Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL009

Fonética

Código: CL009     Sigla: FONET

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 24 Plano Oficial - Variante de Linguística 1 - 6 4
EPL 0 Plano Oficial em Vigor 3 - 6 4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1 - Sensibilizar os estudantes para a realização sonora das línguas em geral e do português em particular. 2 - Consciencializar os estudantes para a natureza e o estatuto da fonética no âmbito mais geral da linguística e das ciências da linguagem. 3 - Preparar os estudantes para a utilização profissional de técnicas básicas como a transcrição fonética, a recolha e a análise laboratorial de amostras de fala. 4 - Familiarizar os estudantes com os equipamentos laboratoriais e informáticos (hardware/software) mais correntes em fonética experimental. 5 - Transmitir conhecimentos aprofundados de fonética articulatória, acústica e percetiva do português. 6 - Sensibilizar os estudantes para as questões de variação fonética e para as diferentes aplicações da fonética em variados domínios. 7 - Fornecer aos estudantes as bases de fonética (teóricas e metodológicas) necessárias para, numa fase posterior do curso, prosseguirem o estudo de outras dimensões linguísticas, nomeadamente a fonológica. 8 - Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para a leitura de estudos da área da fonética.

Resultados de aprendizagem e competências

Os ressalvados pelos objetivos gerais da unidade curricular.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 – Introdução à fonética. 1.1 – O objecto da fonética. 1.2 – Aspectos básicos da metodologia de estudo em fonética. 1.3 – Relações da fonética com a linguística, as ciências da linguagem e as ciências da fala. Fonética vs. Fonologia. 1.4 – Breve relance sobre a história da fonética e a história dos estudos fonéticos do português. 2 – Transcrição fonética. 2.1 – Os princípios de um sistema de transcrição fonética. 2.2 – O Alfabeto Fonético Internacional (AFI). 2.3 – Símbolos e convenções do AFI utilizados na transcrição fonética do português. 2.4 – Transcrição fonética das variedades dialectais do português. 3 – Metodologia do trabalho experimental em fonética laboratorial. O “desenho experimental”. 3.1 – Planeamento do estudo. 3.2 – Formulação das hipóteses. 3.3 – Seleção da população. 3.4 – Construção do material linguístico. 3.5 – Definição do protocolo experimental. 3.6 – Controle das variáveis experimentais. 3.7 – Recolha, armazenamento e etiquetagem de amostras de fala. 3.8 – Preparação do material sonoro para análise acústica. 3.9 – Fundamentos de estatística na análise dos resultados. 4 – Fonética articulatória do português. 4.1 – O aparelho fonador e a produção dos sons da fala. 4.2 – Descrição e classificação articulatória tradicional dos sons do português. 4.3 – Técnicas laboratoriais de fonética articulatória: 4.3.1 – Cinerradiografia e outras técnicas de imagiologia da produção de fala; 4.3.2 – Eletropalatografia; 4.3.3 – Eletroglotografia; 4.3.4 – Nasometria; 4.3.5 – Outras. 4.4 – Unidades e classificações fonológicas de base fonética: os traços distintivos. 4.5 – A caracterização individual da voz. 4.6 – Fenómenos combinatórios em produção de fala. 5 – Fonética acústica do português. 5.1 – Noções elementares de acústica geral. 5.1.1 – Natureza física do som. 5.1.2 – Propriedades acústicas do som: frequência/altura, intensidade e duração. 5.1.3 – Sons simples e sons complexos. Ruídos e sons musicais. 5.1.4 – Ressonância e filtragem. 5.2 – Noções elementares de acústica da fala. A teoria fonte-filtro da produção de fala. 5.2.1 – Fontes e filtros do aparelho fonador. 5.2.2 – Formantes vocálicos. 5.2.3 – Descrição acústica das consoantes e vogais do português. 5.3 – Técnicas laboratoriais de fonética acústica: 5.3.1 – Análise espectral de ondas sonoras; 5.3.2 – Espectrografia (diferida e em tempo real). 5.3.3 – Outras. 6 – Fonética percetiva do português. 6.1 – Receção, perceção e processamento. 6.2 – Fonética percetiva e perceção da fala. 6.3 – Fases e níveis dos processos de perceção da fala. 6.4 – Perceção da fala e categorização. 6.5 – Índices acústicos mais relevantes na perceção categorial da fala. 7 – Alguns domínios de aplicação da fonética. 7.1 – Patologias da fala: diagnóstico e intervenção. 7.2 – Treino articulatório (L1/L2/Línguas Estrangeiras). 7.3 – Etiquetagem de recolhas de material linguístico. 7.4 – Síntese e reconhecimento automático da fala. 7.5 – Fonética forense.

