Código: | CL009 | Sigla: | FONET |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Linguagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
CL | 24 | Plano Oficial - Variante de Linguística | 1 | - | 6 | 4 | |
EPL | 0 | Plano Oficial em Vigor | 3 | - | 6 | 4 |
1 - Sensibilizar os estudantes para a realização sonora das línguas em geral e do português em particular. 2 - Consciencializar os estudantes para a natureza e o estatuto da fonética no âmbito mais geral da linguística e das ciências da linguagem. 3 - Preparar os estudantes para a utilização profissional de técnicas básicas como a transcrição fonética, a recolha e a análise laboratorial de amostras de fala. 4 - Familiarizar os estudantes com os equipamentos laboratoriais e informáticos (hardware/software) mais correntes em fonética experimental. 5 - Transmitir conhecimentos aprofundados de fonética articulatória, acústica e percetiva do português. 6 - Sensibilizar os estudantes para as questões de variação fonética e para as diferentes aplicações da fonética em variados domínios. 7 - Fornecer aos estudantes as bases de fonética (teóricas e metodológicas) necessárias para, numa fase posterior do curso, prosseguirem o estudo de outras dimensões linguísticas, nomeadamente a fonológica. 8 - Dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para a leitura de estudos da área da fonética.
Os ressalvados pelos objetivos gerais da unidade curricular.
1 – Introdução à fonética. 1.1 – O objecto da fonética. 1.2 – Aspectos básicos da metodologia de estudo em fonética. 1.3 – Relações da fonética com a linguística, as ciências da linguagem e as ciências da fala. Fonética vs. Fonologia. 1.4 – Breve relance sobre a história da fonética e a história dos estudos fonéticos do português. 2 – Transcrição fonética. 2.1 – Os princípios de um sistema de transcrição fonética. 2.2 – O Alfabeto Fonético Internacional (AFI). 2.3 – Símbolos e convenções do AFI utilizados na transcrição fonética do português. 2.4 – Transcrição fonética das variedades dialectais do português. 3 – Metodologia do trabalho experimental em fonética laboratorial. O “desenho experimental”. 3.1 – Planeamento do estudo. 3.2 – Formulação das hipóteses. 3.3 – Seleção da população. 3.4 – Construção do material linguístico. 3.5 – Definição do protocolo experimental. 3.6 – Controle das variáveis experimentais. 3.7 – Recolha, armazenamento e etiquetagem de amostras de fala. 3.8 – Preparação do material sonoro para análise acústica. 3.9 – Fundamentos de estatística na análise dos resultados. 4 – Fonética articulatória do português. 4.1 – O aparelho fonador e a produção dos sons da fala. 4.2 – Descrição e classificação articulatória tradicional dos sons do português. 4.3 – Técnicas laboratoriais de fonética articulatória: 4.3.1 – Cinerradiografia e outras técnicas de imagiologia da produção de fala; 4.3.2 – Eletropalatografia; 4.3.3 – Eletroglotografia; 4.3.4 – Nasometria; 4.3.5 – Outras. 4.4 – Unidades e classificações fonológicas de base fonética: os traços distintivos. 4.5 – A caracterização individual da voz. 4.6 – Fenómenos combinatórios em produção de fala. 5 – Fonética acústica do português. 5.1 – Noções elementares de acústica geral. 5.1.1 – Natureza física do som. 5.1.2 – Propriedades acústicas do som: frequência/altura, intensidade e duração. 5.1.3 – Sons simples e sons complexos. Ruídos e sons musicais. 5.1.4 – Ressonância e filtragem. 5.2 – Noções elementares de acústica da fala. A teoria fonte-filtro da produção de fala. 5.2.1 – Fontes e filtros do aparelho fonador. 5.2.2 – Formantes vocálicos. 5.2.3 – Descrição acústica das consoantes e vogais do português. 5.3 – Técnicas laboratoriais de fonética acústica: 5.3.1 – Análise espectral de ondas sonoras; 5.3.2 – Espectrografia (diferida e em tempo real). 5.3.3 – Outras. 6 – Fonética percetiva do português. 6.1 – Receção, perceção e processamento. 6.2 – Fonética percetiva e perceção da fala. 6.3 – Fases e níveis dos processos de perceção da fala. 6.4 – Perceção da fala e categorização. 6.5 – Índices acústicos mais relevantes na perceção categorial da fala. 7 – Alguns domínios de aplicação da fonética. 7.1 – Patologias da fala: diagnóstico e intervenção. 7.2 – Treino articulatório (L1/L2/Línguas Estrangeiras). 7.3 – Etiquetagem de recolhas de material linguístico. 7.4 – Síntese e reconhecimento automático da fala. 7.5 – Fonética forense.
Aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Sessões de orientação tutorial. Sessões de prática laboratorial.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
---|---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 56,00 | 10,00 | |
Exercícios práticos e trabalhos de laboratório | Trabalho laboratorial | 46,00 | 90,00 | |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
---|---|---|---|
Estudo | Estudo autónomo | 60 | 2013-07-17 |
Total: | 60,00 |
Número de faltas às aulas, sessões de OT e de prática laboratorial não superior ao consignado no regulamento do curso e restante legislação aplicável.
Média ponderada de todos os elementos de avaliação.
A indicar oportunamente pelo docente.
De acordo com o previsto no regulamento do curso e demais normas aplicáveis.