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Psicologia da Adolescência, Contextos de Desenvolvimento

Código: FLUP0325     Sigla: PACDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Psicologia
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2003/2004 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção Autónoma de Educação
Curso/CE Responsável: Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EFI 8 Plano Oficial - LEFI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFI 3 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
EIA 0 Plano Oficial - LEIA 4 2,5 5 -
EPA 14 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPE 3 Plano Oficial - LEPE 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
EPF 21 Plano Oficial - LEPF 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPF 3 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
EPI 25 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 2 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 2 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 2 2,5 5 -
Plano oficial a partir de 2002 2 2,5 5 -
EPO 21 Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPO 3 2,5 5 -
Plano oficial - 4º ao 5º ano 3 2,5 5 -
FIL 25 Plano Oficial - LFIL 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
GEO 24 Plano Oficial - LGEO 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HIS 26 Plano Oficial - LHIS 2003/2004 1 2,5 5 -
2
3
Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4
Plano oficial - 1º ao 3º ano 1 2,5 5 -
2
3
Plano oficial - 4º ao 5º ano 1 2,5 5 -
2

Objetivos


Nesta disciplina procurar-se-á equacionar a análise dos processos psicológico--desenvolvimentais relacionados com o período da adolescência à luz do papel central que os contextos de desenvolvimento (familiares, comunitários, sociais, políticos, económicos, etc.) desempenham na evolução desses mesmos processos. Tendo por base um modelo ecológico-desenvolvimental do desenvolvimento humano e um quadro teórico que enfatiza as variáveis históricas e sociais que marcam a emergência e a evolução da adolescência, explorar-se-ão algumas das principais temáticas da psicologia da adolescência com maior relevância no quadro da formação inicial de professores. Entre estas poderemos destacar o desenvolvimento pubertário e suas implicações psicológicas, as relações do adolescente com a família, a escola e o grupo de pares, o desenvolvimento vocacional e a transição para o mundo do trabalho, a ocupação dos tempos livres e os processos de adaptação psicológica no quadro das transições que ocorrem na adolescência.

OBJECTIVOS

· Identificar as principais características da adolescência como período do desenvolvimento humano;

· Analisar o desenvolvimento adolescente à luz de condicionantes socio-
-históricas;

· Relacionar o impacto dos contextos de vida nos processos e desenvolvimento psicológicos na adolescência;

· Antecipar situações relacionadas com o comportamento dos adolescentes no contexto educativo.

Programa



1.1. Definição de adolescência enquanto estádio do desenvolvimento humano;
1.2. Condições socio-históricas da emergência da adolescência;
1.3. Adolescência enquanto fenómeno bio-psico-social;
1.4. Primeiras abordagens psicológicas sobre a adolescência: Stanley Hall e a Psicanálise;
1.5. Estudos antropológicos de Margaret Mead;
1.6. Psicologia da adolescência na actualidade.

2. Grandes transições da adolescência

2.1. Transições biológicas

2.1.1. Período pubertário e o seu impacto psicológico e social nos adolescentes.

2.2. Transições cognitivas

2.2.1. Mudanças cognitivas na adolescência: a perspectiva de Jean Piaget e a perspectiva socio-cognitiva.

2.3. Transições sociais

2.3.1. Mudanças de estatuto na adolescência;
2.3.2. Continuidade e descontinuidade na transição para a vida adulta.

3. Contextos sociais de desenvolvimento

3.1. Desenvolvimento adolescente e contextos de vida

3.1.1. Concepção ecológica e histórico-social do desenvolvimento humano;
3.1.2. Perspectiva ecológica do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner;
3.1.3. Contextualismo desenvolvimentista de Richard Lerner;
3.1.4. Interaccionismo simbólico: definição e contextos principais.

3.1. Família

3.1.1. Ciclo vital da família;
3.1.2. Família como sistema;
3.1.3. Tipos de famílias;
3.1.4. Estilos parentais e desenvolvimento psicológico na adolescência.

3.2. Escola e comunidade

3.2.1. Actividades curriculares como veículo de integração escolar;
3.2.2. Redes sociais de apoio e comunidades funcionais.

3.3. Grupo de pares

3.3.1. Evolução dos grupos de pares na adolescência;
3.3.2. Papel do grupo de pares no comportamento dos adolescentes;
3.3.3. Sub-cultura adolescente.

3.4. Trabalho e lazer

3.4.1. Desenvolvimento vocacional dos adolescentes e construção de projectos vocacionais como elementos estruturadores do desenvolvimento da identidade;
3.4.3. Construção de projectos vocacionais numa sociedade pós-
-industrial;
3.4.2. Lazer e adolescência: orientação para os tempos livres e desenvolvimento nos adolescentes.

4. Desenvolvimento psicossocial na adolescência

4.1. Identidade e auto-conceito

4.1.1. Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson;
4.1.2. Teoria dos estatutos da identidade de James Marcia;
4.1.3. Contextos de vida e desenvolvimento da identidade;
4.1.4. Auto-conceito e auto-estima na adolescência.

4.2. A construção da autonomia na adolescência

4.2.1. Separação psicológica das figuras parentais como processo de construção da autonomia na adolescência;
4.2.2. Autonomia e interdependência.

4.3. Intimidade e sexualidade na adolescência

4.3.1. Construção da intimidade na adolescência;
4.3.2. Sexualidade na adolescência;
4.3.3. Contextos de vida e comportamento sexual;
4.3.4. Gravidez na adolescência.



5. Problemas psicossociais na adolescência

5.1. Psicopatologia e adolescência: síndromes depressivos, suicídio e distúrbios alimentares;
5.2. Comportamentos desviantes e aditivos na adolescência.

Bibliografia Principal

BIBLIOGRAFIA


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