Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media

Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media

Título
Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media
Tipo
Livro
Ano
2022
Autores
Mateus, Samuel
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ferreira, Ivone
(Organizador)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Outras Informações
Resumo (PT): O que têm em comum o anúncio de publicidade, o soundbite político, as redes sociais ou a comunicação organizacional? Em qualquer dos casos, estamos perante fenómenos que envolvem processos persuasivos. Por outras palavras, são ações retóricas que visam convencer-nos a respeito de alguma coisa acerca do mundo.[…] tal como persuadimos através do discurso verbal (este é o sentido da retórica antiga), também persuadimos por intermédio de processos discursivos não-verbais, que incluem frequentemente os dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (os media, no sentido anglo-saxónico da palavra). Se pretendemos compreender, na íntegra, como discutimos, convencemos e argumentamos as nossas visões do mundo, ideias ou opiniões, temos necessariamente de incluir como o fazemos através dos media, dada a sua centralidade e omnipresença nas sociedades.[…] assumir a mediatização da retórica significa não apenas que os media alteram os seus alicerces, introduzindo alterações na valorização dos diferentes cânones, […] como implica considerar que os media representam um potencial persuasivo radicalmente singular quando comparado com a palavra falada na assembleia. […] A extensão espacial e temporal permitida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica introduz mutações críticas nos processos de persuasão nas sociedades de massas de que é apenas um exemplo a constante repetição de anúncios de publicidade, várias vezes por dia, em diferentes meios de comunicação social e ao longo de semanas.[Samuel Mateus e Ivone Ferreira]
Abstract (EN):
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Retórica Mediatizada: a comunicação persuasiva através dos media, da autoria de Samuel Mateus (UM/LABCOM/ICNOVA) e Ivone Ferreira (ICNOVA/UNL) vence edição de 2020 do concurso ao prémio Coleção Livros Sopcom. A obra resultante das Jornadas de Retórica Mediatizada realizadas em Maio de 2019 na NOVA.FCSH, numa parceria ICNOVA e Labcom,
Nº de páginas: 199
ISBN: 978-989-568-015-3
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Contidas
Capítulo ou Parte de Livro
Amorim, Francisca (Autor) (Outra); Malato, Maria Luísa (Autor) (FLUP)
2022
Recomendar Página Voltar ao Topo