Psicologia da Adolescência, Contextos de Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Via Ensino - Psicologia |
OFICIAL |
Formação Educacional |
Ocorrência: 2003/2004 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EFA |
0 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
8 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
0 |
Plano Oficial - LEIA |
4 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
14 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPE |
3 |
Plano Oficial - LEPE 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPF |
21 |
Plano Oficial - LEPF 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPF |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPI |
25 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPO |
21 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPO |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
25 |
Plano Oficial - LFIL 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
GEO |
24 |
Plano Oficial - LGEO 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
HIS |
26 |
Plano Oficial - LHIS 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
Plano Oficial - LHIS |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
4 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
3 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
2 |
Objetivos
Nesta disciplina procurar-se-á equacionar a análise dos processos psicológico--desenvolvimentais relacionados com o período da adolescência à luz do papel central que os contextos de desenvolvimento (familiares, comunitários, sociais, políticos, económicos, etc.) desempenham na evolução desses mesmos processos. Tendo por base um modelo ecológico-desenvolvimental do desenvolvimento humano e um quadro teórico que enfatiza as variáveis históricas e sociais que marcam a emergência e a evolução da adolescência, explorar-se-ão algumas das principais temáticas da psicologia da adolescência com maior relevância no quadro da formação inicial de professores. Entre estas poderemos destacar o desenvolvimento pubertário e suas implicações psicológicas, as relações do adolescente com a família, a escola e o grupo de pares, o desenvolvimento vocacional e a transição para o mundo do trabalho, a ocupação dos tempos livres e os processos de adaptação psicológica no quadro das transições que ocorrem na adolescência.
OBJECTIVOS
· Identificar as principais características da adolescência como período do desenvolvimento humano;
· Analisar o desenvolvimento adolescente à luz de condicionantes socio-
-históricas;
· Relacionar o impacto dos contextos de vida nos processos e desenvolvimento psicológicos na adolescência;
· Antecipar situações relacionadas com o comportamento dos adolescentes no contexto educativo.
Programa
1.1. Definição de adolescência enquanto estádio do desenvolvimento humano;
1.2. Condições socio-históricas da emergência da adolescência;
1.3. Adolescência enquanto fenómeno bio-psico-social;
1.4. Primeiras abordagens psicológicas sobre a adolescência: Stanley Hall e a Psicanálise;
1.5. Estudos antropológicos de Margaret Mead;
1.6. Psicologia da adolescência na actualidade.
2. Grandes transições da adolescência
2.1. Transições biológicas
2.1.1. Período pubertário e o seu impacto psicológico e social nos adolescentes.
2.2. Transições cognitivas
2.2.1. Mudanças cognitivas na adolescência: a perspectiva de Jean Piaget e a perspectiva socio-cognitiva.
2.3. Transições sociais
2.3.1. Mudanças de estatuto na adolescência;
2.3.2. Continuidade e descontinuidade na transição para a vida adulta.
3. Contextos sociais de desenvolvimento
3.1. Desenvolvimento adolescente e contextos de vida
3.1.1. Concepção ecológica e histórico-social do desenvolvimento humano;
3.1.2. Perspectiva ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner;
3.1.3. Contextualismo desenvolvimentista de Richard Lerner;
3.1.4. Interaccionismo simbólico: definição e contextos principais.
3.1. Família
3.1.1. Ciclo vital da família;
3.1.2. Família como sistema;
3.1.3. Tipos de famílias;
3.1.4. Estilos parentais e desenvolvimento psicológico na adolescência.
3.2. Escola e comunidade
3.2.1. Actividades curriculares como veículo de integração escolar;
3.2.2. Redes sociais de apoio e comunidades funcionais.
3.3. Grupo de pares
3.3.1. Evolução dos grupos de pares na adolescência;
3.3.2. Papel do grupo de pares no comportamento dos adolescentes;
3.3.3. Sub-cultura adolescente.
3.4. Trabalho e lazer
3.4.1. Desenvolvimento vocacional dos adolescentes e construção de projectos vocacionais como elementos estruturadores do desenvolvimento da identidade;
3.4.3. Construção de projectos vocacionais numa sociedade pós-
-industrial;
3.4.2. Lazer e adolescência: orientação para os tempos livres e desenvolvimento nos adolescentes.
4. Desenvolvimento psicossocial na adolescência
4.1. Identidade e auto-conceito
4.1.1. Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson;
4.1.2. Teoria dos estatutos da identidade de James Marcia;
4.1.3. Contextos de vida e desenvolvimento da identidade;
4.1.4. Auto-conceito e auto-estima na adolescência.
4.2. A construção da autonomia na adolescência
4.2.1. Separação psicológica das figuras parentais como processo de construção da autonomia na adolescência;
4.2.2. Autonomia e interdependência.
4.3. Intimidade e sexualidade na adolescência
4.3.1. Construção da intimidade na adolescência;
4.3.2. Sexualidade na adolescência;
4.3.3. Contextos de vida e comportamento sexual;
4.3.4. Gravidez na adolescência.
5. Problemas psicossociais na adolescência
5.1. Psicopatologia e adolescência: síndromes depressivos, suicídio e distúrbios alimentares;
5.2. Comportamentos desviantes e aditivos na adolescência.
Bibliografia Principal
BIBLIOGRAFIA
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adolescence. Thousand Oaks: Sage.
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