Bibliografia Obrigatória

FARIA, I. H. et al. (Org.); Introdução à Linguística Geral e Portuguesa, Caminho, 1996
HARDCASTLE, W. J.; LAVER, J.; The Handbook of Phonetic Sciences, Blackwell, 1999
MATEUS, M. H. M. et al.; Gramática da Língua Portuguesa, Caminho, 2003
INTERNATIONAL PHONETIC ASSOCIATION; The Handbook of the International Phonetic Association. A Guide to the Use of the International Phonetic Alphabet, Cambridge, 1999
MALMBERG, B.; A Fonética, Livros do Brasil, sd
MARTÍNEZ CELDRÁN, E.; El sonido en la comunicación humana, Octaedro, 1996
DELGADO MARTINS, M. R.; Ouvir Falar. Introdução à Fonética do Português, Caminho, 1988
DELGADO MARTINS, M. R.; Fonética do Português. Trinta Anos de Investigação, Caminho, 2002
MARTÍNEZ CELDRÁN, E.; Fonética, Teide, 1984
LADEFOGED, P.; A Course in Phonetics, Thomson, 2006
LADEFOGED, P.; Vowels and Consonants. An Introduction to the Sounds of Languages, Blackwell, 2001
CLARK, J.; YALLOP, C.; An Introduction to Phonetics and Phonology, Blackwell, 1990
PULLUM, G.; LADUSAW, W. A.; Phonetic Symbol Guide, The University of Chicago Press, 1986
LADEFOGED, P.; Phonetic Data Analysis. An Introduction to Fieldwork and Instrumental Techniques, Blackwell, 2003
LIEBERMAN, P.; BLUMSTEIN, S. E.; Speech physiology, speech perception, and acoustic phonetics, Cambridge, 1988
SPEAKS, C. E.; Introduction to Sound. Acoustics for the Hearing and Speech Sciences, Singular, 1992
MATEUS, M. H. M. et al.; Fonética, Fonologia e Morfologia do Português, Universidade Aberta, 1990
ROACH, P.; WIDDOWSON, H. G.; Phonetics, Oxford, 2001
VELOSO, J.; Na Ponta da Língua. Exercícios de Fonética do Português, Granito, 1999
DENES, P. B.; PINSON, E. N.; The Speech Chain. The Physics and Biology of Spoken Language, Freeman, 1993
FANT, G.; Speech Acoustics and Phonetics: Selected Writings, Kluwer, 2006
JOHNSON, K.; Acoustic and auditory phonetics, Cambridge, 1997
KENT, R.; READ, C.; The Acoustic Analysis of Speech, Singular, 1992
MARTÍNEZ CELDRÁN, E.; Fonética Experimental: Teoría y Práctica, Síntesis, 1991
CATFORD, J. C.; A Practical Introduction to Phonetics, Oxford, 1988
ROSE, P.; Forensic Speaker Identification, Taylor & Francis, 2002
BALL, M.; LOWRY, O.; Methods in Clinical Phonetics, Whurr, 2001
GIL FERNÁNDEZ, J.; Los sonidos del lenguaje, Síntesis, 1990
LADEFOGED, P.; Preliminaries to Linguistic Phonetics, The University of Chicago Press, 1981
LADEFOGED, P.; MADDIESON, I.; The Sounds of the World's Languages, Blackwell, 1996
BALL, M. J.; RAHILLY, J.; Phonetics: The Science of Speech, Arnold, 1999
LADEFOGED, P.; Elements of Acoustic Phonetics, The University of Chicago Press, 1996

Bibliografia Complementar

PEREIRA, A.; SPSS. Guia Prático de Utilização. Análise de Dados para Ciências Sociais e Psicologia, Sílabo, 1999
GREEN, J.; D'OLIVEIRA, M.; Testes Estatísticos em Psicologia, Estampa, 1991
KINNEAR, P. R.; GRAY, C. D.; SPSS for Windows Made Simple. Release 10, Taylor & Francis, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Sessões de orientação tutorial. Sessões de prática laboratorial.

Software

PRAAT, BROWSE, COCHSIM, EFXHIST, ENHANCE, ESECTION, ESYNTH, ESYSTEM, PROREC, RTGRAM, RTPITCH, RTSPECT, SFS, VOISCRIPT, VTDEMO, WASP

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia do som
Ciências Físicas > Física > Acústica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências cognitivas
Humanidades > Ciências da linguagem > Linguística > Fonética
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Audiologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00 10,00
Exercícios práticos e trabalhos de laboratório Trabalho laboratorial 46,00 90,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 60 2013-07-17
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Número de faltas às aulas, sessões de OT e de prática laboratorial não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de todos os elementos de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

A indicar oportunamente pelo docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.

Recomendar Página Voltar ao Topo