História da Historiografia
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
0. Nota prévia: Esta unidade curricular visa abordar e problematizar o passado do Ramo de Saber que é o nosso, com especial incidência sobre figuras e correntes que, cronologicamente, se situam entre o século XVII e a actualidade.
1. Objectivos:
1) Patentear aos estudantes a actual fisionomia disciplinar da HH.
2) Propor uma dada cronologia (sécs. XVII-XX) e justificá-la devidamente.
3) Dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre um determinado elenco de “Escolas históricas” (Iluminismo, Romantismo, “Escola Metódica”, Marxismo, Annales / Nova[s] História[s], “Nova[s]” História[s] Política[s], Post-Modernidade…
4) Em complemento a 3), precaver os escolares quanto ao uso vulgar e acrítico de determinados outros conceitos em HH, v.g. Historicismo, Positivismo, Nova História…
5) Familiarizar os discentes de HH com textos – historiográficos – de autores marcantes no quadro do programa proposto.
6) Se há um lugar para os historiadores nas sociedades contemporâneas, que aos escolares de HH seja dado compreender porquê: tal o derradeiro objectivo.
Programa
1. A História da Historiografia: um estatuto novo para uma velha disciplina ?
2. Os alvores da «crítica histórica» e da moderna erudição – breve percurso: de Jean Mabillon à Revolução Francesa.
3. A Historiografia das Luzes: propostas e impasses.
4. Caminhos de Oitocentos.
4.1. Revolução Francesa, Liberalismo(s) e Historiografia.
4.2. Historiografia e movimentos culturais: Romantismo, Positivismo et alia.
4.3. Historiografia e Nacionalidades: Estado-Nação e Estado/Patrão.
4.4. O «método» e a(s) «escola(s) metódica(s)».
5. As revoluções historiográficas do século XX.
5.1. Marxismo e Historiografia.
5.2. Os Annales: nascimento e evolução de um movimento historiográfico.
5.3. Dos Annales à(s) «Nouvelle(s) Histoire(s)»...
6. Relance pelas Historiografias da segunda metade de Novecentos: modernidades e arcaísmos (ou talvez não...).
7. Post-modernidade e Historiografia.
9. Que Historiografia para o século XXI ?
9.1. A contextualização em Ciências Humanas nas últimas décadas: do questionamento ao ressurgimento ?
9.2. Tempos singulares: o regresso do acontecimento num Mundo a acontecer.
9.3. Nos alvores de um novo século: que hora para os historiadores ?
Bibliografia Obrigatória
BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé; Escolas (As) Históricas, Publicações Europa-América, 1990
CARBONELL, Charles-Olivier; Historiografia, Teorema, 1987
GADOFFRE, Gilbert (ed.); Certezas e Incertezas da História, Pensamento, 1988
BURGUIÉRE, André (dir.); Dictionnaire des sciences historiques, PUF, 1988
ROMANO, Ruggiero; GIL, Fernando (dir.); Enciclopédia Einaudi, 1. Memória-História, IN/CM, 1984
BURKE, Peter (ed.); Escrita (A) da História: novas perspectivas, UNESP, 1992
LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre (dir.); Fazer História, 3 vols., Bertrand, 1977-1981-1987
FURET, François; Oficina (A) da História, Gradiva, 1987
BÉDARIDA, François (dir.); Histoire (L’) et le métier d’historien en France, 1945-1995, Maison des sciences de l'homme, 1995
PROST, Antoine; Douze leçons sur l’histoire, Seuil, 1996
SCHMITT, J.-Cl.; OEXLE, O. G. (dir.); Tendances actuelles de l’Histoire du Moyen Âge en France et en Allemagne, Publications de la Sorbonne, 2002
Bibliografia Complementar
EVANS, Richard J.; Em Defesa da História, Temas e Debates, 2000
SALES, Véronique (dir.); Historiens (Les)
, Armand Colin, 2003
ANDRÉS GALLEGO, J. (dir.); New History, Nouvelle Histoire. Hacia una Nueva Historia, Actas, 1993. ISBN: 84-87863-16-7
DUMOULIN; Rôle (Le) social de l'historien. De la chaire au prétoire, Albin Michel, 2003. ISBN: 2-226-13484-0
BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (dir); Passés recomposés. Champs et chantiers de l'Histoire, Autrement, 1995. ISBN: 2-86260-516-6
LACHAUD, Frédérique; LESCENT-GILES, Isabelle; RUGGIU, François-Joseph ; Histoires d'outre Manche. Tendances récentes de l'historiographie britannique, Presses de l'Université de Paris-Sorbonne, 2001. ISBN: 2-84050-185-6
TOPOLSKI, Jerzy (ed.); Historiography between Modernism and Postmodernism. Contributions to the Methodology of the Historical Research , Rodopi, 1994. ISBN: 90-5183-721-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos (e diálogo sobre os) temas do programa; leitura e comentário crítico de textos historiográficos.Palavras Chave
Humanidades > História > História das ciências sociais
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Relatório |
Trabalho escrito |
33,00 |
|
2013-07-12 |
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2013-07-12 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
75 |
2013-07-12 |
|
Total: |
75,00 |
|
Obtenção de frequência
Presença dos alunos em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei.Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%, salvo nos casos previstos no ponto subsequente (v.).Provas e trabalhos especiais
Possibilidade, a título facultativo e valorativo, de efectivação de um Relatório de Leitura da seguinte Obra:
NUNES (João Paulo Avelãs); História (A) Económica e Social na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O historicismo neo-metódico: ascensão e queda de um paradigma historiográfico (1911-1974), Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1995, ISBN: 972-9380-54-6.
Cálculo da classificação final nestes casos: Exame Final – 50 %; Relatório de Leitura: 50 %.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP em vigor. Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de Avaliação da FLUP em vigor.