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Towards a Model for Artificial Aesthetics: Contributions to the Study of Creative Practices in Procedural and Computational Systems

Título
Towards a Model for Artificial Aesthetics: Contributions to the Study of Creative Practices in Procedural and Computational Systems
Tipo
Tese
Ano
2010
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
CORDIS: Humanidades > Artes ; Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design ; Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design assistido por computador
Instituições Associadas
Outras Informações
Resumo (PT): Este trabalho propõe o desenvolvimento de um modelo analítico e da terminologia a ele associada para o estudo de artefactos estéticos computacionais. Reconhecendo a presença e uso crescentes dos media computacionais, começamos por estudar como através da remediação eles transformam quantitativamente os media precedentes, e como as suas propriedades procedimentais e computacionais os afectam qualitativamente. Para perceber o potencial criativo e a especificidade dos media computacionais, desenvolvemos um modelo para a sua prática, crítica e análise. Como ponto de partida recorremos à tipologia desenvolvida por Espen Aarseth para o estudo de cibertextos, avaliando a sua adequação à análise de peças ergódicas visuais e audiovisuais, adaptando-a e expandindo-a com novas variáveis e respectivos valores. O modelo é testado através da análise de um conjunto de peças que representam diversas abordagens à criação procedimental e diversas áreas de actividade criativa contemporânea. É posteriormente desenvolvida uma análise de controlo para avaliar a usabilidade e utilidade do modelo, a sua capacidade para a elaboração de classificações objectivas e o rigor da análise. Demonstramos a adequação parcial do modelo de Aarseth para o estudo de artefactos não textuais e expandimo-lo para melhor descrever as peças estudadas. Concluímos que o modelo apresentado produz boas descrições das peças, agrupando-as logicamente, reflectindo afinidades estilísticas e procedimentais entre sistemas que, se estudados com base nas suas propriedades sensoriais ou nas suas estruturas de superfície provavelmente não revelariam muitas semelhanças. As afinidades reveladas pelo modelo são estruturais e procedimentais, e atestam a importância das características computacionais para a apreciação estética das obras. Verificamos a nossa conjectura inicial sobre a importância da procedimentalidade não só nas fases de desenvolvimento e implementação das obras mas também como base conceptual e estética na criação e apreciação artísticas, como um prazer estético.
Abstract (EN): This work proposes the development of an analytical model and associated terminology for computational aesthetic artifacts. Faced with the growing presence and widespread usage of computational media, we start by studying how they quantitatively transform previous media through remediation, and the qualitative transformations induced by their procedural and computational properties. To grasp the creative potential and uniqueness of computational media we develop a framework for their practice, critique and analysis. We resort to Espen Aarseth’s typology for cybertexts as a starting point for the work, studying its adequacy for the analysis of ergodic visual and audiovisual pieces, adapting and expanding it with three variables and associated possible values. The model is tested in a set of samples that represent diverse approaches to procedural creation and contemporary clusters of activity. A control analysis is developed to assert the usability and usefulness of the model, its capability for objective classification and the rigor of the analysis. We demonstrate the partial adequacy of Aarseth’s model for the study of artifacts beyond text-based systems and expand it to better suit the objects in study. We conclude that the model we present produces a good description of the pieces, clustering them logically, reflecting stylistic and procedural affinities between systems that, if studied from their physical or sensorial properties or from their surface structures alone would probably not be found to be similar. The similitudes revealed by the model are structural and procedural, attesting the importance of computational characteristics in the aesthetic appreciation of the pieces. We verify our initial conjecture about the importance of procedurality not only in the development and implementation stages of the works but also as conceptual grounding and aesthetic focus in artistic creation and appreciation, as an aesthetic pleasure in itself.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 488
Documentos
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