Antropologia do Espaço
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
44 |
Plano Oficial - LGEO |
3 |
3 |
6 |
- |
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4 |
Objetivos
- Proporcionar o conhecimento de diversificadas abordagens, teóricas e etnográficas, sobre o espaço.
- Promover a incorporação de novas considerações sobre o Espaço e os espaços.
- Incrementar a capacidade reflexiva dos alunos, nomeadamente através do confronto com outras formas de abordagem e uso do espaço.
- Incrementar o estabelecimento de “pontes” entre a geografia e a antropologia em torno do objecto espaço.
Programa
1 – A criação de pensamento antropológico sobre o espaço.
1.1– O património clássico teórico e etnográfico da antropologia do espaço.
1.2 - O espaço como representação e o espaço como realidade material.
2– A autonomização do espaço como objecto de estudo.
3– Propostas analíticas contemporâneas
3.1– As heterotopias de Foucault.
3.2 - Os não-lugares de Augé.
3.3 - Os ethnoscapes de Appadurai.
Bibliografia Principal
Appadurai, A, 1989, “Global ethnoscapes: notes and queries for a transanational anthropology” in R. G. Fox (ed.), Interventions: Anthropology of the Present, Deventer, Netherlands Kluwer.
Augé, M., 1994, Não Lugares: Introdução a uma Antropologia da Modernidade, Lisboa, Bertrand Editora.
Evans-Pritchard, E. E., [1940], 1981, “Os Nuer do sul do Sudão”, in M. Fortes e E.E. Evans-Pritchard, Sistemas Políticos Africanos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Fortuna, C., 1997, Cidade, Cultura e Globalização: Ensaios de Sociologia, Oeiras, Celta.
Foucault, M., 1984, Surveiller et Punir, Paris, Gallimard.
Hall, E., 1986, A Dimensão Oculta. LisboRelógio de Água.
Lefebvre, H., 1986, La Production de l’Espace. Paris, Anthropos.
Levi-Struss, C., [1955] 1979, Tristes Tópico. Lisboa, Edições 70.
Paul-Lévy, F. E Segaud, M.,1983, L’Anthropologie de l’Espace. Paris, Centre George Pompidou.
Silvano, F., 2001, Antropologia do Espaço. Uma Introdução. Oeiras, Celta.
Artigos de origem diversas serão indicados semanalmente aos alunos.
Bibliografia Complementar
a indicar durante as aulas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas organizam-se pela apresentação de um tópico teórico que seguidamente será discutido com o apoio de textos previamente distribuídos. As aulas pressupõem uma participação activa por parte dos alunos.
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
não se aplica
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Provas e trabalhos especiais
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na FLUP
Observações
língua de ensino: português