Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Meios digitais e participação pública: os comentários no sites de rádio e TV portugueses

Meios digitais e participação pública: os comentários no sites de rádio e TV portugueses

Título
Meios digitais e participação pública: os comentários no sites de rádio e TV portugueses
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2012
Autores
Lima, Helena
(Autor)
FLUP
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1200-1218
7º Congresso da SOPCOM : Meios Digitais e Indústrias Criativas - Os Efeitos e os Desafios da Globalização
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da comunicação
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Jornalismo
Outras Informações
Resumo (PT): Nos sites noticiosos da internet a cultura da participação pública é uma característica muito valorizada que assume três formas preferenciais: o número de visitas, votações e comentários. Sendo a interactividade característica do meio digital, ela tem acompanhado os conteúdos informativos porque é entendida como aferição de audiências e do interesse público. O objectivo deste estudo é avaliar a participação registada nos sites noticiosos das rádios e TVs. A metodologia consiste na da quantificação das notícias e comentário e a análise face às temáticas abordadas, num período de um mês, categorizadas segundo editorias/ secções e o comportamento do s públicos. Os resultados apontam para uma organização noticiosa semelhante, de seleção/hierarquia e de pouco aproveitamento da interatividade quer por parte do público, quer pelas redações.
Abstract (EN): In news sites on internet there is an enhanced culture of public participation that can be measured by three main features: number of visits, poles and comments Internet allowed a great diversion of participation and news sites are being used by the public to express opinions. Journalists’ attitude towards public participation tend to be framed by their perceptions of professional roles and by the dynamics that interactivity implies. This study is about radio and TV news websites and interactivity. The methodology applied quantifies and analyzes the news and comments, for a month and tries to find if there is a direct response to journalists’ criteria. Results show that there’re similar behavior in terms of news organization and hierarchy and low interactivity considering the public participation the how journalists tend to disregard it.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

JPN, a teaching laboratorial experience on the news digital platform of Communication Studies in University of Porto (2016)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena
Portugal: Many structures, little accountability (2018)
Capítulo ou Parte de Livro
Moutinho, Nuno ; Lima, Helena ; Cavaco, Suzana ; Reis, Ana Isabel
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso português (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Zamith, Fernando ; Fonseca, Adalton dos Anjos ; Botão, Alexandre ; Ramos, Alexandre ; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur ; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo ; Corrêa, Elizabeth Saad ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês ; Santos, Ivone Neiva; Galvão, Júlia ; Mallmann, Julia Pinho ; Pedro, Margarete Vieira ; Baldessar, Maria José ; Alcântara, Mariana ; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro ...(mais 9 autores)
O clickbait no ciberjornalismo português e brasileiro: o caso brasileiro (2019)
Capítulo ou Parte de Livro
Pedro, Margarete Vieira ; Fonseca, Adalton dos Anjos; Botão, Alexandre; Ramos, Alexandre; Reis, Ana Isabel; Demeneck, Ben-Hur; Dantas, Daniel ; Pinto, Eduardo; Corrêa, Elizabeth Saad; Zamith, Fernando ; Bastos, Helder; Lima, Helena ; Amaral, Inês; Santos, Ivone Neiva ; Galvão, Júlia; Mallmann, Julia Pinho; Baldessar, Maria José; Alcântara, Mariana; Frias, Paulo ; Jerónimo, Pedro...(mais 9 autores)
Mídia noticiosa portuguesa e formas de interatividade em plataformas online (2014)
Capítulo ou Parte de Livro
Reis, Ana Isabel ; Lima, Helena

Ver todas (22)

Das mesmas áreas científicas

Alvorada o diário de la mañana. Universidade Itinerante do Mar, Cursos de Mar - Campanha 2014 (2014)
Outras Publicações
Idoya Rey; Iván Liera; Instruendos da UIM 2014; Professores Tutores de Mar da UIM 2014; Diretores da UIM 2014; Joaquim Góis

Ver todas (51)

Recomendar Página Voltar ao Topo