Código: | FILO023 | Sigla: | FMED2 |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Filosofia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Filosofia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
FILO | 52 | FILO - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 4 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
José Francisco Preto Meirinhos | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
José Francisco Preto Meirinhos | 2,00 | ||
Gonçalo José Gomes Figueiredo | 1,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
Gonçalo José Gomes Figueiredo | 1,00 |
Leitura integral de obras e sua inserção no pensamento dos respetivos autores. Estudar os principais problemas envolvidos na questão da vontade (existência, compatibilidade com formas mitigadas de determinismo, libertarianismo, acrasia). Conhecer as posições filosóficas no debates sobre a vontade e o livre arbítrio e identificar as soluções dos autores estudados.
This course aims to strengthen the study the authors previously taught in the first semester, through the full (or partial) reading of selected philosophical works, focusing on the issue of will and its ramifications (knowledge and sensuality, choice, freedom, determinism, happiness, responsibility, evil, intemperance, action). Texts will be analysed taking into consideration the thought of the related authors and the period in which they were produced, with particular emphasis on the philosophical discussions they perpetuated or caused. Assuming that students read the texts beforehand, 3 to 6 classes will be assigned to each work/theme under study, depending on their length and difficulty. Reading the full texts on the core issues of medieval philosophical discussions is one way to further the general issues studied in the 1st semester. These readings will seek to integrate each work in the dynamics of the philosophical ideas the writer formulates or discusses, comparing it with those of other peer authors, in order to discuss the key moments and positions in the formulation of theories of will during the Middle Ages. We will seek to establish why these issues have persisted in modern and contemporary philosophy. Note: The literature included in this part of the programme is compulsory reading.
não se aplica
A VONTADE E A LIBERDADE DE DECISÃO NA AÇÃO HUMANA 1. O problema da vontade em Agostinho de Hipona A) A questão da vontade no pensamento clássico. A patrística e a emergência da “vontade” como faculdade humana. B) Agostinho de Hipona: Posição da vontade e a liberdade de agir humana: A cidade de Deus, Livro V, cap. 8-11. Nas origens do problema: a pergunta pela origem do mal e a discussão da vontade e da sua liberdade de arbítrio: O Dialogo sobre o livre arbítrio. Liberdade do arbítrio e graça divina. Anti-pelagianismo e anti-maniqueísmo na posteridade medieval da posição de Agostinho. 2. Felicidade, liberdade e destino em Boécio A contradição entre a presciência divina e a liberdade humana superada pela teoria dos graus de conhecimento no livro V da Consolação da Filosofia. 3. Omnipotência divina, predestinação e liberdade de arbítrio (séc. VIII-XIII) Afloramentos agostinianos do problema da vontade: Predeterminação ou liberdade humana? Godescalco, Hincmar, João Escoto Erígena (séc. IX). Anselmo de Cantuária, Bernardo de Claraval, Abelardo (séc. XI-XII). 4. A questão da vontade nos séculos XIII e XIV Homem e conhecimento em Tomás de Aquino (Suma de Teologia, I, qq. 80-83). unidade do homem: alma e corpo. O agir humano. Apetite, sensualidade, vontade, escolha e liberdade. Os franciscanos (Boaventura, Duns Escoto): A vontade move-se por si mesma independentemente do intelecto. O desafio às conceções cristãs: a felicidade intelectual como fim último do homem em Aristóteles e nos seus intérpretes cristãos. A relação entre o intelecto e a vontade A vontade na condenação parisiense de 1277. Permanência e transformação do problema (Henrique de Gand, Ockham). 5. Liberdade e livre arbítrio na segunda Escolástica: Luís de Molina. BIBLIOGRAFIA Principal A) Fontes Ao longo do ano e na página moodle desta unidade curricular serão disponibilizados os textos de leitura obrigatória (Agostinho, Boécio, Escoto Erígena, Anselmo, Bernardo de Claraval, Abelardo, Tomás de Aquino, condenação de 1277, Duns Escoto, Ockham) com orientações de leitura e bibliografias actualizadas. B) Bibliografia passiva DIHLE, Albrecht, The Theory of Will in Classical Antiquity, (Sather classical lectures, 48), University of California Press, Berkeley – Los Angeles 1982. DILMAN, Ilham, Free Will. An Historical and Philosophical Introduction, Routledge, London, 1999. LOTTIN, Odon, Psychologie et morale aux XIIe et XIIIe siècles, 6 vol., J. Duculot Editeur, Gembloux 1957 (2ª ed. vol. 1)-1960.PUTALLAZ, François-Xavier, Insolente liberté. Controverses et condamnations au XIIIe siècle, (Vestigia 15) Cerf — Editions universitaires de Fribourg, Paris — Fribourg 1995. SAARINEN, Risto, Weakness of the Will in Medieval Thought. From Augustine to Buridan, (Studien und Texte zur Geistesgeschichte des Mittelaters, 44) E.J. Brill, Leiden — Köln — New York 1994. Complementar Ver também a bibliografia geral de Filosofia Medieval I e as bibliografias incluídas nos textos de apoio.
Bibliografia Disponível na página moodle
Aulas teórico-práticas (expositivas e de leitura com discussão de textos). Os diferentes pontos do programa serão estudados em textos de autores medievais e suas interpretações. Os textos selecionados serão objeto de leitura e comentário na aula. É solicitada e encorajada a participação dos alunos, nomeadamente através da apresentação dos trabalhos de pesquisa.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 45,00 | 20,00 | |
Orientação tutorial | Participação presencial | 15,00 | 2013-07-22 | |
Trabalho escrito | Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 60,00 | 60,00 | 2013-07-22 |
Discussão de rabalhos | Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 5,00 | 20,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
---|---|---|---|
Escrita e apresentação de trabalhos | Estudo autónomo | 80 | 2013-07-22 |
Total: | 80,00 |
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Para além da assiduidade e da participação nas aulas, o aluno terá que realizar : -- trabalho escrito (60%) -- apresentação de trabalho escrito (20%), -- comentário e discussão de outros trabalhos escritos (20%). Os trabalhos serão realizados segundo critérios disponíveis na página moodle. O trabalho tem que ser entregue via moodle, dentro das datas indicadas.
Não se aplica.
Não se aplica.
Não se aplica.
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Não se aplica.