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Lógica e Linguagem

Código: CL016     Sigla: LOGLIN

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 29 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 4 4
LLC 4 Plano Bidisciplinar de Português/Inglês 2 - 6 4 4
Plano Bidisc. - Português/Línguas Clássicas 2 - 6 4 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 2 - 6 4 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Espanhol) 2 - 6 4 4
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Francês) 2 - 6 4 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Adquirir instrumentos formais básicos que permitam compreender algumas relações fundamentais nas línguas;
2. Relacionar lógica e linguística de modo a tornar mais claros vários aspetos das línguas;
3. Levar os estudantes a compreender que alguns sistemas lógicos fornecem meios rigorosos para o estudo das línguas, mas não se confundem com estas.

Os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
1. Domínio básico de lógica proposicional e de lógica de predicados;
2. Resolução de exercícios e de problemas na relação língua natural/lógica.

Programa

I Questões gerais
1. Lógica, linguagem e significado
2. Lógica e Linguística antes do século XX
3. Lógica e Linguística no século XX
4. Denotação, Verdade e Significado
5. Argumentos e Inferências

II Proposição: lógica e linguística
1. Proposição, Frase e Enunciado
2. Conetores
3. Tabelas de valores de verdade

III Predicados e Argumentos
1. Designadores e Predicados
2. Tipos de predicados. Predicados e argumentos
3. Frases atómicas
4. Expressões de quantificação: quantificadores
5. Nomes próprios e descrições definidas

IV A Linguagem para além da Lógica
1. Significado e uso
2. Contextos: índices, discurso e pressuposição

Bibliografia Obrigatória

BACH, E; Informal Lectures on Formal Semantics, N. Iorque, State University of New York Press., 1989
CANN, R.; Formal Semantics. An Introduction, Cambridge, Cambridge University Pr, 1993
CHIERCHIA, G. e S. McCONNELL-GINET; Meaning and Grammar, Cambridge Mass., The MIT Press,2ªed., 2000
GAMUT, L.T.F; Logic, Language, and Meaning, vol 1, Chicago, The University of Chicago Press., 1991
HURLEY, P.J; A Concise Introduction to Logic, Thomson, 2005
KNEALE, W. e M. KNEALE; The Development of Logic, Oxford, Clarendon Press.Trad portuguesa: O Desenvolvimento da Lógica, 1980, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª ed., 1961
PARTEE, B. H., A. ter MEULEN, e R. WALL; Mathematical Methods in Linguistics, Dordrecht, Kluwer Academic Press, 1990

Observações Bibliográficas

Durante o curso serão dadas indicações mais precisas quanto a capítulos ou páginas a consultar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas e aulas de exercícios.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Teste escrito Exame 2,00
Teste escrito Exame 2,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 100
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75%, salvo nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

1ºTeste: 50%.
2º teste: 50%
Nos casos especiais em que os estudantes apenas realizam exame final: 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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