura, sociedade e cultura
2.2. Gosto, leitor e espaço público

3. Crítica literária
3.1. Correntes da crítica literária
3.2. O crítico, a obra e a História

4. História literária
4.1. Literatura e temporalidade
4.1. Evolução literária e periodização
4.2. Tipologia das gerações
4.3. Escolas, correntes e movimentos


Bibliografia Obrigatória

Barthes, Roland; Crítica e Verdade, Lisboa: Edições 70, 1978
Barthes, Roland; “Histoire ou Littérature?”, in Sur Racine, Paris: Seuil, 1976
Barthes, Roland; O Prazer do Texto, Lisboa: Edições 70, 1988
Brugère, Fabienne; Le Goût: Art, Passions et Société, Paris: PUF, 2000
Cabanès, Jean-Louis; Crítica Literária e Ciências Humanas, Lisboa: Via Editora, 1979
Coelho, Eduardo Prado; Os Universos da Crítica, Lisboa: Edições 70, 1982
Coelho, Jacinto do Prado; Problemática da História Literária, Lisboa: Ática, 1961
Delfau, Gérard, e Anne Roche; Histoire / Littérature: Histoire et Interprétation du Fait Littéraire, Paris: Seuil, 1977
Eco, Umberto; Leitura do Texto Literário, Lisboa: Presença, 1983
Eliot, T. S.; Ensaios de Doutrina Crítica, Lisboa: Guimarães Editores, 1997
Foucault, Michel; O que É um Autor?, Lisboa: Vega, 1997
Gardiner, Patrick; Teorias da História, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995
Genette, Gérard; L’Oeuvre de l’Art: La Relation Esthétique, Paris: Seuil, 1997
Genette, Gérard; “Poétique et Histoire”, in Figures III, Paris: Seuil, 1972
Guillén, Claudio; Teorías de la Historia Literaria, Madrid: Espasa Calpe, 1989
Imbert, Enrique Anderson; Métodos de Crítica Literária, Coimbra: Almedina, 1971
Kubler, George; A Forma do Tempo, Lisboa: Vega, 1991
Lewis, C. S.; A Experiência de Ler, Porto: Elementos Sudoeste / Porto Editora, 2000
Ortega y Gasset, José; El Tema de Nuestro Tiempo, Madrid: Alianza Editorial, 1981
Proust, Marcel; O Prazer da Leitura, Lisboa: Teorema, 1997
Saraiva, António José; Ser ou não Ser Arte, Mem Martins: Europa-América, 1974
Sena, Jorge de; Dialécticas Teóricas da Literatura, Lisboa: Edições 70, 1977
Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Teoria da Literatura, Coimbra: Almedina, 1999
Silva, Vitor Manuel de Aguiar e; Teoria e Metodologia Literárias, Lisboa: Universidade Aberta, 1990
Tacca, Óscar; La Historia Literaria, Madrid: Gredos, 1968
Tynianov, J.; “Da Evolução Literária”, in Vários, Teoria da Literatura: Textos dos Formalistas Russos, vol. I, Lisboa: Edições 70, 1987
Vários; Esthétique et Poétique, Paris: Seuil, 1992
Wellek, René; A History of Modern Criticism 1750-1950, Londres: Jonathan Cape, 1966
Wellek, René; Concepts of Criticism, New Haven: Yale University Press, 1975
Wimsatt, Jr., William K.; Crítica Literária: Breve História, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980

Observações Bibliográficas

Além da bibliografia principal, será recomendada bibliografia específica no decurso das aulas.

In addition to the main literature, other specific literature will be recommended during the classes.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, com exposição dos conteúdos programáticos pelo docente, podendo revestir-se de um carácter teórico-prático, com participação activa dos alunos, sempre que oportuno e necessário. | Aulas práticas, com análises de textos literários e textos críticos relativos à matéria desenvolvida nas aulas teóricas. | Sessões restritas de orientação tutorial, com acompanhamento personalizado das tarefas a desenvolver pelos alunos, nomeadamente a elaboração de relatórios de leitura ou de trabalhos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 104
Total: 104,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas, nos termos do Art. 9.º do Regulamento de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Relatório de leitura ou trabalho de investigação - 30%.
Exame final - 70%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo